Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > II Seminário Saberes em Educação do IFSul Câmpus Lajeado – Modalidade Virtual
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

II Seminário Saberes em Educação do IFSul Câmpus Lajeado – Modalidade Virtual

Interessados devem se inscrever de 03/11 a 06/12/2020. A submissão de trabalhos deve ser realizada até 16/11/2020. Evento gratuito, vagas limitadas.

  • Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2020, 19h05
  • Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 14h29

Com o intuito de promover a discussão de saberes e socializar pesquisas em Educação, o Câmpus Lajeado abre inscrições para o II Seminário Saberes em Educação – Modalidade Virtual. O seminário ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, das 18h30 às 22h30 e poderão se inscrever professores e estudantes de Licenciatura e Pós-graduação, professores da Educação Básica e demais profissionais e pesquisadores da área de Educação. 

 

Programação do II Seminário Saberes em Educação do IFSul Câmpus Lajeado – Modalidade Virtual

10 de dezembro de 2020 – Quinta-feira

19h

Abertura e palestra “Saúde mental do professor em tempos de pandemia” com a médica psiquiatra Ma. Michele Dorneles Valent

20h

Apresentação de comunicações orais

22h30min

Encerramento das atividades da 1ª noite

11 de dezembro de 2020 – Sexta-feira

19h

Palestra Sala de aula invertida como estratégia metodológica no ensino” com o professor Dr. Fernando Augusto Treptow Brod do IFSul Câmpus Pelotas – Visconde da Graça

20h

Apresentação de comunicações orais

22h30min

Encerramento do evento

Obs.: - Todos os links para as palestras e as sessões de comunicações orais serão encaminhados aos e-mails dos inscritos no evento.

- Em caso de dúvidas sobre o Seminário, contatar: malcuskuhn@ifsul.edu.br

 

Cronograma de apresentação das comunicações orais no dia 10/12/2020

Horários

SALA 1

Mediadora: Profa. Melissa

SALA 2

Mediadora: Profa. Claudia

SALA 3

Mediador: Prof. Malcus

20h

A percepção do coordenador pedagógico sobre sua própria atuação em escolas de Ensino Fundamental

Débora Martins (IFSul - Lajeado)

Ana Maria Geller (IFSul - Lajeado)

Avaliação da exposição de estudantes do Ensino Médio do IFSul – Câmpus Lajeado ao consumo de guloseimas

Claudia Wollmann Carvalho (IFSul - Lajeado)

Amílcar Cardoso Vilaça de Freitas (IFSul - Lajeado)

Wemerson de Castro Oliveira (IFSul - Lajeado)

Ana Maria Geller (IFSul - Lajeado)

Educação financeira e matemática financeira: uma formação para o exercício da cidadania

Jeferson Scheibler (IFSul - Lajeado)

Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado)

20h20min

Minutos de cinema no ensino remoto

Fabiane Raquel Canton (Rede Municipal de Restinga Sêca/RS)

Angélica Neuscharank (SMED – Santa Maria/RS)

Lili LIBRAS: Trajetória Inclusiva

Lilian Dutra Paiva (UNIASSELVI)

Educação de jovens e adultos no contexto prisional

Diego dos Santos Verri (Estado do RS)

20h40min

Ensino da letra cursiva: ainda obrigatório?

Anastácia Lottermann (IFSul - Lajeado)

Cláudia Redecker Schwabe (IFSul - Lajeado)

Os efeitos da Emenda Constitucional nº 20/98 no contrato temporário docente na rede pública estadual do RS (1980-2015)

Livanete Ribeiro (IFSul - Lajeado)

Naiara Dal Molin (IFSul - Lajeado)

Álgebra no Ensino Fundamental: reflexões a partir da BNCC

Eveline de Lima (IFSul - Lajeado)

Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado)

21h

Projeto bairro: conhecendo a história e analisando a realidade em uma perspectiva diferente

Sabrina Herrmann (IFSul - Lajeado)

Mateus Lorenzon (IFSul - Lajeado)

Um olhar sobre as práticas de educação ambiental na EMEF São José de Conventos – Lajeado/RS

Elisabeth Regina Sbardelotto (IFSul - Lajeado)

Ana Maria Geller (IFSul - Lajeado)

Da prática convencional à mistura de realidades: Reflexões em uma escola municipal de Marques de Souza/RS

Francciesco Disconzi (IFSul - Lajeado)

Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado)

21h20min

O trabalho docente sob o viés da ergologia

Cláudia Redecker Schwabe (IFSul - Lajeado)

 

Acessibilidade no IFSul: práticas para a inclusão de pessoas com deficiência

Janete Inês Müller (IFSul – Venâncio Aires)

Larissa Parkert (IFSul – Venâncio Aires)

Yasmin Porciuncula Couto (IFSul – Venâncio Aires)

Giovana Beatriz Vogel da Silva (IFSul – Venâncio Aires)

Educação financeira no currículo do Ensino Fundamental: BNCC e o contexto docente

Eveline de Lima (IFSul - Lajeado)

Ítalo Kenne Rakowski (IFSul - Lajeado)

Tatiana Maria Flores Pereira (IFSul - Lajeado)

Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado)

 

21h40min

Diálogos sobre o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes): a alfabetização sob enfoque

Marcela Amaral de Miranda Machado (IFES)

Fernanda Zanetti Becalli (IFES)

Violência institucional na educação profissional e tecnológica: o reconhecimento como método de resposta

Jordana Ramos Portinho (IFSC – Criciúma)

Nathana da Silva Ramos (IFSC)

Fulvio Marcelo Popiolski (UNOCHAPECÓ)

O Profissional de Atendimento Educacional Especializado no IF Sul de Minas no contexto da pandemia - uma prática inclusiva

Magali Inês Pessini (IFSC – Lages)

Fabio Brazier (IFSULDEMINAS – Machado)

22h

O fomento à leitura e a importância da Feira do Livro de Arroio do Meio/RS

Adalgisa Dolores Delatorre Panassolo (IFSul - Lajeado)

Cláudia Redecker Schwabe (IFSul - Lajeado)

Ensino da Arte na perspectiva dos docentes dos anos iniciais de uma escola de Forquetinha/RS: influência da formação e do contexto histórico-social

Jaqueline Alice Ruppenthal (IFSul - Lajeado)

Naiara Dal Molin (IFSul - Lajeado)

Rafael Schultz Myczkowski (IFPR)

Ensino híbrido e sua convergência tecnológica: Como vencer a multitarefação através de unificação por sala multimeios

Francciesco Disconzi (IFSul - Lajeado)

Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado)

 

 

Cronograma de apresentação das comunicações orais no dia 11/12/2020

Horários

SALA 4

Mediadora: Profa. Naiara

SALA 5

Mediadora: Profa. Ana

SALA 6

Mediador: Profa. Melissa

20h

Todo dia era dia de índio...

Naiara Dal Molin (IFSul - Lajeado)

Amílcar Cardoso Vilaça de Freitas (IFSul - Lajeado)

Evandro Fernandes (IFSul - Lajeado)

Janério Manoel Jacinto (IFSul – Lajeado)

Panorama da participação feminina nos cursos técnicos integrados no IFSul – Câmpus Lajeado

Ana Maria Geller (IFSul - Lajeado)

Ismael de Lima (IFSul - Lajeado)

Wemerson de Castro Oliveira (IFSul - Lajeado)

Claudia Wollmann Carvalho (IFSul - Lajeado)

Estudo dos nomes de lugar: Toponímia e História Ambiental no Rio Grande do Sul

Melissa Heberle Diedrich (IFSul - Lajeado)

20h20min

Experiências intersetoriais fortalecem o percurso de cidade educadora

Juliâna Venzon (UPF)

A multiplicação nos anos iniciais: da teoria à prática

Jesiane de Freitas Pereira (IFSul - Lajeado)

Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado)

Ensino Técnico Integrado e a experiência da Curricularização da Pesquisa e da Extensão

Pedro Henrique de Gois (IFFar – Frederico Westphalen)

Rodrigo Luís Melz (IFSul - Lajeado)

20h40min

A influência de práticas pedagógicas para o aumento de índices do IDEB no município de Lajeado/RS

Maíra Mendes (IFSul - Lajeado)

Cláudia Redecker Schwabe (IFSul - Lajeado)

Explorando a fotossíntese: adaptação de uma prática presencial para o ensino remoto

Mariana Ziemer de Almeida Tuchtenhagen (IFSul - Lajeado)

Wemerson de Castro Oliveira (IFSul - Lajeado)

Práticas pedagógicas à luz da pedagogia histórico-crítica

Samai Serique dos Santos Silveira (Univates)

Silvana Neumann Martins (Univates)

 

21h

A construção neoliberal do êxito docente no Prêmio Educador Nota 10

Renata Cecilia Estormovski (UPF)

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani

 

Preparatório para olimpíadas de Matemática no IFSul Câmpus Lajeado: um projeto de ensino para além das competições

Brenda Caroline Toldi (IFSul - Lajeado)

Pedro Henrique Gregory Schossler (IFSul - Lajeado)

Adriana Magedanz (IFSul - Lajeado)

Vagner Augusto Betti (IFSul - Lajeado)

Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado)

Práticas de Integração no Ensino Médio Integrado

Pedro Henrique de Gois (IFFar – Frederico Westphalen)

Rodrigo Luís Melz (IFSul - Lajeado)

 

 

21h20min

O ciclo de construção das cotas raciais no Brasil

Fernanda Cristina Camillo (IFSul - Lajeado)

 

Oficinas virtuais: uma nova prática para um novo ensino

Mariana Ziemer de Almeida Tuchtenhagen (IFSul - Lajeado)

Wemerson de Castro Oliveira (IFSul - Lajeado)

Naiara Daniela Lopes

Ismael de Lima (IFSul - Lajeado)

Projeto Pedagógico Institucional: uma análise linguístico-discursiva

Cláudia Redecker Schwabe (IFSul - Lajeado)

 

21h40min

Primeira infância melhor uma política pública com base intersetorial

Juliâna Venzon Juliâna Venzon (UPF)

Estatística no Ensino Fundamental: Possíveis conexões teóricas e práticas

Tatiana Maria Flores Pereira (IFSul - Lajeado)

Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado)

Ensino remoto durante a pandemia de COVID-19: expeirências no IFFar - Câmpus Frederico Westphalen e no IFSul Câmpus Lajeado

Rodrigo Luís Melz (IFSul - Lajeado)

Pedro Henrique de Gois (IFFar – Frederico Westphalen)

 


Maiores informações pelo e-mail:
lj-depex@ifsul.edu.br

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página