III Seminário Saberes em Educação do IFSul Câmpus Lajeado - Modalidade Virtual
Comissão organizadora divulga a ordem de apresentação dos trabalhos nas salas virtuais.
Confira o cronograma com a indicação da sala e do horário de sua apresentação no III Seminário Saberes em Educação:
Cronograma de apresentação dos trabalhos no dia 18/11/2021
Horários |
SALA 1 Mediadora: Ana Geller |
SALA 2 Mediadora: Claudia Carvalho |
SALA 3 Mediadora: Melissa Diedrich |
SALA 4 Mediadora: Ana Crizel |
20h05min |
Transtorno Espectro Autista: uma reflexão a partir do atendimento na sala de recurso Letícia Siebenborn (Colégio Madre Bárbara) Ana Maria Geller (IFSul – Lajeado) |
Relato de experiência: atuando em projeto de pesquisa em tempos de pandemia Nicole Assmann Jank (Univates) Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Simone Beatriz Reckziegel Henckes |
Chrome Music Lab: Utilização do Aplicativo nas Aulas de Música durante a Pandemia do Covid-19 Byanca Mandelli (Universidade Federal de Uberlândia e IFSul - Passo Fundo) |
O Ensino de História e da Educação Patrimonial nos Anos Iniciais em uma Escola Municipal de Arroio do Meio/RS Élin Regina Westenhofen (IFSul - Lajeado) Naiara Dal Molin (IFSul – Lajeado) |
20h30min |
A Educação Ambiental no município de Forquetinha/RS sob o olhar do poder público Ester Schossler dos Santos (IFSul – Lajeado) Ana Maria Geller (IFSul – Lajeado) |
Práticas pedagógicas inclusivas na contemporaneidade: o caso da dislexia Isolina Biasotto Sallet (UCS) Tânia Maris de Azevedo
|
Aprendizagem x era digital: desafios entre docentes e discentes Joselaine dos Reis (IFSul - Lajeado) Itamar Luis Hammes (IFSul – Lajeado) |
Ensino remoto em tempos pandêmicos: relato de uma experiência pedagógica interdisciplinar na área de Linguagens no Ensino Médio Integrado no IFSul, câmpus Venâncio Aires Mariana Jantsch de Souza (IFSul – Venâncio Aires) Janete Inês Muller Vanilda Lídia Ferreira de Macedo Catherine Luiza Werlang |
20h55min |
O contexto educacional na escala municipal à luz do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 - Educação de Qualidade: estudo comparativo entre polos regionais - Lajeado e Santa Cruz do Sul, RS Eduardo Carissimi (IFSul - Lajeado) Carolina Kipper Tag Franciele Taís Wiilig |
Educação financeira nos cursos PROEJA no IFSul: instrumento de autonomia e exercício da cidadania Adelaide Marli Neis (IFSul – Venâncio Aires) Marcos André Betemps Vaz da Silva
|
SPACEIF online: maratona do conhecimento como estratégia de ensino transdisciplinar virtualizado Ismael de Lima (IFSul - Lajeado) Gabriel André Scheeren (IFSul - Lajeado) Claudia Wollmann Carvalho (IFSul - Lajeado) Ana Maria Geller (IFSul - Lajeado) |
Desafios da alfabetização na pandemia: ensino remoto no ano de 2020 em uma escola da rede privada de ensino em Lajeado-RS Daniela Guizzo de Oliveira (IFSul Lajeado) Naiara Dal Molin (IFSul – Lajeado) |
21h20min |
A afetividade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso Dinair Barcellos Bittencourt Atkinson (IFSul – Lajeado) Ana Maria Geller (IFSul - Lajeado) |
Ações educativas a partir de um núcleo ambiental no IFSul Câmpus Lajeado Wemerson de Castro Oliveira (IFSul - Lajeado) Jeferson Scheibler (IFSul - Lajeado) Claudia Wollmann Carvalho (IFSul - Lajeado) Ana Maria Geller (IFSul - Lajeado) |
As Tecnologias Educacionais nas Escolas Gaúchas no Período de 2010 a 2018 e a BNCC Caroline Maria Cadore Borges (IFSul - Lajeado) Naiara Dal Molin (IFSul – Lajeado) |
Projeto de extensão Habita IFC do Instituto Federal Catarinense Câmpus Brusque: conexões artísticas on-line Ana Paula Crizel (IFSul - Lajeado) Daniel Zanella dos Santos Pedro Valentim Eccher |
21h45min |
Pedagogia Inclusiva: promoção da aprendizagem em uma sala de aula plural de uma escola de Lajeado/RS Bianca Schossler (IFSul – Lajeado) Ana Maria Geller (IFSul – Lajeado) |
Vestígios de uma cartografia: o desenho em espaços não formais de ensino Taliane Graff Tomita (UDESC) |
As TDICs nos anos iniciais da rede municipal de ensino de Arroio do Meio/RS Sabrina Herrmann (IFSul - Lajeado) Malcus Cassiano Kuhn (IFSul – Lajeado) |
A importância da afetividade um relato de experiência de atividade remota da UaB/IFSul Tatiana Brocardo de Castro (IFSul Gravataí e SMED Porto Alegre) Janaina Paim Jaques Silvia Letícia Bridi |
22h10min |
Coordenador pedagógico x Atuação: um estudo no município de Lajeado/RS Débora Martins Berté (IFSul – Lajeado) Ana Maria Geller (IFSul - Lajeado) |
Educação Financeira: reflexões a partir de um curso remoto na Educação Profissional e Tecnológica Jeferson Scheibler (IFSul - Lajeado) Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado) |
Kahoot x Google formulários: qual preferência em avaliações de matemática enquanto ensino remoto? Maristela Inês Kuffel (Escola Estadual de Ensino Fundamental Princesa Isabel) André Fernando Rollwagen |
Atividades Organizadoras de Ensino: apresentando uma proposta intervencionista com base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade e na Semiótica Discursiva Marion Rodrigues Dariz (UFPel e IFSul Pelotas) |
Cronograma de apresentação dos trabalhos no dia 19/11/2021
Horários |
SALA 5 Mediadora: Claudia Carvalho |
SALA 6 Mediadora: Naiara Dal Molin |
SALA 7 Mediadora: Claudia Schwabe |
SALA 8 Mediador: Malcus Kuhn |
20h05min |
O ingresso no Ensino Fundamental: um estudo de caso sobre a adaptação no primeiro ano Emily Cornelius (IFSul - Lajeado) Claudia Wollmann Carvalho (IFSul – Lajeado) |
Interlocuções entre instrumentos avaliativos e o desenvolvimento da autonomia em crianças participantes de uma proposta de ensino por investigação Mateus Lorenzon (IFSul - Lajeado) Itamar Luis Hammes (IFSul – Lajeado) |
Práticas pedagógicas influenciam no aumento do IDEB? Um estudo de caso no município de Lajeado/RS Maíra Mendes (IFSul – Lajeado) Cláudia Redecker Schwabe (IFSul – Lajeado) |
Monitoria de Matemática no Ensino Médio Integrado: em busca da aprendizagem de forma colaborativa Filipe de Castro Sehn (IFSul Lajeado) Carolina Kern (IFSul Lajeado) Malcus Cassiano Kuhn (IFSul Lajeado) |
20h30min |
Relatos de uma estudante em formação, vivenciando o primeiro estágio, em tempos de pandemia Camila Corrêa Pereira (IFSul – Pelotas) Janete Otte (IFSul Pelotas) |
Educação financeira: despertando a consciência para o consumo responsável Graziele de Almeida (IFSul – Lajeado) Márcia Lima Santos de Cezere (IFSul – Lajeado) |
A monitoria de crianças com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Orientações, relatos e experiências a partir do município de Lajeado Camila Lazzari (IFSul – Lajeado) Itamar Luís Hammes (IFSul – Lajeado) |
Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: percepções de professoras a partir da BNCC Malcus Cassiano Kuhn (IFSul Lajeado) |
20h55min |
A monitoria nas Ciências da Natureza: despertando novos olhares a uma jornada acadêmica Davi Miguel Black (IFSul - Lajeado) Claudia Wollmann Carvalho (IFSul – Lajeado) Jeferson Scheibler (IFSul Lajeado) Gabriel André Scheeren (IFSul Lajeado) |
Refletindo sobre as regras de convivência Janaína Paim Jaques (Creche Comunitária Criança Esperança) Tatiana Brocardo de Castro |
A autoestima e o reconhecimento do professor como profissional da rede municipal de Lajeado/RS Ana Paula dos Santos Renner (IFSul – Lajeado) Cláudia Redecker Schwabe (IFSul – Lajeado) |
Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: conexões teóricas e práticas Malcus Cassiano Kuhn (IFSul – Lajeado) Juliana Aparecida Schöninger |
21h20min |
Me formando professor Cléderson Idênio Schmitt (IFSul – Pelotas) Janete Otte (IFSul Pelotas) |
Investigando a potência dos espaços não formais e alfabetização científica em cursos de Ciências Biológicas em duas universidades do Rio Grande do Sul Simone Beatriz Reckziegel Henckes (Univates) Nicole Assmann Jank Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen |
A implementação da BNCC e os desafios da pandemia: narrativas e ações de priorização curricular para o biênio 2020-2021 Michelí Sabrina Vogt (UNISC) César Hamilton Brito Góes Susana Margarita Speroni |
Frações nos anos iniciais do EF: o uso de jogos como recurso pedagógico Evanira de Fatima Helfer (IFSul - Lajeado) Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado) |
21h45min |
A importância e contribuições do lúdico nos processos de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais Claudia Wollmann Carvalho (IFSul Lajeado) Sinara Führ (IFSul Lajeado) |
Trilhas virtuais e Educação Estético-Ambiental: uma experiência no Ensino Médio Integrado Danielle Müller de Andrade (IFSul) Fabiana Celente Montiel Ruani Herbertz da Silva Kaylane Pieper Vasconcelos |
A formação continuada e seu impacto na prática pedagógica Isóldi dos Santos (IFSul – Lajeado) Cláudia Redecker Schwabe (IFSul – Lajeado) |
O lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões para o ambiente escolar Malcus Cassiano Kuhn (IFSul – Lajeado) Mirian Mentz |
22h10min |
(Re) Pensando o Direito Daniele Wachholz Timm (IFSul Pelotas)
|
Como a psicologia na escola pode auxiliar os adolescentes na construção do projeto de vida Janaína Paim Jaques (Creche Comunitária Criança Esperança) Tatiana Brocardo de Castro |
Laicidade e educação pública a partir da Legislação brasileira Andressa Lana Klein (IFSul – Lajeado) Cláudia Redecker Schwabe (IFSul – Lajeado) |
O uso de jogos no ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Lidiana Petry (IFSul - Lajeado) Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado) |
Os links para as salas virtuais serão divulgados na página do IFSul Câmpus Lajeado no dia 18 de novembro. As palestras do III Seminário poderão ser acompanhadas pelo YouTube e abordarão as temáticas: “As dimensões pedagógica, tecnológica e humana nos processos de ensino e de aprendizagem”, com a Dra. Camila G. dos Santos do Canto (UNIPAMPA). link: https://www.youtube.com/watch?v=mctRGUgDOhk, no dia 18, e também “TECNOLOGIAS DIGITAIS & EDUCAÇÃO: conexões e possibilidades”, com o Dr. Claudio Cleverson de Lima (IFSul-Câmpus Lajeado) link: https://www.youtube.com/watch?v=-u-caDwG3Dw.
A apresentação em na sala virtual terá a duração de 10 a 15 minutos para cada trabalho, havendo ainda 5 minutos para discussão com os ouvintes. O IFSul Câmpus Lajeado não se responsabilizará pela projeção da apresentação, devendo o apresentador promover o compartilhamento do trabalho direto de sua tela.
Sugestão de Template para a Apresentação dos Trabalhos: Template
Ficou com alguma dúvida ou não recebeu o e-mail de confirmação? Então escreva para nós: lj-seminariosaberes@ifsul.edu.br.
A Comissão Organizadora deseja a todos um ótimo evento!
Redes Sociais