Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > III Seminário Saberes em Educação do IFSul Câmpus Lajeado - Modalidade Virtual
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

III Seminário Saberes em Educação do IFSul Câmpus Lajeado - Modalidade Virtual

Comissão organizadora divulga a ordem de apresentação dos trabalhos nas salas virtuais.

  • Publicado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 09h10
  • Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 14h39

Confira o cronograma com a indicação da sala e do horário de sua apresentação no III Seminário Saberes em Educação:

Cronograma de apresentação dos trabalhos no dia 18/11/2021 

Horários

SALA 1

Mediadora: Ana Geller

SALA 2

Mediadora: Claudia Carvalho

SALA 3

Mediadora: Melissa Diedrich

SALA 4

Mediadora: Ana Crizel

20h05min

Transtorno Espectro Autista: uma reflexão a partir do atendimento na sala de recurso

Letícia Siebenborn (Colégio Madre Bárbara)

Ana Maria Geller (IFSul – Lajeado)

Relato de experiência: atuando em projeto de pesquisa em tempos de pandemia

Nicole Assmann Jank (Univates)

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Simone Beatriz Reckziegel Henckes

Chrome Music Lab: Utilização do Aplicativo nas Aulas de Música durante a Pandemia do Covid-19

Byanca Mandelli (Universidade Federal de Uberlândia e IFSul - Passo Fundo)

O Ensino de História e da Educação Patrimonial nos Anos Iniciais em uma Escola Municipal de Arroio do Meio/RS

Élin Regina Westenhofen (IFSul - Lajeado)

Naiara Dal Molin (IFSul – Lajeado)

20h30min

A Educação Ambiental no município de Forquetinha/RS sob o olhar do poder público

Ester Schossler dos Santos (IFSul – Lajeado)

Ana Maria Geller (IFSul – Lajeado)

Práticas pedagógicas inclusivas na contemporaneidade: o caso da dislexia

Isolina Biasotto Sallet (UCS)

Tânia Maris de Azevedo

 

Aprendizagem x era digital: desafios entre docentes e discentes

Joselaine dos Reis (IFSul - Lajeado)

Itamar Luis Hammes (IFSul – Lajeado)

Ensino remoto em tempos pandêmicos: relato de uma experiência pedagógica interdisciplinar na área de Linguagens no Ensino Médio Integrado no IFSul, câmpus Venâncio Aires

Mariana Jantsch de Souza (IFSul – Venâncio Aires)

Janete Inês Muller

Vanilda Lídia Ferreira de Macedo

Catherine Luiza Werlang

20h55min

O contexto educacional na escala municipal à luz do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 - Educação de Qualidade: estudo comparativo entre polos regionais - Lajeado e Santa Cruz do Sul, RS

Eduardo Carissimi (IFSul - Lajeado)

Carolina Kipper Tag

Franciele Taís Wiilig

Educação financeira nos cursos PROEJA no IFSul: instrumento de autonomia e exercício da cidadania

Adelaide Marli Neis (IFSul – Venâncio Aires)

Marcos André Betemps Vaz da Silva

 

SPACEIF online: maratona do conhecimento como estratégia de ensino transdisciplinar virtualizado

Ismael de Lima (IFSul - Lajeado)

Gabriel André Scheeren (IFSul - Lajeado)

Claudia Wollmann Carvalho (IFSul - Lajeado)

Ana Maria Geller (IFSul - Lajeado)

Desafios da alfabetização na pandemia: ensino remoto no ano de 2020 em uma escola da rede privada de ensino em Lajeado-RS

Daniela Guizzo de Oliveira (IFSul Lajeado)

Naiara Dal Molin (IFSul – Lajeado)

21h20min

A afetividade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso

Dinair Barcellos Bittencourt Atkinson (IFSul – Lajeado)

Ana Maria Geller (IFSul - Lajeado)

Ações educativas a partir de um núcleo ambiental no IFSul Câmpus Lajeado

Wemerson de Castro Oliveira (IFSul - Lajeado)

Jeferson Scheibler (IFSul - Lajeado)

Claudia Wollmann Carvalho (IFSul - Lajeado)

Ana Maria Geller (IFSul - Lajeado)

As Tecnologias Educacionais nas Escolas Gaúchas no Período de 2010 a 2018 e a BNCC

Caroline Maria Cadore Borges (IFSul - Lajeado)

Naiara Dal Molin (IFSul – Lajeado)

Projeto de extensão Habita IFC do Instituto Federal Catarinense Câmpus Brusque: conexões artísticas on-line

Ana Paula Crizel (IFSul - Lajeado)

Daniel Zanella dos Santos

Pedro Valentim Eccher

21h45min

Pedagogia Inclusiva: promoção da aprendizagem em uma sala de aula plural de uma escola de Lajeado/RS

Bianca Schossler (IFSul – Lajeado)

Ana Maria Geller (IFSul – Lajeado)

Vestígios de uma cartografia: o desenho em espaços não formais de ensino

Taliane Graff Tomita (UDESC)

As TDICs nos anos iniciais da rede municipal de ensino de Arroio do Meio/RS

Sabrina Herrmann (IFSul - Lajeado)

Malcus Cassiano Kuhn (IFSul – Lajeado)

A importância da afetividade um relato de experiência de atividade remota da UaB/IFSul

Tatiana Brocardo de Castro (IFSul Gravataí e SMED Porto Alegre)

Janaina Paim Jaques

Silvia Letícia Bridi

22h10min

Coordenador pedagógico x Atuação: um estudo no município de Lajeado/RS

Débora Martins Berté (IFSul – Lajeado)

Ana Maria Geller (IFSul - Lajeado)

Educação Financeira: reflexões a partir de um curso remoto na Educação Profissional e Tecnológica

Jeferson Scheibler (IFSul - Lajeado)

Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado)

Kahoot x Google formulários: qual preferência em avaliações de matemática enquanto ensino remoto?

Maristela Inês Kuffel (Escola Estadual de Ensino Fundamental Princesa Isabel)

André Fernando Rollwagen

Atividades Organizadoras de Ensino: apresentando uma proposta intervencionista com base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade e na Semiótica Discursiva

Marion Rodrigues Dariz (UFPel e IFSul Pelotas)


Cronograma de apresentação dos trabalhos no dia 19/11/2021

Horários

SALA 5

Mediadora: Claudia Carvalho

SALA 6

Mediadora: Naiara Dal Molin

SALA 7

Mediadora: Claudia Schwabe

SALA 8

Mediador: Malcus Kuhn

20h05min

O ingresso no Ensino Fundamental: um estudo de caso sobre a adaptação no primeiro ano

Emily Cornelius (IFSul - Lajeado)

Claudia Wollmann Carvalho (IFSul – Lajeado)

Interlocuções entre instrumentos avaliativos e o desenvolvimento da autonomia em crianças participantes de uma proposta de ensino por investigação

Mateus Lorenzon (IFSul - Lajeado)

Itamar Luis Hammes (IFSul – Lajeado)

Práticas pedagógicas influenciam no aumento do IDEB? Um estudo de caso no município de Lajeado/RS

Maíra Mendes (IFSul – Lajeado)

Cláudia Redecker Schwabe (IFSul – Lajeado)

Monitoria de Matemática no Ensino Médio Integrado: em busca da aprendizagem de forma colaborativa

Filipe de Castro Sehn (IFSul Lajeado)

Carolina Kern (IFSul Lajeado)

Malcus Cassiano Kuhn (IFSul Lajeado)

20h30min

Relatos de uma estudante em formação, vivenciando o primeiro estágio, em tempos de pandemia

Camila Corrêa Pereira (IFSul – Pelotas)

Janete Otte (IFSul Pelotas)

Educação financeira: despertando a consciência para o consumo responsável

Graziele de Almeida (IFSul – Lajeado)

Márcia Lima Santos de Cezere (IFSul – Lajeado)

A monitoria de crianças com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Orientações, relatos e experiências a partir do município de Lajeado

Camila Lazzari (IFSul – Lajeado)

Itamar Luís Hammes (IFSul – Lajeado)

Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: percepções de professoras a partir da BNCC

Malcus Cassiano Kuhn (IFSul Lajeado)

20h55min

A monitoria nas Ciências da Natureza: despertando novos olhares a uma jornada acadêmica

Davi Miguel Black (IFSul - Lajeado)

Claudia Wollmann Carvalho (IFSul – Lajeado)

Jeferson Scheibler (IFSul Lajeado)

Gabriel André Scheeren (IFSul Lajeado)

Refletindo sobre as regras de convivência

Janaína Paim Jaques (Creche Comunitária Criança Esperança)

Tatiana Brocardo de Castro

A autoestima e o reconhecimento do professor como profissional da rede municipal de Lajeado/RS

Ana Paula dos Santos Renner (IFSul – Lajeado)

Cláudia Redecker Schwabe (IFSul – Lajeado)

Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: conexões teóricas e práticas

Malcus Cassiano Kuhn (IFSul – Lajeado)

Juliana Aparecida Schöninger

21h20min

Me formando professor

Cléderson Idênio Schmitt (IFSul – Pelotas)

Janete Otte (IFSul Pelotas)

Investigando a potência dos espaços não formais e alfabetização científica em cursos de Ciências Biológicas em duas universidades do Rio Grande do Sul

Simone Beatriz Reckziegel Henckes (Univates)

Nicole Assmann Jank

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

A implementação da BNCC e os desafios da pandemia: narrativas e ações de priorização curricular para o biênio 2020-2021

Michelí Sabrina Vogt (UNISC)

César Hamilton Brito Góes

Susana Margarita Speroni

Frações nos anos iniciais do EF: o uso de jogos como recurso pedagógico

Evanira de Fatima Helfer (IFSul - Lajeado)

Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado)

21h45min

A importância e contribuições do lúdico nos processos de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais

Claudia Wollmann Carvalho (IFSul Lajeado)

Sinara Führ (IFSul Lajeado)

Trilhas virtuais e Educação Estético-Ambiental: uma experiência no Ensino Médio Integrado

Danielle Müller de Andrade (IFSul)

Fabiana Celente Montiel

Ruani Herbertz da Silva

Kaylane Pieper Vasconcelos

A formação continuada e seu impacto na prática pedagógica

Isóldi dos Santos (IFSul – Lajeado)

Cláudia Redecker Schwabe (IFSul – Lajeado)

O lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões para o ambiente escolar

Malcus Cassiano Kuhn (IFSul – Lajeado)

Mirian Mentz

22h10min

(Re) Pensando o Direito

Daniele Wachholz Timm (IFSul Pelotas)

 

Como a psicologia na escola pode auxiliar os adolescentes na construção do projeto de vida

Janaína Paim Jaques (Creche Comunitária Criança Esperança)

Tatiana Brocardo de Castro

Laicidade e educação pública a partir da Legislação brasileira

Andressa Lana Klein (IFSul – Lajeado)

Cláudia Redecker Schwabe (IFSul – Lajeado)

O uso de jogos no ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Lidiana Petry (IFSul - Lajeado)

Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado)


Os links para as salas virtuais serão divulgados na página do IFSul Câmpus Lajeado no dia 18 de novembro. As palestras do III Seminário poderão ser acompanhadas pelo YouTube e abordarão as temáticas:
As dimensões pedagógica, tecnológica e humana nos processos de ensino e de aprendizagem”, com a Dra. Camila G. dos Santos do Canto (UNIPAMPA). link: https://www.youtube.com/watch?v=mctRGUgDOhk, no dia 18, e tambémTECNOLOGIAS DIGITAIS & EDUCAÇÃO: conexões e possibilidades”, com o Dr. Claudio Cleverson de Lima (IFSul-Câmpus Lajeado) link: https://www.youtube.com/watch?v=-u-caDwG3Dw.

A apresentação em na sala virtual terá a duração de 10 a 15 minutos para cada trabalho, havendo ainda 5 minutos para discussão com os ouvintes. O IFSul Câmpus Lajeado não se responsabilizará pela projeção da apresentação, devendo o apresentador promover o compartilhamento do trabalho direto de sua tela.

Sugestão de Template para a Apresentação dos Trabalhos: Template

Ficou com alguma dúvida ou não recebeu o e-mail de confirmação? Então escreva para nós: lj-seminariosaberes@ifsul.edu.br.

A Comissão Organizadora deseja a todos um ótimo evento!

registrado em:
Fim do conteúdo da página