Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Projetos de Ensino
Início do conteúdo da página

Projetos de Ensino - 2019

Escrito por Campus Lajeado | Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 09h48 | Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 15h43 | Acessos: 794

1) Projeto de ensino: Preparação para XI Olimpíada Nacional de História do Brasil - IFSul/Lajeado

Registro: PJE2019LAJ0054.

Coordenador: Dr. Evandro Fernandes.

Área do conhecimento: Ciências Humanas.

Resumo: O projeto de ensino é voltado aos estudantes dos Cursos Integrados de Automação Industrial e Administração do IFSul/Lajeado que demonstram interesse em participar da XI Olimpíada Nacional de História do Brasil promovido pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O projeto visa preparar os estudantes para a competição abordando temas fundamentais da História do Brasil, e de uma proposta inovadora de estudo de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos. 

Vigência: Abril a agosto de 2019.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 60 horas.

 

2) Projeto de ensino: A fábrica da célula: interdisciplinaridade entre Biologia e Administração.

Registro: PJE2019LAJ0055.

Coordenador: Dr. Wemerson de Castro Oliveira.

Área do conhecimento: Ciências Biológicas.

Resumo: O Projeto tem por objetivo promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Biologia e de Administração, envolvendo os alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Administração – Modalidade Integrada ao Ensino Médio do IFSul Câmpus Lajeado. Os alunos farão uma analogia entre a célula e suas organelas com uma fábrica e seus departamentos. Será realizado um piquenique no câmpus, onde os alunos compartilharão os alimentos (na forma de células) por eles produzidos. O resultado esperado é a integração entre as áreas do conhecimento geral e a área técnica do curso, aprofundando a aprendizagem dos alunos e integrando alunos e servidores de forma lúdica.

Vigência: Abril e maio de 2019.

Público alvo: Estudantes do Curso Técnico em Administração – Forma Integrada.

Carga horária total: 50 horas.


3) Projeto de ensino: Projeto Integrador - Curso de Administração Forma Integrada.

Registro: PJE2019LAJ0056.

Coordenador: Dr. Amílcar Cardoso Vilaça de Freitas.

Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Lingüística, Letras e Artes.

Resumo: O projeto integrador é uma forma de realizar a integração entre as áreas de conhecimento básico e as do técnico, reforçando a aprendizagem interdisciplinar, no âmbito do Ensino Médio Integrado/Curso Técnico em Administração. No ano letivo de 2019, o projeto integrador será desenvolvido junto às turmas de 1° ano. Nesse sentido, tem como produtos acadêmicos um trabalho escrito e uma apresentação oral, que visam permitir a formação de correlações entre as diversas áreas do conhecimento. Professores da formação geral e técnica serão os avaliadores dos trabalhos produzidos.

Vigência: Março a novembro de 2019.

Público alvo: Estudantes do Curso Técnico em Administração – Forma Integrada.

Carga horária total: 80 horas.

 

4) Projeto de ensino: Arte na parede – 2ª edição.

Registro: PJE2019LAJ0063.

Coordenadora: Ma. Janaína Schvambach.

Área do conhecimento: Lingüística, Letras e Artes.

Resumo: O projeto de ensino, Arte na Parede, tem como objetivo trabalhar conteúdos sobre a História da Arte produzindo pinturas murais no espaço de convívio e circulação do IFSul – Campus Lajeado. O projeto partirá da organização e seleção de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada e do Curso de Administração – Forma Integrada – e será desenvolvido no contra turno das aulas regulares. Transformar o espaço de convivência em uma pequena galeria de artes poderá contribuir para aproximar estudantes, servidores e comunidade em geral, provocando e despertando uma maior sensibilização em relação à produção em Arte.

Vigência: Abril e maio de 2019.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 40 horas.

 

5) Projeto de ensino: O esporte escolar no processo de desenvolvimento educacional.

Registro: PJE2019LAJ0079

Coordenador: Me. Kenji Fuke.

Área do conhecimento: Ciências da Saúde.

Resumo: O objetivo do projeto é estabelecer uma relação entre a aprendizagem de diferentes modalidades esportivas (futsal, voleibol, handebol, atletismo e xadrez) e a construção de uma cultura esportiva, social e de saúde. O projeto envolverá estudantes dos Cursos Técnicos em Automação Industrial e Administração – Forma Integrada – e será realizado no ano letivo de 2019, no turno oposto às aulas regulares dos cursos.

Vigência: Fevereiro a dezembro de 2019.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 400 horas.

 

6) Projeto de ensino: II Curso Preparatório para Olimpíadas de Matemática.

Registro: PJE2019LAJ0077

Coordenador: Dr. Malcus Cassiano Kuhn.

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra.

Resumo: O projeto de ensino se propõe a preparar estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial e do Curso Técnico em Administração, ambos na Forma Integrada, para participação em Olimpíadas de Matemática que acontecerão em 2019, tais como: 2ª Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais – OMIF Internacional; 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – 15ª OBMEP; 22ª Olimpíada Matemática da UNIVATES – 22ª OMU.

Vigência: Abril a novembro de 2019.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 75 horas.

 

7) Projeto de ensino: Sistema econômico capitalista - contradições na contemporaneidade - proposições de sustentabilidade.

Registro: PJE2019LAJ0080

Coordenador: Dr. Janério Manoel Jacinto.

Área do conhecimento: Ciências Humanas.

Resumo: O projeto de ensino objetiva estudar as contradições do sistema econômico capitalista na contemporaneidade. A metodologia partirá da abordagem qualitativa, discussões e análises da bibliografia inerente ao tema, além de vídeos, imagens e paisagens diversas. Espera-se que o aluno venha expandir conhecimentos na temática proposta e que consiga propor alternativas para viver de forma mais sustentável, uma vez que, a sustentabilidade deve ser compreendida como orientação necessária e irrefutável, fundada numa percepção do mundo.

Vigência: Abril a outubro de 2019.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 120 horas.

 

8) Projeto de ensino: Oficinas preparatórias para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

Registro: PJE2019LAJ0099.

Coordenadoras: Ma. Aline Diesel e Ma. Laura Verônica Rodríguez Imbriaco

Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes.

Resumo: O projeto pretende instrumentalizar, através de encontros/oficinas, os estudantes interessados em participar da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Nessas oficinas, previamente sugeridas pela Olimpíada - que trazem como tema a ser desenvolvido “O lugar onde moro” – será desenvolvido o gênero documentário. O trabalho envolverá os estudantes dos Primeiros e Segundos anos do Ensino Médio Integrado do IFSul – Câmpus Lajeado. Desses encontros, resultará a produção de documentários em formato vídeo. Ao final do projeto, será escolhido um trabalho que representará o câmpus na etapa Municipal e, se classificado, nas etapas subsequentes da Olimpíada.

Vigência: Maio a agosto de 2019.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 30 horas.

 

9) Projeto de ensino: Microfone aberto – Câmpus Lajeado.

Registro: PJE2019LAJ121.

Coordenador: Dr. Amílcar Cardoso Vilaça de Freitas e Esp. Helena Miranda da Silva Araújo.

Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes.

Resumo: O projeto busca criar momentos em que os estudantes dos cursos de ensino médio integrado possam se expressar artisticamente. Portanto, busca valorizar apresentações musicais, declamações de poesias e atividades similares, nas quais se valorize a expressão artística dos estudantes, que se apresentarão para a comunidade acadêmica. Nesse sentido, pretende-se a maior interação entre as diversas turmas e também com os servidores. O projeto será desenvolvido em parceria com o grêmio estudantil e no âmbito do Núcleo de Cultura do IFSul (NAC).

Vigência: Abril a novembro de 2019.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 20 horas.


10) Projeto de ensino: Geopolítica, Relações Internacionais e inserção estratégica – UFRGS/MUNDI2019.

Registro: PJE2019LAJ115.

Coordenador: Dr. Evandro Fernandes.

Área do conhecimento: Ciências Humanas.

Resumo: As complexas relações políticas, econômicas, sociais e culturais são extremamente complexas e impactadas pelo desenvolvimento das novas tecnologias. O projeto, Geopolítica, Relações Internacionais e inserção estratégica  -  UFRGS/MUNDI2019, objetiva analisar e interpretar o desenvolvimento das políticas de Estado e das estruturas do mercado; seus atores internacionais, conflitos e tendências na busca do fortalecimento do poder político e econômico nacional. O projeto analisa expectativas de mudanças, alterações políticas e econômicas do contexto social brasileiro e mundial que impactem no futuro das relações entre o Brasil, os Estados Nacionais e, consequentemente, na vida de seus cidadãos.

Vigência: Junho a novembro de 2019.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 60 horas.

11) Projeto de ensino: Clube de Ciências.

Registro: PJE2019LAJ136.

Coordenador: Me. Ismael de Lima.

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharia.

Resumo: O projeto Clube de Ciência, consiste em uma série de atividades envolvendo as temáticas das Ciências da Natureza, organizadas a partir da BNCC, que visam aprofundar a alfabetização científica junto aos estudantes dos diferentes cursos e níveis, ofertados pelo IFSul - Câmpus Lajeado. É uma ação de ensino de caráter interdisciplinar para favorecer a utilização de abordagens e metodologias inovadoras que possam auxiliar uma melhor aprendizagem dos fundamentos das ciências.

Vigência: Agosto a dezembro de 2019.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 60 horas.

12) Projeto de ensino: Fotossíntese: exploração interdisciplinar.

Registro: PJE2019LAJ144.

Coordenadores: Dr. Wemerson de Castro Oliveira e Me. Ismael de Lima.

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas.

Resumo: O projeto tem por objetivo aproximar conceitos das disciplinas de Biologia I, Iniciação Acadêmica, Matemática I e Física I, buscando avançar nas interações e viabilizar a interdisciplinaridade. Envolverá as duas turmas do primeiro ano do Curso Técnico em Administração - Modalidade Integrada ao Ensino Médio, do IFSul Câmpus Lajeado, e será constituído das seguintes ações: Os alunos farão o acompanhamento do crescimento de sementes de milho em condições distintas e, a partir disso, buscarão conectar variáveis presentes no processo e representar os resultados de diferentes formas (tabular, gráfica, algébrica e descritiva). Por fim, espera-se, além de promover a cooperação coordenada de diversos ramos do saber científico, oportunizar vivências pedagógicas diferenciadas, aprofundando a aprendizagem dos estudantes e integrando os envolvidos, discentes e docentes, de maneira contextualizada.

Vigência:

Público alvo: Estudantes do Curso Técnico em Administração - Forma Integrada.

Carga horária total: 70 horas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página