Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Projetos de Ensino
Início do conteúdo da página

Projetos de Ensino - 2019

Escrito por Campus Lajeado | Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 09h48 | Última atualização em Terça, 07 de Maio de 2019, 08h53 | Acessos: 520

1) Projeto de ensino: Preparação para XI Olimpíada Nacional de História do Brasil - IFSul/Lajeado

Registro: PJE2019LAJ0054.

Coordenador: Dr. Evandro Fernandes.

Área do conhecimento: Ciências Humanas.

Resumo: O projeto de ensino é voltado aos estudantes dos Cursos Integrados de Automação Industrial e Administração do IFSul/Lajeado que demonstram interesse em participar da XI Olimpíada Nacional de História do Brasil promovido pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O projeto visa preparar os estudantes para a competição abordando temas fundamentais da História do Brasil, e de uma proposta inovadora de estudo de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos. 

Vigência: Abril a agosto de 2019.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 60 horas.

 

2) Projeto de ensino: A fábrica da célula: interdisciplinaridade entre Biologia e Administração.

Registro: PJE2019LAJ0055.

Coordenador: Dr. Wemerson de Castro Oliveira.

Área do conhecimento: Ciências Biológicas.

Resumo: O Projeto tem por objetivo promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Biologia e de Administração, envolvendo os alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Administração – Modalidade Integrada ao Ensino Médio do IFSul Câmpus Lajeado. Os alunos farão uma analogia entre a célula e suas organelas com uma fábrica e seus departamentos. Será realizado um piquenique no câmpus, onde os alunos compartilharão os alimentos (na forma de células) por eles produzidos. O resultado esperado é a integração entre as áreas do conhecimento geral e a área técnica do curso, aprofundando a aprendizagem dos alunos e integrando alunos e servidores de forma lúdica.

Vigência: Abril e maio de 2019.

Público alvo: Estudantes do Curso Técnico em Administração – Forma Integrada.

Carga horária total: 50 horas.


3) Projeto de ensino: Projeto Integrador - Curso de Administração Forma Integrada.

Registro: PJE2019LAJ0056.

Coordenador: Dr. Amílcar Cardoso Vilaça de Freitas.

Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Lingüística, Letras e Artes.

Resumo: O projeto integrador é uma forma de realizar a integração entre as áreas de conhecimento básico e as do técnico, reforçando a aprendizagem interdisciplinar, no âmbito do Ensino Médio Integrado/Curso Técnico em Administração. No ano letivo de 2019, o projeto integrador será desenvolvido junto às turmas de 1° ano. Nesse sentido, tem como produtos acadêmicos um trabalho escrito e uma apresentação oral, que visam permitir a formação de correlações entre as diversas áreas do conhecimento. Professores da formação geral e técnica serão os avaliadores dos trabalhos produzidos.

Vigência: Março a novembro de 2019.

Público alvo: Estudantes do Curso Técnico em Administração – Forma Integrada.

Carga horária total: 80 horas.

 

4) Projeto de ensino: Arte na parede – 2ª edição.

Registro: PJE2019LAJ0063.

Coordenadora: Ma. Janaína Schvambach.

Área do conhecimento: Lingüística, Letras e Artes.

Resumo: O projeto de ensino, Arte na Parede, tem como objetivo trabalhar conteúdos sobre a História da Arte produzindo pinturas murais no espaço de convívio e circulação do IFSul – Campus Lajeado. O projeto partirá da organização e seleção de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada e do Curso de Administração – Forma Integrada – e será desenvolvido no contra turno das aulas regulares. Transformar o espaço de convivência em uma pequena galeria de artes poderá contribuir para aproximar estudantes, servidores e comunidade em geral, provocando e despertando uma maior sensibilização em relação à produção em Arte.

Vigência: Abril e maio de 2019.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 40 horas.

 

5) Projeto de ensino: O esporte escolar no processo de desenvolvimento educacional.

Registro: PJE2019LAJXX

Coordenador: Me. Kenji Fuke.

Área do conhecimento: Ciências da Saúde.

Resumo: O objetivo do projeto é estabelecer uma relação entre a aprendizagem de diferentes modalidades esportivas (futsal, voleibol, handebol, atletismo e xadrez) e a construção de uma cultura esportiva, social e de saúde. O projeto envolverá estudantes dos Cursos Técnicos em Automação Industrial e Administração – Forma Integrada – e será realizado no ano letivo de 2019, no turno oposto às aulas regulares dos cursos.

Vigência: Fevereiro a dezembro de 2019.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 400 horas.

 

6) Projeto de ensino: II Curso Preparatório para Olimpíadas de Matemática.

Registro: PJE2019LAJXX

Coordenador: Dr. Malcus Cassiano Kuhn.

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra.

Resumo: O projeto de ensino se propõe a preparar estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial e do Curso Técnico em Administração, ambos na Forma Integrada, para participação em Olimpíadas de Matemática que acontecerão em 2019, tais como: 2ª Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais – OMIF Internacional; 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – 15ª OBMEP; 22ª Olimpíada Matemática da UNIVATES – 22ª OMU.

Vigência: Abril a novembro de 2019.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 75 horas.

 

7) Projeto de ensino: Sistema econômico capitalista - contradições na contemporaneidade - proposições de sustentabilidade.

Registro: PJE2019LAJXX

Coordenador: Dr. Janério Manoel Jacinto.

Área do conhecimento: Ciências Humanas.

Resumo: O projeto de ensino objetiva estudar as contradições do sistema econômico capitalista na contemporaneidade. A metodologia partirá da abordagem qualitativa, discussões e análises da bibliografia inerente ao tema, além de vídeos, imagens e paisagens diversas. Espera-se que o aluno venha expandir conhecimentos na temática proposta e que consiga propor alternativas para viver de forma mais sustentável, uma vez que, a sustentabilidade deve ser compreendida como orientação necessária e irrefutável, fundada numa percepção do mundo.

Vigência: Abril a outubro de 2019.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 120 horas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página