Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Projetos de Ensino
Início do conteúdo da página

Projetos de Ensino - 2018

Escrito por Campus Lajeado | Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 09h48 | Última atualização em Sexta, 23 de Novembro de 2018, 08h55 | Acessos: 394

1) Projeto de ensino: Desenvolvimento de páginas Web usando Angular.

Registro: PJE2018LAJ0041

Coordenador: Me. João Henrique da Rosa.

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra.

Resumo: O projeto propõe o ensino de tecnologias de desenvolvimento de páginas Web para os alunos interessados do curso integrado em Automação Industrial. Através deste projeto os alunos serão capazes de se qualificar para trabalhar como bolsistas no projeto de pesquisa chamado: Um modelo de software como Serviço de Suporte a Ciência de Contexto.

Vigência: Abril a dezembro de 2018.

Público alvo: Estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada.

Carga horária total: 70 horas.

 

2) Projeto de ensino: Geopolítica, relações internacionais e inserção estratégica.

Registro: PJE2018LAJ0042

Coordenador: Dr. Evandro Fernandes.

Área do conhecimento: Ciências Humanas.

Resumo: O projeto tem como objetivo analisar e interpretar o desenvolvimento das políticas de estado e das estruturas do mercado; seus atores internacionais, conflitos e tendências na busca do fortalecimento do poder político e econômico nacional.

Vigência: Abril a outubro de 2018.

Público alvo: Estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada.

Carga horária total: 60 horas.

 

3) Projeto de ensino: Preparação para X Olimpíada Nacional de História do Brasil – IFSul/Lajeado.

Registro: PJE2018LAJ0051

Coordenador: Dr. Evandro Fernandes.

Área do conhecimento: Ciências Humanas.

Resumo: O projeto de ensino é voltado aos estudantes do Curso Integrado de Automação Industrial que demonstram interesse em participar da X Olimpíada Nacional de História do Brasil promovido pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem como finalidade preparar os estudantes para a competição através da abordagem de temas fundamentais da História do Brasil.

Vigência: Maio a setembro de 2018.

Público alvo: Estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada.

Carga horária total: 60 horas.

 

4) Projeto de ensino: Curso preparatório para Olimpíadas de Matemática.

Registro: PJE2018LAJ0053

Coordenadores: Dr. Malcus Cassiano Kuhn e Me. Vagner Augusto Betti.

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra.

Resumo: O projeto de ensino se propõe a preparar estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada, para participação em Olimpíadas de Matemática que acontecerão em 2018, tais como: Olimpíada Internacional da Matemática dos Institutos Federais – OMIF Internacional; 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – 14ª OBMEP; 21ª Olimpíada Matemática da UNIVATES – 21ª OMU.

Vigência: Maio a novembro de 2018.

Público alvo: Estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada.

Carga horária total: 100 horas.

 

5) Projeto de ensino: Unindo teoria e prática em Administração – V Seminário de Empreendedorismo e Associativismo e III Feira de Negócios.

Registro: PJE2018LAJ0073

Coordenadora: Dra. Claire Gomes dos Santos.

Área do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas.

Resumo: Os estudantes do Curso Técnico Subsequente em Administração do Câmpus contam com duas noites de palestras com empreendedores locais e também com uma feira, onde podem vender alguns produtos de fabricação própria e onde há a presença de outros empreendedores locais. Além disso, alguns estudantes também auxiliam na organização do evento. Busca-se com esse exemplo prático, aproximar os estudantes da realidade do empreendedorismo.

Vigência: Maio de 2018.

Público alvo: Estudantes do Curso Técnico em Administração – Forma Subsequente.

Carga horária total: 08 horas.

 

6) Projeto de ensino: A arte de resolver problemas.

Registro: PJE2018LAJ0145

Coordenador: Dr. Malcus Cassiano Kuhn.

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra.

Resumo: O projeto de ensino objetiva a resolução de problemas envolvendo conteúdos que integram o currículo do 1º ano do Ensino Médio. O público alvo são os estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada – interessados em participar de oficinas semanais de 90 minutos para resolução de problemas relacionados aos conteúdos de funções e sequências, da disciplina de Matemática, e aos conteúdos de movimento uniforme e movimento variado, da disciplina de Física, no período de setembro a novembro de 2018. Assim, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades e competências para a resolução de problemas.

Vigência: Setembro a novembro de 2018.

Público alvo: Estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada.

Carga horária total: 40 horas.

 

7) Projeto de ensino: Estudo orientado e preparação dos alunos do Ensino Médio do IFSul – Câmpus Lajeado – para as Olimpíadas Brasileiras de Biologia 2019.

Registro: PJE2018LAJ0146

Coordenador: Dr. Wemerson de Castro Oliveira.

Área do conhecimento: Ciências Biológicas.

Resumo: A Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) ocorre anualmente e sua visibilidade tem aumentado devido à representatividade do Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia (OIB) e na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB). Diante disso, alunos de redes públicas têm mostrado interesse em participar, no entanto, não apresentam preparo para prosseguir na competição, alcançar as primeiras colocações e garantir uma vaga para representar o Brasil no exterior. O projeto objetiva criar um grupo de estudo preparatório para os alunos do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado, para a OBB de 2019.

Vigência: Setembro a novembro de 2018.

Público alvo: Estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada.

Carga horária total: 144 horas.

 

8) Projeto de ensino: O esporte escolar no processo de desenvolvimento educacional.

Registro: PJE2018LAJ0xxx

Coordenador: Me. Kenji Fuke.

Área do conhecimento: Ciências da Saúde.

Resumo: O objetivo do projeto de ensino é estabelecer uma relação entre a aprendizagem de diferentes modalidades esportivas (futsal, voleibol e atletismo) e a construção de uma cultura esportiva, social e de saúde. O projeto envolverá estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada – e será realizado no 2º semestre letivo de 2018, no turno oposto às aulas regulares do curso.

Vigência: Agosto a dezembro de 2018.

Público alvo: Estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada.

Carga horária total: 160 horas. 

 

9) Projeto de ensino: Construção de materiais didáticos para aulas de Educação Física.

Registro: PJE2018LAJ0xxx

Coordenador: Me. Kenji Fuke.

Área do conhecimento: Ciências da Saúde.

Resumo: O objetivo do projeto de ensino é elaborar, criar, construir materiais didático-pedagógicos que auxiliem o professor nos processos de ensino e de aprendizagem, servindo como recurso para que, frente a sua manipulação, observação ou leitura, ofereça oportunidade de se aprender algo, além de estimular e dirigir o processo do “saber fazer". O projeto envolverá estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada – e será realizado no 2º semestre letivo de 2018, no turno oposto às aulas regulares do curso.

Vigência: Agosto a dezembro de 2018.

Público alvo: Estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada.

Carga horária total: 100 horas.

 

10) Projeto de ensino: Aprendizagem inclusiva.

Registro: PJE2018LAJ0xxx

Coordenadora: Dra. Naiara Dal Molin.

Área do conhecimento: Ciências Humanas.

Resumo: O projeto de ensino será desenvolvido com uma estudante indígena que ingressou no presente ano no câmpus para cursar o Técnico em Automação Industrial, forma integrada e que apresenta algumas dificuldades de adaptação e defasagem de aprendizagem em relação à série. Visa oferecer atendimento individualizado à estudante em turno inverso ao de suas aulas no curso, dois dias na semana, onde serão trabalhados conhecimentos básicos e algumas habilidades importantes das disciplinas de português e matemática, para buscar suprir lacunas que prejudicam o seu desempenho nas disciplinas do curso. Pretende ser uma ação de inclusão.

Vigência: Julho de 2018 a agosto de 2019.

Público alvo: Estudante do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada.

Carga horária total: 300 horas.

 

11) Projeto de ensino: Que futuro para a sociedade? – projetando a transformação da sociedade através da inovação tecnológica.

Registro: PJE2018LAJ0xxx

Coordenador: Dr. Amílcar Cardoso Vilaça de Freitas.

Área do conhecimento: Ciências Humanas.

Resumo: Desde as formulações sociológicas clássicas, a importância do desenvolvimento tecnológico para a compreensão da realidade social sempre foi um dos fatores centrais. Esse projeto de ensino tem como objetivo desenvolver a imaginação sociológica sobre essa interação, no intuito de pensar em que sentido as inovações tecnológicas estão influenciando as formas de sociabilidade atualmente e como poderão influenciar num futuro próximo. O uso de filmes para o grande público facilitará a mediação dessa discussão, que prosseguirá com a aplicação de questionários, de entrevistas e de discussões com a comunidade acadêmica e com a sociedade mais ampla.

Vigência: Setembro a dezembro de 2018.

Público alvo: Estudante do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada.

Carga horária total: 90 horas.

 

12) Projeto de ensino: Arte na parede.

Registro: PJE2018LAJ0xxx

Coordenadora: Ma. Janaína Schvambach.

Área do conhecimento: Lingüística, Letras e Artes.

Resumo: O projeto de ensino, Arte na Parede, tem como objetivo trabalhar conteúdos sobre a História da Arte produzindo pinturas murais no espaço de convívio e circulação do IFSul – Campus Lajeado. O projeto partirá da organização e seleção de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada – e será desenvolvido no contra turno das aulas regulares. Transformar o espaço de convivência em uma pequena galeria de artes poderá contribuir para aproximar estudantes, servidores e comunidade em geral, provocando e despertando uma maior sensibilização em relação à produção em Arte.

Vigência: Setembro a novembro de 2018.

Público alvo: Estudante do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada.

Carga horária total: 40 horas.

 

13) Projeto de ensino: Unindo teoria e prática em Administração – VI Seminário de Empreendedorismo e Associativismo, IV Feira de Negócios e II Mostra de Trabalhos de Administração.

Registro: PJE2018LAJ0xxx

Coordenadora: Dra. Claire Gomes dos Santos.

Área do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas.

Resumo: O projeto de ensino tem como base o VI Seminário de Empreendedorismo e Associativismo, IV Feira de Negócios e II Mostra de Trabalhos de Administração, organizados no IFSul Câmpus Lajeado.Os estudantes do Curso Técnico Subsequente em Administração do Câmpus contam com duas noites de palestras com empreendedores locais e também com uma feira, onde podem vender alguns produtos de fabricação própria e onde há a presença de outros empreendedores locais. Além disso, alguns estudantes também auxiliam na organização do evento, assim como apresentam trabalhos de cunho prático realizados em sala de aula na II Mostra de Trabalhos. Busca-se, com esse exercício, aproximar os estudantes da realidade do empreendedorismo.

Vigência: Agosto a outubro de 2018.

Público alvo: Estudantes do Curso Técnico em Administração – Forma Subsequente.

Carga horária total: 08 horas.

 

14) Projeto de ensino: As contradições do capitalismo na modernidade e suas implicações no território e ambiente – o desenvolvimento tecnológico como categoria de análise.

Registro: PJE2018LAJ0xxx

Coordenador: Dr. Janério Manoel Jacinto.

Área do conhecimento: Ciências Humanas.

Resumo: O projeto de ensino tem como objetivo tecer um diálogo com as questões relacionadas às contradições do capitalismo na modernidade e pós-modernidade, territorializando o capital de modo desigual. A metodologia adotada consistirá na abordagem qualitativa, com análises e discussões dos referenciais teóricos, vídeos, imagens e entrevistas que contemplam o tema proposto. O projeto será desenvolvido com os alunos do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada. Espera-se que o aluno consiga expandir conhecimentos na temática proposta e que consiga propor alternativas para a relação harmônica entre o homem x natureza.

Vigência: Setembro a dezembro de 2018.

Público alvo: Estudante do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada.

Carga horária total: 120 horas.

 

15) Projeto de ensino: Clube da Automação.

Registro: PJE2018LAJ0240

Coordenador: Esp. Luciano Carvalho Ayres.

Área do conhecimento: Engenharia e Ciências Exatas e da Terra.

Resumo: O Clube da Automação é um clube de ciências voltado à utilização de plataformas tecnológicas disponíveis no Curso Técnico em Automação Industrial do IFSul – Câmpus Lajeado. Este projeto visa proporcionar um momento de encontro para que os alunos possam adquirir e aprofundar conhecimentos científicos e tecnológicos através do desenvolvimento de projetos com as plataformas Arduíno, Raspberry Pi e LEGO Mindstorms EV3.

Vigência: Outubro a dezembro de 2018.

Público alvo: Estudante do Curso Técnico em Automação Industrial – Forma Integrada.

Carga horária total: 20 horas.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página