Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

Encerramento do curso de extensão: Oportunidades: Língua Alemã!

No dia 14 dezembro ocorreu o encerramento do curso de extensão em Língua Alemã. Na ocasião, houve confraternização entre os participantes, bem como a visita da alemã Hanna Elena Kläger, da cidade de Herrenberg e que está participando de um projeto de intercâmbio. Dessa forma, além de um momento de descontração, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com a intercambista e conhecer mais sobre o sistema de ensino da Alemanha, aspectos geográficos do país e particularidades da cultura alemã.

O curso, ministrado pela professora Cláudia Redecker Schwabe, teve a carga horária de 40 horas e, além dos conhecimentos específicos referentes à língua alemã, buscou-se, muitas vezes, fazer uma reflexão linguística e traçar paralelos com a Língua Portuguesa e também com o dialeto Hunsrück, muito falado na região do Vale do Taquari.

Os alunos demostraram muito empenho em aprender a língua alemã e houve em bom entrosamento entre os participantes. Espera-se dar continuidade às aulas no próximo ano e ampliar ainda mais os conhecimentos nesta língua. Afinal, o Brasil é o principal parceiro comercial da Alemanha na América do Sul e cerca de 1.400 empresas alemãs estão parcialmente domiciliadas no Brasil há mais de 100 anos, segundo a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Essas empresas representam cerca de 10% do PIB industrial. Além disso, o domínio da língua amplia as possibilidades de intercâmbio. Ou seja, há bons motivos para aprender a Língua Alemã e o IFSul, câmpus Lajeado, desde que se instalou, semestralmente oferece curso de extensão na Língua Alemã.

Imagem

Imagem

 

IFSul promove cursos de formação gerencial para empresas

Na primeira quinzena de dezembro de 2016, o IFSul – Câmpus Lajeado, realizou com o apoio do CNPq, os cursos de formação gerencial para empresas de confecções do Vale do Taquari. Estes cursos fazem parte do projeto aprovado em 2014 para o Desenvolvimento Integrado das Empresas do Polo de Confecções de Lajeado (RS) que tem como ponto de partida a demanda apresentada ao IFSul pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura Municipal de Lajeado (RS).

Tal demanda surgiu da identificação da existência de um cluster de micro empresas do setor Têxtil e Vestuário ao qual pertencem muitas empresas de confecção. Diante desta demanda, o IFSUL – Câmpus Lajeado, elaborou o projeto e submeteu-o à Chamada CNPq – SETEC/MEC nº 17/2014 – Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica – Linha 02: Extensão Tecnológica, para ser realizado em 2015 e 2016.

O projeto teve por objetivo geral potencializar os resultados das empresas do setor Moda e Confecções de Lajeado (RS) através de ações que visem ao atendimento a demandas nas áreas de gestão empresarial, produção industrial e de incentivos à cooperação empresarial.

Os cursos realizados no mês de dezembro foram: Produção e Produtividade com Martina Brandt; Custos e Despesas com Alexandre Comel; e Atendimento ao cliente: Sob um novo olhar com Lenise Félix Veloso.

Imagem

Imagem

Imagem

 

Alunos promovem encontro

A noite de 14/12 foi um momento especial para os alunos do 1° semestre do curso Técnico em Administração, ingressantes em 2016/2, e seus professores, oportunidade em que realizaram a revelação do amigo secreto e uma confraternização de encerramento das atividades, com merenda partilhada.

Além dos alunos, estiveram presentes o coordenador de curso Péricles, as professoras Claire ( também representando a professora Rosélia), Melissa, Naiara, Sabrina e alguns técnicos-administrativos.

Também foi um momento de despedida da professora substituta Sabrina Monteiro, paraninfa dos atuais formandos do 3° semestre, que desenvolveu um excelente trabalho junto às turmas do curso técnico.

A iniciativa de realização do encontro partiu dos próprios alunos que, com o término do semestre, já apresentam boas expectativas para a continuidade do curso, que 
irão concluir no próximo ano.

Imagem

 

Outras Notícias

Concursos
melhorPraticas