Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA


Curso de Extensão

Eletricista Industrial

 

Objetivo: Fornecer capacitação na área de instalações elétricas industriais.

Descrição: O curso fornecerá subsídios para a formação continuada dos profissionais que atuam ou pretendem atuar na instalação de máquinas e equipamentos elétricos industriais.  Por meio de aulas teóricas e práticas serão trabalhados conceitos, procedimentos e normas técnicas envolvidas no planejamento, execução e manutenção de instalações elétricas e comandos de máquinas industriais.

Período de Inscrição: 28/06/2017 a 19/07/2017

Local de Inscrição: STHAS- Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Lajeado, rua Alberto Torres, 608- B. Centro, ou pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Dados para inscrição: nome completo, número do RG, escolaridade e endereço residencial.

Número de Vagas: 16

Idade mínima: 16 anos

Escolaridade exigida: Ensino Fundamental completo

Critérios de seleção para formação das turmas: Ordem de inscrição.

Horário das Aulas: terças- feiras e quartas-feiras das 08:00 às 12:00.

Carga horária: 80 horas (certificação com no mínimo 75% de frequência).

Início das aulas: 02/08/2017

Previsão de término: 11/10/2017

Local de realização: IFSul- câmpus Lajeado – Rua João Goulart nº 2150, bairro Olarias, Lajeado.

Informações: 51 98249-7107 ou 51 99757-4502.

 

III Seminário de Empreendedorismo e Associativismo e a I Feira de Negócios

Nos dias 24/05 e 25/05/2017 o câmpus Lajeado promoveu o III Seminário de Empreendedorismo e Associativismo e a I Feira de Negócios.

Na primeira noite, houve a palestra Inovação e Empreendedorismo em uma Era Digital, com o Prof. Dr. Silvio Cézar Cazella da UFCSPA de Porto Alegre e a apresentação do case da Usthemp Shoes, com Fabiano Bladt. No dia 25/05 foram apresentados os cases “Vovó Faz Bolo”, com Bianca Trevisol, e “Brinqmania”, com Kiko Decker. Em ambas as noites o evento foi transmitido on-line pela conta oficial do IFSul Lajeado no facebook.

Concomitantemente ao III Seminário de Empreendedorismo e Associativismo, a I Feira de Negócios contou com a participação dos seguintes expositores:

Cheiro Verde – Gastronomia Funcional, Roberta Thomé Theves

Família Surya – Produtos Naturais para Higiene, Jéssica Surya

RedRoses Fitness Clothes Store – Moda Fitness Feminina, Cíntia Freitas Fernandes

Tita Semi Jóias - Rosane Venter Dresch

Trufas - Amanda Dresch

Valer Ar Condicionado - Diego Valer

Durante o Seminário, os estudantes puderam observando como o empreendedorismo e o associativismo funcionam na prática. Já na Feira de Negócios foi dado espaço para que os alunos pudessem expor seus empreendimentos, com a finalidade de demonstrar os negócios que gerenciam a partir dos conhecimentos adquiridos no curso.

O câmpus Lajeado agradece a todos que colaboraram e participaram do III SEA e I FN.

Imagem

Imagem

Imagem

 

Palestra “Questões Raciais no Brasil Contemporâneo”

No dia 5 de junho, às 19 horas, aconteceu no Câmpus Lajeado a palestra “Questões Raciais no Brasil Contemporâneo” ministrada pelo Professor Dr. André Luis Pereira, do Câmpus Gravataí. A palestra foi organizada pelo NEABI e contou com a presença dos alunos do curso Técnico em Administração e dos servidores do Câmpus.

O professor de Sociologia apresentou dados comparativos sobre a realidade de negros e brancos no RS e também comparou dados de homens e mulheres. Pereira chamou a atenção para o fato de negros e mulheres receberem salários menores, terem menor índice de escolaridade e menor nível de empregabilidade do que homens e brancos.

O professor abordou também a questão do preconceito racial que o negro enfrenta cotidianamente em nosso país e da violência que afeta mais a população negra do que a população branca se observarmos os dados. O palestrante salientou a importância da educação para a inclusão dos negros na sociedade e o papel a ser desempenhado pelas instituições públicas de ensino, como é o caso do IFSul, situando o sistema de cotas nesse contexto. Ele encerrou sua fala citando o economista Celso Furtado que afirmou que o Brasil não será uma nação desenvolvida enquanto não resolver a questão racial.

Imagem

Imagem

Imagem

 

Outras Notícias

Concursos
melhorPraticas