Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Seminário de Empreendedorismo e Associativismo > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação SEA

Escrito por Campus Lajeado | Publicado: Quarta, 20 de Março de 2024, 13h27 | Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2024, 11h40 | Acessos: 83

O “Seminário de Empreendedorismo e Associativismo” teve sua origem a partir do projeto de extensão “Desenvolvimento Integrado das Empresas do Polo de Confecções de Lajeado (RS)”. Em 2014, uma demanda foi apresentada ao Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) – Câmpus Lajeado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação – Departamento de Projetos Especiais e Captação de Recursos da Prefeitura Municipal de Lajeado (RS). Naquele momento, um projeto foi elaborado e submetido à Chamada CNPq – SETEC/MEC nº 17/2014 – Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica – Linha 02: Extensão Tecnológica.

Dentre as ações previstas para o desenvolvimento do projeto, constava um seminário de apresentação de estudos de caso, ainda com foco nas micro empresas do setor têxtil e vestuário. Ao final do projeto, no entanto, percebeu-se um espaço ainda a ser explorado junto aos estudantes do curso técnico em Administração, espaço esse onde o convite a empresários locais passasse a ser sistematizado, e não apenas algo pontual, dependente da disposição ou da rede de contatos de determinado professor. Dessa forma, o seminário teve seu foco alterado para empreendimentos locais que tivessem marcas conhecidas pela grande maioria dos estudantes ou que contivessem elementos de empreendedorismo em sua conformação.

Em algumas edições também foi realizado de forma concomitante a Feira de Negócios, haja vista a grande movimentação de pessoas decorrente do seminário que era gerada no câmpus, como um espaço onde os estudantes pudessem aumentar sua rede de contatos, expor e comercializar produtos que já eram vendidos em sala de aula numa escala menor. Também microempresários locais passaram a participar da feira. A feira tinha seu movimento antes das palestras e no intervalo (assim como a Mostra de Trabalhos que também aconteceu durante algumas edições do SEA), uma vez que todos que participaram da feira eram convidados a assistir as palestras.

O seminário, já em sua décima edição, reafirma o potencial que o evento ainda tem para crescer em qualidade e tamanho. Apesar do espaço físico ainda se limitar praticamente aos estudantes, com pouco espaço de sobra, nas últimas edições o SEA tem sido transmitido ao vivo no site do IFSul e também nas redes sociaais, esforço que visa levar o evento para além do câmpus, atingindo a comunidade acadêmica do Vale do Taquari.

 

Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Péricles Purper Thiele

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página