Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Pesquisa > Projetos em andamento
Início do conteúdo da página

Projetos em andamento

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Terça, 21 de Julho de 2015, 08h06 | Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 17h39 | Acessos: 1747

Nº de Registro: PE0103190619/018

Título do Projeto: Educação Financeira e Matemática Financeira: uma formação para o exercício da cidadania.

 

Equipe Executora: Malcus Cassiano Kuhn (Coordenador); João Pedro Theves Knopf (Bolsista)

Área do conhecimento: Ensino (Multidisciplinar)

Edital: Edital PROPESP 01/2019 – Auxílio Financeiro ao Pesquisador

Período de Execução: 08/2019 – 07/2020


Resumo: O projeto de pesquisa “Educação Financeira e Matemática Financeira: uma formação para o exercício da cidadania” tem sua origem na importância e necessidade de relacionar temáticas de Educação Financeira com a Matemática Financeira, para a educação financeira crítica da população. Como, geralmente, o estudo da Matemática Financeira é realizado de forma dissociada da Educação Financeira, buscam-se estratégias para desenvolver a educação financeira crítica de jovens e adultos. Neste sentido, o propósito desta investigação, com abordagem qualitativa, é desenvolver um produto educacional relacionando a Educação Financeira com a Matemática Financeira, com possibilidade de sua utilização em projetos de ensino e cursos de extensão. O projeto será desenvolvido durante um ano e a equipe executora será composta por um professor e um bolsista estudante de curso técnico, integrado ao Ensino Médio. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada no estudo da estrutura de uma sequência didática, da teoria da aprendizagem significativa crítica e da metodologia de resolução de problemas. Além da pesquisa e do estudo de temáticas da Educação Financeira e da Matemática Financeira, para o desenvolvimento de uma sequência didática que relacione tais temáticas, por meio da resolução de problemas e uso de calculadora financeira e de planilhas de cálculo. A posterior utilização do produto educacional desenvolvido, em projetos de ensino e cursos de extensão, poderá contribuir para a formação cidadã de jovens e adultos.

 

PROJETOS CONTEMPLADOS DO EDITAL PROPESP 06/2020

Nº de Registro:  PE06200620/011

Título do Projeto: Educação Financeira: em busca de práticas conscientes com o dinheiro

 

Equipe Executora: Malcus Cassiano Kuhn (Coordenador); Graziela Ângela Zanette Fusiger (Bolsista); Jeferson Scheibler (Bolsista)

Área do conhecimento: Ensino (Multidisciplinar)

Edital: Edital PROPESP 06/2020 – Auxílio Financeiro ao Pesquisador

Período de Execução: 08/2020 – 07/2021

Resumo: O projeto de pesquisa “Educação Financeira: em busca de práticas conscientes com o dinheiro” tem sua origem na importância e necessidade de relacionar temáticas de educação financeira com a matemática financeira, para uma educação financeira consciente da população. Nesse sentido, o propósito desta investigação, com abordagem quanti-qualitativa, é realizar um estudo sobre o conhecimento, a atitude e o comportamento financeiro de jovens e de adultos. O projeto será desenvolvido durante um ano e a equipe executora será composta por um professor e dois bolsistas estudantes de curso técnico, integrado ao Ensino Médio. A proposta consiste na pesquisa e no estudo de temáticas de educação financeira e de matemática financeira, para a oferta de dois cursos de educação financeira que relacionem tais temáticas, por meio da resolução de problemas, jogos e uso da calculadora financeira HP 12C e de planilhas de cálculo. No início e no final de cada curso será aplicado um questionário, para diagnóstico do conhecimento, atitude e comportamento financeiro dos participantes. Com os dados levantados, pretende-se apresentar o grau de educação financeira dos envolvidos nos cursos e refletir sobre práticas conscientes com o dinheiro, para a formação cidadã de jovens e adultos. Dessa forma, busca-se contribuir para a formação de indivíduos mais conscientes e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro.

 

Nº de Registro:  PE06200620/062

Título do Projeto: Análise dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Município de Lajeado

 

Equipe Executora: Eduardo Carissimi (Coordenador)

Área do conhecimento: Planejamento Urbano e Regional (Ciências Sociais Aplicadas)

Edital: Edital PROPESP 06/2020 – Auxílio Financeiro ao Pesquisador

Período de Execução: 08/2020 – 07/2021

Resumo: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) consistem em metas estabelecidas pela ONU, pelos países signatários e seus respectivos entes (estados, províncias, regiões, municípios), a serem implementadas até 2030, constituindo a Agenda 2030, ou seja, o momento de ação global para as pessoas e para o planeta. Na perspectiva da realidade local, questionamos: o que está sendo feito para colocar estes objetivos em prática no município de Lajeado? Qual é o nível de engajamento dos órgãos públicos, instituições e sociedade civil com a Agenda 2030? A que ponto os ODS servem de indicador para a elaboração e execução de políticas públicas visando o desenvolvimento sustentável do município? O objetivo da presente investigação consiste em avaliar o contexto de município de Lajeado quanto aos ODS analisando os impactos e consequências dessa relação. Visa-se identificar quais as principais políticas e ações engendradas no município que se relacionam aos ODS e quais são os principais atores engajados na agenda. Busca-se analisar quais são os ODS já atingidos pelo Município e aqueles que demandam maior atenção e ação. Justifica-se essa pesquisa em função da relevância social do tema e da utilização dos ODS e de suas ações na análise do desenvolvimento socioeconômico do conjunto da sociedade de Lajeado. De cunho qualitativo e exploratório, essa investigação pretende relacionar os ODS e o desenvolvimento do Município de Lajeado a partir de levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas com os representantes sociais. A expectativa é construir uma análise relacionando as políticas públicas do município, os indicadores socioeconômicos disponibilizados pelos órgãos competentes e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Nº de Registro: PE06200620/091

Título do Projeto: Prevenção da Covid-19: construção de dispositivo com radiação UV-C para esterilização

 

Equipe Executora: Ana Maria Geller (Coordenador); Claudia Wollmann; Cristian de Oliveira da Conceicao; Gelson Luis Peter Correa; Luciano Carvalho Ayres; Renato Hartwig Neuenfeld; Rodrigo Wolff Porto; Wemerson de Castro Oliveira.

Área do conhecimento: Engenharia Elétrica (Engenharias)

Edital: Edital PROPESP 06/2020 – Auxílio Financeiro ao Pesquisador

Período de Execução: 08/2020 – 07/2021

 

Resumo: Atualmente, estamos vivendo no mundo uma pandemia, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), provocada por um tipo de vírus classificado como coronavírus, causador da doença denominada covid-19. Por ser uma doença extremamente contagiosa, várias são as medidas impostas a população, como o isolamento social, o uso de máscaras de proteção, a descontaminação constante de superfícies, numa tentativa de manter a curva de contaminação sob controle. Assim, esse projeto conjunto entre os câmpus Lajeado e Venâncio Aires, visa construir uma câmara de esterilização de máscaras que possibilite interferir no processo de combate à doença, auxiliando a população, utilizando o poder germicida da radiação UV-C. Como resultado desse projeto espera-se construir um equipamento de baixo custo, eficiente em seu poder de esterilização, amigável ao usuário e seguro. Também pretende-se desenvolver espaços de formação da cultura tecnológica, tão importantes para o desenvolvimento estratégico do país, focados em auxiliar a sociedade em seus desafios e transformações.

 

Nº de Registro: PE06200620/058

Título do Projeto: Protótipo 2.0: melhorando a exatidão e eficiência na detecção e quantificação bacteriana por bioimpedância

 

Equipe Executora: Wemerson de Castro Oliveira (Coordenador); Ana Maria Geller; Claudia Wollmann; Luciano Carvalho Ayres; Renato Hartwig Neuenfeld; Rodrigo Wolff Porto.

Área do conhecimento: Engenharia Elétrica (Engenharias)

Edital: Edital PROPESP 06/2020 – Auxílio Financeiro ao Pesquisador

Período de Execução: 08/2020 – 07/2021

 

Resumo: O escaneamento por bioimpedância elétrica (EBE) é uma técnica que se baseia na resposta diferenciada dos materiais biológicos à aplicação de uma corrente elétrica de excitação. Nesse contexto, as análises de bioimpedância têm se tornado uma alternativa muito atrativa em diversas áreas da ciência, principalmente em estudos clínicos e epidemiológicos, dentre estes no diagnóstico do câncer de mama, perfusão pulmonar, edema cerebral e detecção microbiana. Resultados preliminares do grupo de pesquisa utilizando o protótipo 1.0 confirmam a capacidade de detecção de bactérias em amostras de leite através de EBE. Desta forma, o presente projeto visa melhorar o protótipo de diagnóstico baseado na EBE para a identificação da mastite em amostras de leite. O aprimoramento do protótipo, com o uso de microcontroladores, possibilitará leituras de impedância com maior acurácia, exatidão e eficiência para a detecção bacteriana, num sistema amigável de utilização. Desta forma, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de uma pecuária mais tecnificada, menos empírica, aumentando a previsibilidade, reduzindo perdas, garantindo saúde preventiva dos animais, melhorando a qualidade dos produtos e dos processos e por fim contribuindo para a garantia da sustentabilidade ambiental.

Fim do conteúdo da página