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Projetos de Pesquisa em andamento

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Terça, 21 de Julho de 2015, 08h06 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 09h47 | Acessos: 3063

O protagonismo feminino no ensino da Matemática no Colégio São José das Irmãs Franciscanas de São Leopoldo/RS nos séculos XIX e XX

Nº de Registro:  PE06200620/062  

Coordenador: Prof. Dr. Malcus Cassiano Kuhn

Área do conhecimento: Matemática - História da Educação Matemática

Período de Execução: 02/2022 – 12/2024

Resumo: O tema do projeto de pesquisa se insere na História da Educação Matemática, contemplando o protagonismo feminino no ensino da Matemática no Rio Grande do Sul, nos séculos XIX e XX. Trata-se da constituição de uma historiografia sobre o ensino da Matemática local com enfoque global, cujas potencialidades históricas fazem emergir os métodos de ensino de Matemática praticados no estado gaúcho, bem como suas implicações na constituição de uma cultura professoral feminina relacionada à Matemática. O objetivo principal é identificar contribuições das mulheres para o ensino da Matemática no Colégio São José das Irmãs Franciscanas de São Leopoldo/RS, nos séculos XIX e XX, a partir de manuais escolares, cadernos e outros documentos históricos. A metodologia empregada assume um caráter qualitativo, embasado em pesquisa documental e com duração de 36 meses. A temática está diretamente relacionada à institucionalização, disseminação e disciplinarização escolar de práticas socioculturais centradas na cultura matemática, pois os materiais didáticos editados pelas professoras do Colégio São José abordavam concretamente e de forma conectada três aspectos da Matemática educativa: o formativo, o informativo e o utilitário. O primeiro no sentido da aprendizagem do conteúdo, o segundo no sentido dos desafios, aspectos culturais e lúdicos, e o terceiro no sentido das relações com as práticas sociais. Dessa forma, pretende-se produzir e publicar novos conhecimentos através de dois livros impressos, sete comunicações científicas em eventos e, no mínimo, seis artigos em revistas, contribuindo para a História da Educação Matemática e possibilitando reflexões sobre o ensino de Matemática e o protagonismo feminino. É o único projeto de pesquisa do IFSul contemplado no Edital FAPERGS 07/2021 - Programa Pesquisador Gaúcho (PqG).

 

Conhecendo o perfil da comunidade interna do IFSul Câmpus Lajeado para a qualificação de ações de acesso, permanência e êxito

Nº de Registro:  PE09220722/014  

Coordenador: Prof. Dr. Malcus Cassiano Kuhn

Bolsista PROBIC/FAPERGS: Eliane Cátia Theves

Área do conhecimento: Matemática - Ciências Exatas e da Terra

Período de Execução: 09/2022 – 08/2023

Resumo: O projeto de pesquisa busca traçar o perfil da comunidade interna do IFSul Câmpus Lajeado para a qualificação de ações de acesso, permanência e êxito na unidade de ensino. Esse mapeamento será realizado através de uma pesquisa com abordagem quantitativa, por meio da análise de dados dos estudantes regularmente matriculados nos cursos regulares ofertados pela instituição. Serão considerados aspectos como: forma de ingresso, sistema de cotas, tipo de escola de origem, modalidade do curso precedente, município de residência, meio de transporte/deslocamento ao Câmpus, beneficiários do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), desempenho acadêmico, evasão e retenção. A pesquisa será desenvolvida durante um ano e a equipe executora será composta por um professor e dois estudantes bolsistas, um de curso técnico integrado ao Ensino Médio e outro de curso superior. Com os dados levantados, pretende-se subsidiar as ações de acesso, permanência e êxito do Câmpus Lajeado, como a implementação da política de cotas e do PNAES, além do desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

 

Sociologia e neurociência: aproximações possíveis

Nº de Registro:  PD12230423/006

Coordenador: Prof. Dr. Amílcar Cardoso Vilaça de Freitas

Área do conhecimento: Sociologia

Período de Execução: 05/2023 - 12/2023

Resumo: Esse projeto busca a aproximação entre sociologia do conhecimento e neurociência. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica de caráter exploratório que busca aprofundar os conhecimentos sociológicos sobre conhecimento e socialização e os conhecimentos do campo da neurociência sobre aprendizado e consciência, de forma a buscar aproximações entre essas distintas áreas. Os objetivos, portanto, estão voltados na revisão bibliográfica de algumas das principais teorias da sociologia e sua relação com a aprendizagem de uma cultura e no aprofundamento do conhecimento sobre aprendizagem em neurociência, em temas como a formação da consciência, de dispositivos de ação e controle de emoções. Além disso, busca-se facilitar o desenho de futuras pesquisas empíricas que possam avançar nessas aproximações.

 

Mapeamento do perfil da comunidade interna do IFSul Câmpus Lajeado para a qualificação de ações de acesso, permanência e êxito

Nº de Registro:  PE08230723/021

Coordenador: Prof. Dr. Malcus Cassiano Kuhn

Bolsista PROBIC/FAPERGS: Eliane Cátia Theves

Área do conhecimento: Matemática - Ciências Exatas e da Terra

Período de Execução: 09/2023 - 08/2024

Resumo:   O projeto de pesquisa busca traçar o perfil da comunidade interna do IFSul Câmpus Lajeado para a qualificação de ações de acesso, permanência e êxito na unidade de ensino. Esse mapeamento será realizado através de uma pesquisa com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), por meio da análise de dados dos estudantes regularmente matriculados nos cursos regulares ofertados pela instituição e dos estudantes que estão com matrícula trancada ou cancelada e que pediram transferência externa ou evadiram da instituição. Serão considerados aspectos como: forma de ingresso, sistema de cotas, tipo de escola de origem, modalidade do curso precedente, município de residência, meio de transporte/deslocamento ao Câmpus, beneficiários do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), desempenho acadêmico, abandono, evasão e retenção. A pesquisa será desenvolvida durante um ano e a equipe executora será composta por um professor e dois estudantes bolsistas de curso superior. Com os dados levantados, pretende-se subsidiar as ações de acesso, permanência e êxito do Câmpus Lajeado, como a implementação da política de cotas e do PNAES, além do desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

 

Desenvolvimento de elo moldável por ação de campo magnético para aplicação em soft robots

Nº de Registro:  PE08230723/077

Coordenador: Prof. Dr. Taiser Tadeu Teixeira Barros

Área do conhecimento: Engenharias

Período de Execução: 09/2023 - 08/2024

Resumo: Neste projeto objetiva-se o desenvolvimento de um elo moldável por efeito da interação com campos magnéticos, com o elo sendo capaz de gerar diferentes posicionamentos. Assim, a pesquisa desenvolvida vai buscar o equacionamento cinemático do elo quando submetido à ação do(s) campo(s) magnético(s). O elo vai ser constituído por um material maleável (massa moldável) e limalha de ferro, permitindo que a ação do campo magnético possa deformar/direcionar a estrutura do elo. Diferentes intensidades de campo magnético, bem como diferentes concentrações de limalha na massa maleável vão gerar configurações diversas para o elo, já constituindo em si um item de pesquisa. O experimento base do projeto consiste na prototipagem de uma base na qual serão distribuídos um conjunto de eletroímãs que serão utilizados para gerar os campos eletromagnéticos que irão agir no elo robótico. O conjunto de eletroímãs será acionado conforme uma lógica projetada, de forma que o elo sofra/deformação e/ou consiga ser movimentado pela ação de interação com os campos eletromagnéticos. Através da medição de posicionamento do elo serão estimadas as equações de cinemática da estrutura.

 

Pêndulo invertido como ferramenta de pesquisa em controle aplicado

Nº de Registro:  PE08230723/078

Coordenador: Prof. Dr. Andre Miguel Nicolini

Área do conhecimento: Engenharias

Período de Execução: 09/2023 - 08/2024

Resumo: Este projeto realiza a pesquisa em técnicas de controle em uma planta do tipo pêndulo invertido rotacional. O pêndulo invertido é um problema clássico de engenharia, cuja dinâmica se assemelha a diversos problemas práticos de controle na área de robótica industrial, plataformas de petróleo e lançamento de mísseis. O controle do pêndulo invertido pode ser dividido em duas partes: (a) levar a haste da posição vertical para baixo até a posição vertical para cima e; (b) manter ela nesta posição mesmo com a presença de perturbações externas.

 

Intervenção em educação e saúde: uma relação entre corpo e mente

Nº de Registro:  PE08230823/119

Coordenador: Profa. Dra. Ana Maria Geller

Área do conhecimento: Multidisciplinar

Período de Execução: 09/2023 - 08/2024

Resumo: E

 

Análise do uso e cobertura da Bacia do Rio Taquari-Antas/RS

Nº de Registro:  PE10230823/125

Coordenador: Prof. Me. Ednardo Correia Lima

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Período de Execução: 09/2023 - 08/2024

Resumo: O projeto visa produzir um sistema de informações geográficas (SIG), que na prática é um conjunto de mapeamentos sobre a ocupação humana ao longo do curso do rio Taquari e seus afluentes. Está ocupação será quantificada e cruzada entre si, afim de, relacionar expansão urbana sobre a várzea do rio principal, expansão urbana e retração de vegetação, ocupação sobre áreas de risco ambiental, etc. Também, objetivamos com este projeto atualizar os dados de uso e ocupação solo da nossa bacia para diversos fins. A análise ambiental, deve partir de um diagnóstico do uso e ocupação do solo, dessa forma, estaremos gerando subsídios para futuros estudos de nossa bacia hidrográfica.

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