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Projetos de Pesquisa em andamento

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Terça, 21 de Julho de 2015, 08h06 | Última atualização em Quinta, 18 de Mai de 2023, 15h16 | Acessos: 2781

O protagonismo feminino no ensino da Matemática no Colégio São José das Irmãs Franciscanas de São Leopoldo/RS nos séculos XIX e XX

Nº de Registro:  PE06200620/062  

Coordenador: Malcus Cassiano Kuhn

Área do conhecimento: Matemática - História da Educação Matemática

Período de Execução: 02/2022 – 12/2024

Resumo: O tema do projeto de pesquisa se insere na História da Educação Matemática, contemplando o protagonismo feminino no ensino da Matemática no Rio Grande do Sul, nos séculos XIX e XX. Trata-se da constituição de uma historiografia sobre o ensino da Matemática local com enfoque global, cujas potencialidades históricas fazem emergir os métodos de ensino de Matemática praticados no estado gaúcho, bem como suas implicações na constituição de uma cultura professoral feminina relacionada à Matemática. O objetivo principal é identificar contribuições das mulheres para o ensino da Matemática no Colégio São José das Irmãs Franciscanas de São Leopoldo/RS, nos séculos XIX e XX, a partir de manuais escolares, cadernos e outros documentos históricos. A metodologia empregada assume um caráter qualitativo, embasado em pesquisa documental e com duração de 36 meses. A temática está diretamente relacionada à institucionalização, disseminação e disciplinarização escolar de práticas socioculturais centradas na cultura matemática, pois os materiais didáticos editados pelas professoras do Colégio São José abordavam concretamente e de forma conectada três aspectos da Matemática educativa: o formativo, o informativo e o utilitário. O primeiro no sentido da aprendizagem do conteúdo, o segundo no sentido dos desafios, aspectos culturais e lúdicos, e o terceiro no sentido das relações com as práticas sociais. Dessa forma, pretende-se produzir e publicar novos conhecimentos através de dois livros impressos, sete comunicações científicas em eventos e, no mínimo, seis artigos em revistas, contribuindo para a História da Educação Matemática e possibilitando reflexões sobre o ensino de Matemática e o protagonismo feminino. É o único projeto de pesquisa do IFSul contemplado no Edital FAPERGS 07/2021 - Programa Pesquisador Gaúcho (PqG).

 

Conhecendo o perfil da comunidade interna do IFSul Câmpus Lajeado para a qualificação de ações de acesso, permanência e êxito

Nº de Registro:  PE09220722/014  

Coordenador: Malcus Cassiano Kuhn

Área do conhecimento: Matemática - Ciências Exatas e da Terra

Período de Execução: 09/2022 – 08/2023

Resumo: O projeto de pesquisa busca traçar o perfil da comunidade interna do IFSul Câmpus Lajeado para a qualificação de ações de acesso, permanência e êxito na unidade de ensino. Esse mapeamento será realizado através de uma pesquisa com abordagem quantitativa, por meio da análise de dados dos estudantes regularmente matriculados nos cursos regulares ofertados pela instituição. Serão considerados aspectos como: forma de ingresso, sistema de cotas, tipo de escola de origem, modalidade do curso precedente, município de residência, meio de transporte/deslocamento ao Câmpus, beneficiários do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), desempenho acadêmico, evasão e retenção. A pesquisa será desenvolvida durante um ano e a equipe executora será composta por um professor e dois estudantes bolsistas, um de curso técnico integrado ao Ensino Médio e outro de curso superior. Com os dados levantados, pretende-se subsidiar as ações de acesso, permanência e êxito do Câmpus Lajeado, como a implementação da política de cotas e do PNAES, além do desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Projeto contemplado no Edital PROPESP 09-2022 do IFSul - Bolsas, Custeio e Investimento.

 

Sociologia e neurociência: aproximações possíveis

Nº de Registro:  PD12230423/006

Coordenador: Amílcar Cardoso Vilaça de Freitas

Área do conhecimento: Sociologia

Período de Execução: 05/2023 - 12/2023

Resumo: Esse projeto busca a aproximação entre sociologia do conhecimento e neurociência. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica de caráter exploratório que busca aprofundar os conhecimentos sociológicos sobre conhecimento e socialização e os conhecimentos do campo da neurociência sobre aprendizado e consciência, de forma a buscar aproximações entre essas distintas áreas. Os objetivos, portanto, estão voltados na revisão bibliográfica de algumas das principais teorias da sociologia e sua relação com a aprendizagem de uma cultura e no aprofundamento do conhecimento sobre aprendizagem em neurociência, em temas como a formação da consciência, de dispositivos de ação e controle de emoções. Além disso, busca-se facilitar o desenho de futuras pesquisas empíricas que possam avançar nessas aproximações.

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