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Projetos em andamento

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Terça, 21 de Julho de 2015, 08h06 | Última atualização em Quinta, 08 de Novembro de 2018, 13h51 | Acessos: 888

Nº de Registro: PD00041018/150

Título do Projeto: O rural e o urbano: contribuições para a compreensão da relação do espaço rural e do espaço urbano no município de Lajeado – RS.

Equipe Executora: Janério Manoel Jacinto

Área: Geografia

Edital: Por demanda

Período de Execução: 09/2018 – 12/2019


Resumo: O presente projeto objetiva pesquisar as relações campo e cidade, o rural e urbano no município de Lajeado-RS e suas conexões com os municípios limítrofes no Vale do Taquari, suas ruralidades e urbanidades, a visão dicotômica que ainda tem, no momento de se estabelecer diferenças entre campo e cidade e, rural e urbano, visto que campo e rural são pensados como algo que se opõe à cidade e ao urbano. O procedimento metodológico a ser utilizado na pesquisa será a abordagem qualitativa, com base no referencial teórico, análise de dados e pesquisa empírica. Procura-se pesquisar se há um continuum rural-urbano, isto é, uma relação que aproxima e integra esses dois polos (rural e urbano) e verificar se diante das semelhanças e continuidade não ocorre a destruição de suas particularidades, justificando a negação do fim do rural. Também serão pesquisadas se há atividades agrícolas praticadas no espaço urbano e atividades urbanas praticadas no espaço rural, sendo que, o campo é espaço predominantemente rural, mas não exclusivamente. De forma semelhante, a cidade é espaço urbano, o que não significa que seja exclusivamente urbano. No mesmo contexto procura-se estudar a lógica da urbanidade e ruralidade, que diante do aparato tecnológico, o campo e cidade e, rural e urbano se aproximam onde, para alguns autores, é chamado de rururbano ou um espaço continuum, onde as características de urbanidades estão inseridas no espaço rural e as ruralidades estão presentes no espaço urbano. Pretende-se ao terminar da pesquisa, entender a relação campo e cidade, rural e urbano, suas ruralidades e urbanidades, as conexões ou não com os demais municípios no Vale do Taquari, além de corroborar para o desdobramento de outras pesquisas e futuras publicações.

 

Nº de Registro: PE08180918/149

Título do Projeto: Quantificação de bactérias causadoras da mastite em leite de vaca cru por meio de bioimpedância.

Equipe Executora: Wemerson de Castro Oliveira (coordenador); Luciano Carvalho Ayres; Renato Hartwig Neuenfeld; Rodrigo Wolff Porto; Ana Maria Geller.

Área: Microbiologia.

Edital: PROPESP/IFSUL Nº 08/2018 - PIBIC EM

Período de Execução: 01/09/2018 – 31/08/2019


Resumo: Visamos, com esse projeto, incentivar à pesquisa, a inovação tecnológica e a produção de conhecimento científico no IFSUL e concomitantemente, iniciar uma linha de pesquisa buscando solucionar um problema que gera prejuízos econômicos significativos para produtores de leite de vaca, a mastite. A mastite é a enfermidade onerosa da produção leiteira e ocorre devido a inflamação da glândula mamária. Pode ser de natureza infecciosa (provocada por microorganismos) ou não infecciosa (provocada por agentes físicos, químicos, etc.). As mastites infecciosas são as mais importantes para a produtividade do rebanho, em razão de serem transmissíveis. A doença ocasiona alterações na composição do leite e diminuição na produção, além de representar riscos à saúde do consumidor pela presença de microorganismos patogênicos e suas toxinas, além de resíduos de antimicrobianos. As questões de pesquisa que se colocam inicialmente dizem respeito: A Bioimpedância pode ser utilizada para o diagnóstico da mastite? E a subclínica? É uma ferramenta de utilização rápida e precisa? Pode ser um suporte para identificação inicial da mastite, pelo produtor, permitindo um tratamento local e menos danoso para o animal? Tem sensibilidade para detecção e caracterização bacteriana? Objetivou-se desenvolver e padronizar uma ferramenta de diagnóstico da mastite em amostras de leite cru através de um protótipo de Escaneamento por Bioimpedância Elétrica (EBE). Será um projeto multidisciplinar entre Ciências da Natureza e Ciências Exatas do curso técnico de Automação Industrial. O protótipo será desenvolvido utilizando elétrodos e a capacitância da amostra determinada. Serão realizados diversos testes microbiológicos para padronização e acurácia da técnica. Espera-se desenvolver e padronizar um protótipo, para monitoramento da saúde animal, e sistema de controle inteligente. Além disso, espera-se contribuir para uma pecuária tecnificada, menos empírica, aumentando a previsibilidade, reduzindo perdas, garantindo saúde preventiva dos animais, melhorando a qualidade dos produtos e dos processos, com sustentabilidade ambiental.

 

Nº de Registro: PD00180918/142

Título do Projeto: Representações das classes populares em programas policiais.

Equipe Executora: Amílcar Cardoso Vilaça de Freitas

Área: Sociologia

Edital: Por demanda

Período de Execução: 08/2018 – 02/2019


Resumo: Nesse projeto, pretendemos trabalhar a intersecção entre o controle social dos trabalhadores e o controle da criminalidade no Brasil, utilizando como aporte empírico programas televisivos especializados em temas policiais (a saber: Cidade Alerta, da Rede Record, e Brasil Urgente, da Band) e como neles é representada a classe trabalhadora. Adotamos como pressuposto de trabalho a ser testado ideia de que esses dois tipos de controle social estão articulados, o que permite pensar no controle da “delinquência” como parte das estratégias de controle social da classe trabalhadora em geral. Desse modo, é possível pensar a gestão da classe trabalhadora na sociedade de controle: que, por um lado, exige que o indivíduo busque, por suas próprias forças, a disciplina para o trabalho, por outro lado, aquele que não adere ou não se enquadra nesse esforço pela própria empregabilidade precisa ser controlado com mais vigor, de forma a ser criminalizado. Acreditamos, portanto, que o discurso midiático sobre a criminalidade projeta não apenas uma imagem do “bandido”, mas também imagens do trabalho e da classe trabalhadora, a qual todos aqueles que não pretendem ser tidos como “bandidos” precisam aderir. O objetivo é, dessa forma, compreender como são construídas as representações de classes sociais e do trabalho em programas televisivos que abordam temáticas policiais com grande impacto midiático nas classes populares. Nossa hipótese é de que esses programas constituem uma visão que aglutina os diversos medos populares, permitindo que o trabalhador cria uma imagem positiva de si, baseada no enfrentamento desses diversos problemas em seu cotidiano.

 

Nº de Registro: PD00180718/017

Título do Projeto: Planejamento na Comunidade Europeia: Experiências da Educação Profissionalizante em Portugal.

Equipe Executora: Péricles Purper Thiele

Área: Administração

Edital: Por demanda

Período de Execução: 05/2018 – 04/2019


Resumo:
Este projeto tem por finalidade pesquisar, com base na diversidade de ações que estão sendo propostas para o desenvolvimento educacional em Portugal, quais são os projetos prioritários da educação de adultos de Portugal? Quais os fundos que patrocinam estas experiências? Quais os resultados parciais destas atividades? Seu objetivo geral será o de conhecer as principais experiências e os resultados parciais das políticas de educação profissionalizante em Portugal, previstas para serem implantadas entre 2016 e 2020. A partir da consecução deste objetivo, pode-se avaliar quais as experiências poderão ser pertinentes para o atingimento da missão da Rede IF beneficiando alunos e a comunidades. A pesquisa terá por abordagem epistemológica o materialismo histórico. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, constituindo-se basicamente na aplicação das técnicas de análise documental e análise de conteúdo. Espera-se ao final do trabalho aprender com as experiências de outros países que buscam, por meio de políticas públicas, mitigar os graves problemas da educação de adultos.

 

Nº de Registro: PD00180718/016

Título do Projeto: Um olhar sobre a educação no município gaúcho de Triunfo.

Equipe Executora: Naiara Dal Molin

Área: Educação

Edital: Por demanda

Período de Execução: 06/2018 – 12/2018


Resumo: O projeto tem por objetivo avaliar a educação no município gaúcho de Triunfo no período de 2007 a 2017. Tendo em vista que o município tem o maior PIB per capita do Rio Grande do Sul, pretende-se averiguar se esse excelente índice se reflete nos dados de aprendizagem dos alunos do município, comparando-se os números do Ideb de Triunfo com as médias nacionais. A metodologia utilizada será o levantamento e análise dos dados de matrículas das escolas de Triunfo, do Ideb e de investimento público do município em formação continuada dos professores que atuam na rede municipal. Será investigado também se o município investe o montante de recursos mínimos na educação previsto pela legislação. Os resultados esperados com essa investigação é o de que os dados do Ideb do município de Triunfo ultrapassem a média nacional, tendo em vista que o PIB per capita do município é muito alto e permite um ótimo investimento em educação. Os resultados do projeto devem auxiliar nas pesquisas sobre educação, índices de rendimento escolar e investimento público não só no município de Triunfo, pois os dados poderão ser comparados com outras realidades.

 

Nº de Registro: PE0506180818/059

Título do Projeto: Problemas de Fermi: fazendo estimativas com poucas informações.

Equipe Executora: Malcus Cassiano Kuhn(coordenador); Michele Roos Marchesan;  João Pedro Theves Knopf (bolsista)

Área: Ensino

Edital: Nº 05/2018 – Custeio e Investimento

Período de Execução: 01/08/2018 – 31/07/2019


Resumo: O projeto de pesquisa “Problemas de Fermi: fazendo estimativas com poucas informações” tem sua origem na importância de se resolver problemas por estimativas em diversas situações cotidianas. Estimar significa opinar a respeito de algo de que não se tem certeza, fazer um cálculo aproximado acerca de uma quantia ou uma grandeza. O físico italiano Enrico de Fermi se tornou conhecido pela resolução de problemas por estimativas. O propósito desta pesquisa qualitativa é estudar problemas que envolvam algum processo de estimativa para chegar à resposta, também chamados de problemas de Fermi. O projeto será desenvolvido durante um ano e a equipe executora será composta por um professor, uma pedagoga e dois bolsistas estudantes de um curso técnico, integrado ao Ensino Médio. A fundamentação teórica está ancorada no estudo da teoria da aprendizagem significativa, da estrutura de uma sequência didática e da metodologia de resolução de problemas. Pretende-se realizar a pesquisa, o estudo, a criação e a resolução de problemas de Fermi. A partir disto, será desenvolvido um produto educacional constituído por uma sequência didática com, no mínimo, 15 problemas de estimativas para estudantes do Ensino Médio. A utilização dos problemas de Fermi, que permeiam as ciências, com um enfoque no raciocínio lógico-matemático, permite a interdisciplinaridade e torna a aprendizagem mais significativa.

 

Nº de Registro: PE05180818/025

Título do Projeto: Plataforma para Transferência de Energia sem Fios Aplicada à Robótica Educacional.

Equipe Executora: Rodrigo Wolff Porto (coordenador); Rodrigo Biehl; Gabriel Fernando Lerner Scheeren (voluntário); Gabriel André Scheeren (voluntário)

Área: Engenharia Elétrica

Edital: Nº 05/2018 – Custeio e Investimento

Período de Execução: 01/08/2018 – 31/07/2019


Resumo: A transferência de energia sem fio é uma técnica utilizada para alimentar dispositivos remotos, onde o uso de cabos para este propósito é inadequado ou inconveniente. Na área da robótica educacional, necessita-se periodicamente recarregar as baterias após o término de uma dada aplicação. Este processo requer a intervenção humana para a retirada de pilhas ou conjunto de baterias e a colocação destes elementos para a recarga. Em aplicações onde há maior tempo de execução ou consumo de energia, o processo manual de recarga de baterias pode inviabilizar tais aplicações. Neste contexto, um sistema automático de transferência de energia sem fios para a recarga de baterias pode trazer vantagens, não sendo mais necessário retirar as baterias do robô e tampouco adquirir um carregador de baterias. Além disto, permite flexibilidade de posicionamento do robô durante o processo de recarga. Desta forma, o objetivo geral desta proposta é disponibilizar uma plataforma de recarga automática de baterias sem a utilização de contatos elétricos no âmbito da robótica educacional. Pretende-se aplicar o projeto de indutores magneticamente acoplados em um kit comercial de robótica educacional. O projeto deve monitorar o estado da bateria e avisar o usuário que o processo de recarga necessita ser iniciado. Logo após o robô deverá direcionar-se à plataforma de recarga, onde eventuais desalinhamentos entre a parte transmissora e receptora de energia serão compensados por um circuito de sintonia automática. Ao final do projeto, espera-se disponibilizar uma solução compacta para a recarga automática de baterias de robôs educacionais, visto que não existe ainda uma solução comercial para este problema neste segmento.

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