Projetos em andamento
PROJETOS CONTEMPLADOS DO EDITAL PROPESP 06/2020
Nº de Registro: PE06200620/011
Título do Projeto: Educação Financeira: em busca de práticas conscientes com o dinheiro
Equipe Executora: Malcus Cassiano Kuhn (Coordenador); Graziela Ângela Zanette Fusiger (Estudante voluntário); Jeferson Scheibler (Bolsista)
Área do conhecimento: Ensino (Multidisciplinar)
Edital: Edital PROPESP 06/2020 – Auxílio Financeiro ao Pesquisador
Período de Execução: 08/2020 – 07/2021
Resumo: O projeto de pesquisa “Educação Financeira: em busca de práticas conscientes com o dinheiro” tem sua origem na importância e necessidade de relacionar temáticas de educação financeira com a matemática financeira, para uma educação financeira consciente da população. Nesse sentido, o propósito desta investigação, com abordagem quanti-qualitativa, é realizar um estudo sobre o conhecimento, a atitude e o comportamento financeiro de jovens e de adultos. O projeto será desenvolvido durante um ano e a equipe executora será composta por um professor e dois bolsistas estudantes de curso técnico, integrado ao Ensino Médio. A proposta consiste na pesquisa e no estudo de temáticas de educação financeira e de matemática financeira, para a oferta de dois cursos de educação financeira que relacionem tais temáticas, por meio da resolução de problemas, jogos e uso da calculadora financeira HP 12C e de planilhas de cálculo. No início e no final de cada curso será aplicado um questionário, para diagnóstico do conhecimento, atitude e comportamento financeiro dos participantes. Com os dados levantados, pretende-se apresentar o grau de educação financeira dos envolvidos nos cursos e refletir sobre práticas conscientes com o dinheiro, para a formação cidadã de jovens e adultos. Dessa forma, busca-se contribuir para a formação de indivíduos mais conscientes e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro.
Nº de Registro: PE06200620/062
Título do Projeto: Análise dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Município de Lajeado
Equipe Executora: Eduardo Carissimi (Coordenador); Ana Carolina Jantsch dos Santos (Bolsista)
Área do conhecimento: Planejamento Urbano e Regional (Ciências Sociais Aplicadas)
Edital: Edital PROPESP 06/2020 – Auxílio Financeiro ao Pesquisador
Período de Execução: 08/2020 – 07/2021
Resumo: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) consistem em metas estabelecidas pela ONU, pelos países signatários e seus respectivos entes (estados, províncias, regiões, municípios), a serem implementadas até 2030, constituindo a Agenda 2030, ou seja, o momento de ação global para as pessoas e para o planeta. Na perspectiva da realidade local, questionamos: o que está sendo feito para colocar estes objetivos em prática no município de Lajeado? Qual é o nível de engajamento dos órgãos públicos, instituições e sociedade civil com a Agenda 2030? A que ponto os ODS servem de indicador para a elaboração e execução de políticas públicas visando o desenvolvimento sustentável do município? O objetivo da presente investigação consiste em avaliar o contexto de município de Lajeado quanto aos ODS analisando os impactos e consequências dessa relação. Visa-se identificar quais as principais políticas e ações engendradas no município que se relacionam aos ODS e quais são os principais atores engajados na agenda. Busca-se analisar quais são os ODS já atingidos pelo Município e aqueles que demandam maior atenção e ação. Justifica-se essa pesquisa em função da relevância social do tema e da utilização dos ODS e de suas ações na análise do desenvolvimento socioeconômico do conjunto da sociedade de Lajeado. De cunho qualitativo e exploratório, essa investigação pretende relacionar os ODS e o desenvolvimento do Município de Lajeado a partir de levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas com os representantes sociais. A expectativa é construir uma análise relacionando as políticas públicas do município, os indicadores socioeconômicos disponibilizados pelos órgãos competentes e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Nº de Registro: PE06200620/091
Título do Projeto: Prevenção da Covid-19: construção de dispositivo com radiação UV-C para esterilização
Equipe Executora: Ana Maria Geller (Coordenador); Claudia Wollmann; Cristian de Oliveira da Conceicao; Gelson Luis Peter Correa; Luciano Carvalho Ayres; Renato Hartwig Neuenfeld; Rodrigo Wolff Porto; Wemerson de Castro Oliveira; Gabriel André Scheeren (Bolsista); Éric Pedro Gnoatto dos Santos Horn (Estudante voluntário).
Área do conhecimento: Engenharia Elétrica (Engenharias)
Edital: Edital PROPESP 06/2020 – Auxílio Financeiro ao Pesquisador
Período de Execução: 08/2020 – 07/2021
Resumo: Atualmente, estamos vivendo no mundo uma pandemia, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), provocada por um tipo de vírus classificado como coronavírus, causador da doença denominada covid-19. Por ser uma doença extremamente contagiosa, várias são as medidas impostas a população, como o isolamento social, o uso de máscaras de proteção, a descontaminação constante de superfícies, numa tentativa de manter a curva de contaminação sob controle. Assim, esse projeto conjunto entre os câmpus Lajeado e Venâncio Aires, visa construir uma câmara de esterilização de máscaras que possibilite interferir no processo de combate à doença, auxiliando a população, utilizando o poder germicida da radiação UV-C. Como resultado desse projeto espera-se construir um equipamento de baixo custo, eficiente em seu poder de esterilização, amigável ao usuário e seguro. Também pretende-se desenvolver espaços de formação da cultura tecnológica, tão importantes para o desenvolvimento estratégico do país, focados em auxiliar a sociedade em seus desafios e transformações.
Nº de Registro: PE06200620/058
Título do Projeto: Protótipo 2.0: melhorando a exatidão e eficiência na detecção e quantificação bacteriana por bioimpedância
Equipe Executora: Wemerson de Castro Oliveira (Coordenador); Ana Maria Geller; Claudia Wollmann; Luciano Carvalho Ayres; Renato Hartwig Neuenfeld; Rodrigo Wolff Porto; Anita Regina Kerber Diniz (Bolsista).
Área do conhecimento: Engenharia Elétrica (Engenharias)
Edital: Edital PROPESP 06/2020 – Auxílio Financeiro ao Pesquisador
Período de Execução: 08/2020 – 07/2021
Resumo: O escaneamento por bioimpedância elétrica (EBE) é uma técnica que se baseia na resposta diferenciada dos materiais biológicos à aplicação de uma corrente elétrica de excitação. Nesse contexto, as análises de bioimpedância têm se tornado uma alternativa muito atrativa em diversas áreas da ciência, principalmente em estudos clínicos e epidemiológicos, dentre estes no diagnóstico do câncer de mama, perfusão pulmonar, edema cerebral e detecção microbiana. Resultados preliminares do grupo de pesquisa utilizando o protótipo 1.0 confirmam a capacidade de detecção de bactérias em amostras de leite através de EBE. Desta forma, o presente projeto visa melhorar o protótipo de diagnóstico baseado na EBE para a identificação da mastite em amostras de leite. O aprimoramento do protótipo, com o uso de microcontroladores, possibilitará leituras de impedância com maior acurácia, exatidão e eficiência para a detecção bacteriana, num sistema amigável de utilização. Desta forma, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de uma pecuária mais tecnificada, menos empírica, aumentando a previsibilidade, reduzindo perdas, garantindo saúde preventiva dos animais, melhorando a qualidade dos produtos e dos processos e por fim contribuindo para a garantia da sustentabilidade ambiental.
PROJETOS POR DEMANDA
Nº de Registro: PD00200920/127
Título do Projeto: O cenário da encapsulação de probióticos à base de leveduras: uma proposta de revisão sistemática e metanálise
Equipe Executora: Wemerson de Casto Oliveira (Coordenador); Edson Antônio Gonçalvez de Souza; Eduardo Damasceno Costa; Isabelle Lima Lopes; Leandro Paes de Brito; Priscila Régia de Andrade Calaça.
Área do conhecimento: Microbiologia
Período de Execução: 06/2020 – 02/2021
Resumo: Doenças crônicas causadas pelo estilo de vida moderno são uma grande preocupação social e econômica. Nos últimos anos, o mundo microbiano ganhou destaque na comunidade médica através da descoberta da microbiota intestinal e sua relação com a saúde intestinal, que como consequência, tem uma íntima relação com a saúde sistêmica. Hoje é consenso que, tanto a alimentação rica em probióticos, quanto o uso de probióticos produzidos em laboratórios é benéfico para a saúde e fazem parte do tratamento de uma série de doenças, sendo recomendados por médicos e nutricionistas. Porém, encontramos alguns desafios, como a sobrevivência destas culturas à passagem gastrointestinal, a temperaturas ambientes e temperaturas de transporte. O microencapsulamento oferece uma solução à esta questão, protegendo e oferecendo resistência a passagem dos microrganismos no trato gastrintestinal promovendo seu efeito terapêutico. O objetivo deste estudo é elaborar uma pesquisa de revisão sistemática e metanálise sobre o cenário do encapsulamento de probióticos à base de leveduras. Espera-se que este estudo possa propor, dentre os tipos de encapsulamento, aquele de melhor performance e mais viável para a utilização. Que o estudo possa ainda desenvolver modelos matemáticos relacionados ao processo de encapsulamento de leveduras para otimização da técnica e, que por fim ele possa indicar benefícios potenciais da sua aplicação.
Nº de Registro:
Título do Projeto: A temática sexualidade em gibis e animações: essas mídias podem auxiliar na educação sexual?
Equipe Executora: Wemerson de Castro Oliveira (Coordenador); Ítalo Kenne Rakowski
Área do conhecimento: Métodos e Técnicas de Ensino
Período de Execução: 06/2020 – 03/2021
Resumo: A temática da sexualidade consta nos parâmetros curriculares nacionais como um tema transversal. Assim, deve ser tratado de forma integrada por todas as disciplinas, respeitando as particularidades de cada uma delas. Entretanto, a resistência familiar e falta de preparo de muitos professores dificultam muito o debate deste assunto na sala de aula, tornando insuficiente o ensino deste tema muito importante na vida dos adolescentes e que, normalmente, já é negligenciado pelos pais. Desta forma, existe a necessidade de pôr à disposição dos professores, materiais de fácil acesso e que tratem o tema de forma mais leve. Através disso, o objetivo deste estudo é analisar de que forma a temática da sexualidade é tratada em gibis e animações e quais as potencialidades do seu uso em sala de aula. Para isto será utilizada a metodologia de análise de conteúdo e análise lexical de mídias com bastante impacto nos alunos. Espera-se que as mídias analisadas apresentem formas bastante diversas de exposição da temática e que produções mais atuais estejam de acordo com algumas discussões, que vão além da sexualidade voltada para o biológico e saúde, como de movimentos sociais relacionados ao tema, como o feminismo e direitos LGBTQ. Através dos resultados, serão elaborados materiais de apoio para professores trabalharem esta temática em sala de aula.
Redes Sociais