Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Pesquisa > Projetos em andamento
Início do conteúdo da página

Projetos em andamento

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Terça, 21 de Julho de 2015, 08h06 | Última atualização em Sexta, 28 de Julho de 2017, 17h04 | Acessos: 568

Nº de registro: PE 02170717/021

Título: O impacto dos cursos de formação continuada ofertados pelo IFSul – Câmpus Lajeado no fazer pedagógico de professores da Educação Básica do Vale do Taquari.

Período de execução: 09/06/2017 a 31/07/2018.

Equipe executora: Malcus Cassiano Kuhn (coordenador); Helena Miranda da Silva Araujo; Meirelis Corin de Oliveira; Michele Roos Marchesan; Naiara Dal Molin; Enaína Severo Zonatto (bolsista).

Área do conhecimento: Interdisciplinar.


Resumo:
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado, desde 2015, vem ofertando cursos de formação continuada para professores da Educação Básica, da região do Vale do Taquari. Diante da necessidade de avaliar o impacto desses cursos e planejar outras formações continuadas de professores, este projeto se propõe a investigar o impacto de cinco cursos de formação continuada, ofertados pelo IFSul – Câmpus Lajeado, no fazer pedagógico dos professores que concluíram os mesmos. Para tanto, a equipe do projeto fará um estudo bibliográfico sobre os temas formação continuada de professores e metodologias ativas de ensino para a Educação Básica. A partir desse estudo, será elaborado um questionário para diagnosticar o impacto de cada curso de formação continuada no fazer pedagógico dos professores, tendo como público alvo: 15 professores que concluíram o curso “resolução de problemas matemáticos na formação continuada de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas do Vale do Taquari”, realizado em 2015; 09 professores que concluíram, também em 2015, o curso “resolução de problemas matemáticos na formação continuada de professores do Ensino Médio de escolas públicas do Vale do Taquari”; 09 professores que concluíram o curso de “formação continuada de professores: a música como estratégia de ensino de História e Sociologia na Educação Básica”, realizado em 2016; os professores que irão concluir as duas edições do curso de “formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental”, em 2017. Além dos professores cursistas, pretende-se entrevistar membros da coordenação pedagógica de, no mínimo, 10 escolas públicas da região do Vale do Taquari em que esses professores atuam, para buscar mais dados sobre o impacto dos cursos de formação continuada. Por fim, as informações levantadas serão organizadas e analisadas, à luz do referencial teórico, fazendo-se: um mapeamento dos municípios do Vale do Taquari atendidos pelas formações realizadas, uma descrição do perfil dos professores cursistas e apontamentos sobre o impacto dessas formações no trabalho dos professores nas escolas de Educação Básica. Esses resultados serão divulgados na Mostra de Produção do IFSul e encaminhados para publicação em periódico com Qualis CAPES.

Fim do conteúdo da página