Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Projetos de Ensino > Em Andamento
Início do conteúdo da página

Projetos de Ensino em Andamento

Escrito por Campus Lajeado | Publicado: Segunda, 15 de Mai de 2023, 10h14 | Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2024, 09h43 | Acessos: 408

Os Projetos de Ensino são atividades temporárias de desenvolvimento educacional que visam à reflexão e à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nos cursos/áreas. Caracterizam-se pelo desenvolvimento de atividades complementares e de aprofundamento ao currículo do curso, sob responsabilidade e orientação de docente ou técnico-administrativo e destinam-se à comunidade discente do IFSul, podendo se desenvolver de forma multicâmpus. 

A seguir estão elencados os Projetos de Ensino em andamento do Câmpus Lajeado:

 

1) Projeto de ensino: Microfone aberto 2024.

Registro: PJE2024032.

Coordenadores: Dr. Amílcar Cardoso Vilaça de Freitas.

Área do conhecimento: Lingüística, Letras e Artes.

Resumo: O projeto de ensino busca criar momentos em que os estudantes dos cursos de Ensino Médio Integrado possam se expressar artisticamente. Portanto, busca valorizar apresentações musicais, declamações de poesias e atividades similares, nas quais se valorize a expressão artística dos estudantes, que se apresentarão para a comunidade acadêmica. Nesse sentido, pretende-se a maior interação entre as diversas turmas e também com os servidores. O projeto será desenvolvido em parceria com o grêmio estudantil e no âmbito do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFSul.

Vigência: De março a dezembro de 2024.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 20 horas.

 

2) Projeto de ensino: OREMBEM: Oportunidade de Reforço e Embasamento da Matemática Básica para o Ensino Médio.

Registro: PJE2024081.

Coordenador: Me. Vagner Augusto Betti.

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra.

Resumo: O projeto de ensino consiste na oferta de um curso de Matemática Básica para estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado (EMI) do Câmpus Lajeado, com dificuldades de aprendizagem nessa área do conhecimento. As atividades do curso acontecerão de julho a setembro de 2024, em horário não coincidente com as aulas regulares, de forma presencial, em quartas-feiras, das 10h30min às 12h15min. As aulas do curso serão ministradas pelos professores de Matemática do Câmpus e as atividades auxiliadas pelas monitoras educacionais, psicopedagoga e alunos voluntários. Essa equipe executora instigará os alunos a buscarem soluções para as suas dificuldades, através de aulas expositivas, práticas e lúdicas. Deste modo, busca-se uma aprendizagem matemática significativa de maneira colaborativa para os participantes.

Vigência: De junho a outubro de 2024.

Carga horária total: 60 horas.

 

3) Projeto de ensino: Monitoria de Matemática no Ensino Médio Integrado via Aprendizagem Colaborativa.

Registro: PJE2024099.

Coordenador: Dr. Anderson Tres.

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra.

Resumo: O projeto de ensino consiste na oferta de monitoria de Matemática de forma colaborativa, onde os estudantes monitores, através da supervisão e orientação dos professores de Matemática do Câmpus, irão aplicar e propor atividades matemáticas, e auxiliar na resolução de problemas, visando mitigar as dificuldades matemáticas encontradas pelos alunos dos cursos técnicos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Câmpus Lajeado.  

Vigência: De julho a novembro de 2024.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 50 horas.

 

4) Projeto de ensino: VI Preparatório para Olimpíadas de Matemática.

Registro: PJE2024100.

Coordenador: Dr. Malcus Cassiano Kuhn.

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra.

Resumo: O projeto de ensino se propõe a contribuir na preparação de estudantes do Curso Técnico em Administração e do Curso Técnico em Automação Industrial do IFSul Câmpus Lajeado, ambos na forma integrada, para participação em competições de Matemática que acontecerão em 2024, tais como: Concurso Canguru de Matemática Brasil; Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP; Olimpíada Itabirana de Matemática - OIM; Olimpíada de Matemática da Univates – OMU; entre outras. Com a execução do projeto se pretende despertar o prazer pela Matemática, desenvolver o raciocínio lógico e proporcionar uma melhor preparação para as provas das Olimpíadas de Matemática.

Vigência: De julho a dezembro de 2024.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 50 horas.

 

5) Projeto de ensino: Preparatório para o Enem 2024 - Câmpus Lajeado.

Registro: PJE2024101.

Coordenador: Dr. Malcus Cassiano Kuhn.

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

Resumo: O projeto de ensino objetiva contribuir na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2024, de estudantes do Curso Técnico em Administração e do Curso Técnico em Automação Industrial, do IFSul Câmpus Lajeado, ambos na forma integrada. Serão ofertados 13 encontros presenciais, com duração de duas horas cada, no período de 06 de agosto a 05 de novembro de 2024, totalizando 26 horas. Nesses encontros serão abordadas dicas e estratégias de estudo e conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, que integram a avaliação. Com a execução deste projeto se espera qualificar o desempenho dos estudantes do IFSul Câmpus Lajeado no Enem 2024.

Vigência: De julho a novembro de 2024.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 40 horas.

 

6) Projeto de ensino: Práticas esportivas de Futsal e Voleibol no IFSul, Câmpus Lajeado - 2024.

Registro: PJE2024119.

Coordenadores: Dr. Vítor Häfele e Me. Kenji Fuke.

Área do conhecimento: Ciências da Saúde.

Resumo: O projeto de ensino visa à prática das modalidades de futsal e voleibol, feminino e masculino, com o objetivo de proporcionar vivências esportivas que contribuam no processo de formação integral dos estudantes do IFSul, Câmpus Lajeado. O desenvolvimento do projeto será baseado nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais que permeiam o esporte. As equipes poderão representar o Câmpus em competições escolares em nível regional, estadual e nacional.

Vigência: De julho a dezembro de 2024.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 100 horas.

 

7) Projeto de ensino: AstroIF - Clube de Astronomia.

Registro: PJE17202430.

Coordenadores: Me. Ismael de Lima e Dr. Jefferson Santana Martins.

Bolsista: Larissa Ione Andres.

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra.

Resumo: O projeto de ensino AstroIF é uma iniciativa educacional dinâmica que visa despertar o interesse em ciências dos alunos do cursos técnicos em administração e automação industrial do IFSul por meio da astronomia e ciências correlatas. Isso é alcançado através de uma variedade de atividades que abrangem desde a participação em olimpíadas científicas, construção de foguetes e bases de lançamento, entre outros aparatos científicos de baixo custo, visitação a ambientes científicos como museus, planetários e observatórios, objetivando a imersão dos participantes em experiências práticas e enriquecedoras das ciências. O projeto pretende também oferecer orientação para estudantes voluntários de monitorias das disciplinas de Física I, II e III, desenvolver oportunidades de pesquisa colaborativa e parcerias com outras escolas da região, fomentando o intercâmbio de conhecimento e ideias.

Vigência: De julho a novembro de 2024.

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 60 horas.

Observação: Projeto contemplado no Edital PROEN Nº 17/2024 do IFSul.

 

8) Projeto de ensino: Movimenta Processos Gerenciais.

Registro: PJE202412.

Coordenadores: Me. Rodrigo Luís Melz.

Área do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas.

Resumo: O projeto de ensino "Movimenta Processos Gerenciais" objetiva a organização de atividades acadêmicas com aproximações com o mundo do trabalho e momentos de promoção de networking através de eventos esportivos e de integração dirigidos, principalmente, a estudantes e egressos do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, além do Ensino Médio Integrado.

Vigência: De agosto a dezembro de 2024.

Público alvo: Estudantes do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial, ambos na forma integrada.

Carga horária total: 100 horas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página