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Projetos de Ensino em Andamento

Escrito por Campus Lajeado | Publicado: Segunda, 15 de Mai de 2023, 10h14 | Última atualização em Segunda, 14 de Abril de 2025, 09h21 | Acessos: 637

Os Projetos de Ensino são atividades temporárias de desenvolvimento educacional que visam à reflexão e à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nos cursos/áreas. Caracterizam-se pelo desenvolvimento de atividades complementares e de aprofundamento ao currículo do curso, sob responsabilidade e orientação de docente ou técnico-administrativo e destinam-se à comunidade discente do IFSul, podendo se desenvolver de forma multicâmpus. 

A seguir estão elencados os Projetos de Ensino em andamento do Câmpus Lajeado:

 

1) Monitoria no Ensino Médio Integrado: buscando estratégias de apoio à aprendizagem

Registro: PROEN PJE2025017

Coordenadoras: Ma. Helena Miranda da Silva e Ma. Ana Paula Crizel

Área do conhecimento: Ciências Humanas

Vigência: 12/2024 a 12/2025 Carga horária total: 3120 horas

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio Integrado em Administração e Automação Industrial

Resumo: O projeto de ensino consiste na oferta de monitoria para estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) do Câmpus Lajeado, para subsidiar as dificuldades de aprendizagem nos diversos componentes curriculares. As atividades de monitoria acontecerão até dezembro de 2025. A monitoria será desenvolvida por duas bolsistas externas, que serão selecionadas seguindo critérios elaborados e exercerão carga horária semanal de 25h cada uma. O trabalho das monitoras será supervisionado pela psicopedagoga e pelas pedagogas do Câmpus, que atuarão propondo sugestões e auxiliando no planejamento das atividades.

 

2) Apoio ao Ensino e Registros Pedagógicos: Estratégias para Potencializar o Atendimento ao Estudante

Registro: PROEN PJE2024208

Coordenadoras: Ma. Ana Paula Crizel e Ma. Helena Miranda da Silva

Área do conhecimento: Ciências Humanas

Vigência: 12/2024 a 12/2025 Carga horária total: 2500 horas

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio Integrado em Administração e Automação Industrial

Resumo: O projeto de ensino tem como objetivo aperfeiçoar e expandir o atendimento aos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) do Câmpus Lajeado, por meio da criação e implementação de novas estratégias de apoio ao ensino, registros da documentação pedagógica e apoio nas rotinas educacionais. Para a realização deste trabalho, o projeto prevê a contratação de dois/duas bolsistas externas/os com a carga horária diária de 25h, sendo uma/um bolsista para cada turno durante o período de vigência do projeto que será de 12/2024 a 12/2025. O trabalho desenvolvido pelas/os bolsistas será supervisionado pela equipe pedagógica do Câmpus, que atuarão propondo sugestões e auxiliando no planejamento e execução das atividades.

 

3) Microfone aberto 2025

Registro: PROEN PJE2025033

Coordenador: Dr. Amílcar Cardoso Vilaça de Freitas

Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Vigência: De 03/2025 a 11/2025 Carga horária total: 20 horas

Público alvo: Estudantes do Ensino Médio Integrado em Administração e Automação Industrial e do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

Resumo: O projeto de ensino busca criar momentos em que os estudantes possam se expressar artisticamente. Portanto, busca valorizar apresentações musicais, declamações de poesias e atividades similares, nas quais se valorize a expressão artística dos estudantes, que se apresentarão para a comunidade acadêmica. Nesse sentido, pretende-se a maior interação entre as diversas turmas e também com os servidores. O projeto será desenvolvido em parceria com o grêmio estudantil e no âmbito do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFSul.

 

4) Práticas esportivas no IFSul Câmpus Lajeado

Registro: PROEN PJE2025036

Coordenadores: Dr. Vítor Häfele e Me. Kenji Fuke

Área do conhecimento: Ciências da Saúde

Vigência: De 03/2025 a 12/2025 Carga horária total: 320 horas

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio Integrado em Administração e Automação Industrial

Resumo: O projeto de ensino visa contribuir no processo de formação integral dos estudantes do IFSul Câmpus Lajeado, através do desenvolvimento de modalidades esportivas. O projeto será baseado nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais que permeiam o esporte. Os estudantes participantes poderão compor as equipes esportivas do Câmpus, as quais participarão de competições escolares.

 

5) OREMBEM: Oportunidade de Reforço e Embasamento da Matemática Básica para o Ensino Médio

Registro: PROEN PJE2025037

Coordenador: Me. Vagner Augusto Betti

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Vigência: De 03/2025 a 08/2025 Carga horária total: 60 horas

Público-alvo: Estudantes do 1º ano do Ensino Médio Integrado em Administração e Automação Industrial

Resumo: O projeto de ensino consiste na oferta de um curso de Matemática Básica para estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado (EMI) do Câmpus Lajeado, com dificuldades de aprendizagem nessa área do conhecimento. As atividades do curso acontecerão de abril a junho de 2025, em horário não coincidente com as aulas regulares, de forma presencial, em quartas-feiras, das 10h45min às 12h15min. As aulas do curso serão ministradas pelos professores de Matemática e/ou de Física do Câmpus e as atividades auxiliadas pelas monitoras educacionais, psicopedagoga e alunos voluntários. Essa equipe executora instigará os alunos a buscarem soluções para as suas dificuldades, através de aulas expositivas, práticas e lúdicas. Deste modo, busca-se uma aprendizagem matemática significativa de maneira colaborativa para os participantes.

 

6) Clube de Robótica Lajebots 2025

Registro: PROEN PJE2025038

Coordenador: Dr. Anderson Tres

Área do conhecimento: Engenharias

Vigência: De 03 a 12/2025 Carga horária total: 160 horas

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio Integrado em Administração e Automação Industrial

Resumo: O Clube de Robótica Lajebots tem por objetivo, através da realização de oficinas semanais, proporcionar aos estudantes do Câmpus Lajeado a inserção no mundo da robótica, de forma prática e envolvente, por meio da construção e programação de robôs. Além disso, o clube visa fomentar a criatividade, o trabalho em equipe e preparar os participantes para competições de robótica, promovendo um ambiente de aprendizado estimulante e inclusivo.

 

7) VII Preparatório para Olimpíadas de Matemática

Registro: PROEN PJE2025039

Coordenadores: Dr. Malcus Cassiano Kuhn e Dra. Josiane Stein

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Vigência: De 03 a 12/2025 Carga horária total: 60 horas

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio Integrado em Administração e Automação Industrial

Resumo: O projeto de ensino se propõe a contribuir na preparação de estudantes do Ensino Médio Integrado em Administração e Automação Industrial para participação em competições de Matemática que acontecerão em 2025, tais como: Concurso Canguru de Matemática Brasil; Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP; Olimpíada de Matemática das Instituições Federais – OMIF; Olimpíada Itabirana de Matemática – OIM; Olimpíada de Matemática da Univates – OMU; entre outras. Com a execução do projeto se pretende despertar o prazer pela Matemática, desenvolver o raciocínio lógico e proporcionar uma melhor preparação para as provas das Olimpíadas de Matemática.

 

8) Monitoria de Matemática no Ensino Médio Integrado 2025 do Câmpus Lajeado: em busca da aprendizagem colaborativa

Registro: PROEN PJE2025040

Coordenadores: Dr. Malcus Cassiano Kuhn e Me. Vagner Augusto Betti.

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra.

Vigência: De 03 a 12/2025 Carga horária total: 100 horas

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio Integrado em Administração e Automação Industrial

Resumo: O projeto de ensino consiste na oferta de monitoria de Matemática para estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) do Câmpus Lajeado. As atividades de monitoria acontecerão de março a dezembro de 2025, em horários alternativos e não coincidentes com as aulas regulares, de forma presencial ou pelo Google Meet, conforme a disponibilidade dos monitores e o interesse dos estudantes que procuram a monitoria. Os monitores serão estudantes voluntários do EMI, que serão supervisionados por professores de Matemática do Câmpus, que também farão sugestões de atividades para a monitoria e incentivarão os estudantes com dificuldades de aprendizagem a participarem da monitoria. Assim, com as atividades de monitoria estudante-estudante, supervisionadas pelos professores, busca-se a aprendizagem de Matemática de forma colaborativa.

 

9) O Atendimento Educacional Especializado a Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas no IFSul

Registro: DEPEI 24-25 005

Coordenadoras: Ma. Helena Miranda da Silva e Ma. Ana Paula Crizel

Área do conhecimento: Educação Especial

Vigência: De 05/2025 a 04/2026 Carga horária total: 1920 horas

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio Integrado em Administração e Automação Industrial

Resumo: O projeto visa a contratação de bolsistas de Apoio à Inclusão por Colaborador Externo (BAI-CE), para atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE) a estudantes com Necessidades Educacionais Específicas, conforme o Programa de Atendimento Educacional Especializado sob PORTARIA IFSUL N.º 276, de 12 de dezembro de 2024. O AEE tem como função complementar e suplementar a formação do estudante por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem, considerando suas necessidades educacionais específicas. Também em conformidade com os princípios estabelecidos na Política de Inclusão e Acessibilidade do IFSul (Resolução nº 51/2016), cujo objetivo é normatizar institucionalmente o planejamento educacional inclusivo visando a promoção do acesso, com permanência, participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino dos estudantes com necessidades educacionais específicas os quais estão considerados também o público da educação especial: estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no IFSul.

 

10) Desenvolvendo Habilidades de Comunicação e Oratória: Do Discurso à Confiança na Expressão

Registro: Em trâmite

Coordenadora: Dra. Anieli Ebling Bulé

Área do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Vigência: De 09/2025 a 10/2025 Carga horária total: 40 horas

Público alvo: Estudantes do Ensino Médio Integrado em Administração e Automação Industrial

Resumo: O projeto de ensino visa aprimorar as habilidades de comunicação e oratória dos participantes. Os objetivos incluem o desenvolvimento da expressão verbal e corporal, o aperfeiçoamento da capacidade de estruturação de discursos e a promoção da confiança na comunicação. A metodologia envolve aulas teóricas, práticas individuais e em grupo, além de feedbacks construtivos. Os resultados esperados incluem a melhoria perceptível das habilidades de oratória e a promoção do crescimento pessoal e profissional dos envolvidos.

 

 

 

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