Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Ensino Médio Integrado conquistam medalhas na OMIF 2021

Estudantes do Ensino Médio Integrado conquistam medalhas na OMIF 2021

O Câmpus Lajeado foi a unidade do IFSul com maior participação na OMIF 2021. Dos 15 estudantes que representaram a unidade, dois conquistaram medalha de bronze.

• Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 18h49
  • Última atualização em Quarta, 27 de Outubro de 2021, 18h49

No dia 19 de setembro, 15 estudantes do Ensino Médio Integrado do Câmpus Lajeado participaram da IV Olimpíada de Matemática das Instituições Federais – OMIF 2021. Trata-se de uma competição de Matemática direcionada para estudantes do ensino técnico integrado ao Ensino Médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica. O projeto nasceu no "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo”.

A OMIF tem por objetivos: estimular o interesse pela Matemática nos estudantes do ensino técnico integrado ao Ensino Médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica; contribuir para a redução de déficits no aprendizado do Ensino Fundamental e Médio; melhorar o desempenho dos estudantes na escola; e promover a interação de culturas diversas, aproximando estudantes de diversas partes do país com um propósito comum: aprender a gostar da Matemática.

Devido à pandemia de COVID-19, a OMIF 2021 também foi realizada de forma online. A prova, valendo 84 pontos, foi constituída por 21 questões objetivas, propostas em três níveis de dificuldade crescente e com predomínio de questões de Matemática do ensino básico, abordadas na perspectiva de outras áreas do conhecimento, tais como exatas, natureza, humanas e linguagens.

Neste ano, 3972 estudantes de todo o Brasil participaram da Olimpíada. O Câmpus Lajeado foi a unidade do IFSul com maior participação na OMIF 2021. Dos 15 estudantes que representaram a unidade, dois conquistaram medalha:

- Filipe de Castro Sehn com 52/84 pontos, obteve medalha de bronze (estudante do 2º ano do Curso Técnico em Automação Industrial - tarde);

- Pedro Henrique Oliveira Fonseca com 47/84 pontos, obteve medalha de bronze (estudante do 4º ano do Curso Técnico em Automação Industrial - manhã).

O Câmpus Lajeado parabeniza os estudantes participantes e premiados na OMIF 2021 e os professores de Matemática: Carolina, Vagner e Malcus.