Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Sapucaia do Sul: trabalho de Conclusão de Curso poderá receber registro de patente

Estudantes tem trabalho com nº registrado no INPI

• Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2015, 10h36
  • Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2015, 14h39

Já pensou em desenvolver um trabalho inédito e ter um registro de patente sobre ele? Foi exatamente isso que os alunos Cristiano Zago e Cícero Delfino, formados pelo curso de fabricação mecânica do câmpus Sapucaia do Sul, fizeram com o seu trabalho de conclusão de curso (TCC). O projeto dos estudantes, com o título "Sistema de resfriamento com aletas e convecção forçada para moldes de injeção para termoplásticos", obteve o número de registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), para um futuro reconhecimento de patente.

O projeto foi desenvolvido como o TCC dos estudantes, em 2008, sob coordenação do professor Mauro Cesar Rabuski Garcia e coorientação do professor Luciano Caldeira Vila Nova. O sistema constitui-se de dissipadores térmicos do tipo aletas, situadas na parte fixa e móvel do molde e ventiladores posicionados sobre as aletas com a finalidade de promover a remoção do calor durante o ciclo de moldagem por injeção. A retirada de calor do molde é realizada pelo uso das aletas com o objetivo de aumentar a área de troca térmica. O uso dos ventiladores aumenta o coeficiente de transferência de calor por convecção forçada, evitando que a retirada de calor ocorra apenas por condução e convecção natural.

No ano em que desenvolveram a invenção os alunos e professores tiveram a ideia de patentear esse projeto, justamente por ser um trabalho inédito. Mas só recentemente foi dado inicio ao pedido de reconhecimento de patente. Depois de encaminhada toda a documentação necessária, foi gerado para este trabalho um número de registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). O Inpi é o órgão responsável que emite o documento oficial, o qual vai determinar ao titular a propriedade temporária sobre a invenção.

“Aguardamos agora que seja dado oficialmente o registro”, projeta Mauro. Segundo o professor, ter esse tipo é reconhecimento mostra que é gratificante orientar esses trabalhos de conclusão e desenvolver com os alunos algo diferenciado.

O registro de patente confere ao titular de alguma invenção ou modelo de utilidade o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar a venda e importar produto. Existem três tipos de patente: de Privilégios de Invenção, Modelo de Utilidade e de Desenho Industrial. O projeto dos alunos se enquadra na categoria de Privilégios de Invenção.

Assunto(s): Sapucaia