Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul adere ao programa Pé-de-meia do MEC

IFSul adere ao programa Pé-de-meia do MEC

Programa visa apoiar e motivar estudantes a permanecerem no Ensino Médio, através de incentivos financeiro-educacionais.

• Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 15h24
  • Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 15h25

O IFSul aderiu ao Programa Pé-de-Meia e estará junto do Ministério da Educação (MEC) na implementação dessa importante política pública, a fim de diminuir a evasão no Ensino Médio. A adesão foi marcada pela assinatura de um termo de compromisso com o MEC, por parte do reitor Flávio Nunes, na última segunda-feira (19). De acordo com o Reitor, o programa não visa apenas a um resgate social do ponto de vista financeiro, mas visa também incentivar, motivar e apoiar o estudante para que ele se dedique e venha a completar o ensino médio. “Acredito que será uma grande ferramenta que se agregará às diversas ações de permanência e êxito do IFSul”, defende.

Instituído pela Lei n. 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público. Os valores recebidos pelos estudantes podem chegar a R$9.200,00 até o final do Ensino Médio, desde que cumpridos os requisitos de matrícula, frequência, aprovação nos anos letivos e participação no ENEM. Inicialmente serão priorizados beneficiários do Programa Bolsa Família.

No âmbito do IFSUL, conforme explicado pelo Pró-reitor de Ensino, Rodrigo Nascimento, o Departamento de Gestão de Assistência Estudantil (DEGAE) irá operacionalizar o envio mensal dos dados dos estudantes elegíveis ao MEC. Além disso, serão instituídos Comitês Locais de Acompanhamento do Programa Pé de Meia nos câmpus. Com relação aos estudantes, esses devem manter atualizados os seus dados da caracterização socioeconômica no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e acompanhar os registros de frequência das disciplinas que cursam.

>> Acesse o site do Programa Pé de Meia

>> Leia mais informações em “O que o estudante deve providenciar para o Pé-de-Meia”

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES? FIQUE ATENTO NA LIVE!

Maiores informações e dúvidas poderão ser respondidas em uma LIVE que ocorrerá no dia 28 de fevereiro, às 14h, no canal IFSul Transmissões no youtube, e contará com a presença do Pró-reitor de Ensino, Rodrigo Nascimento, e da chefe do Departamento de Gestão de Assistência Estudantil (DEGAE), Liliane Ores. O MEC também dispõe de canais de comunicação e atendimento para orientar e informar o público em geral sobre o Pé-de-Meia, como: a Seção de Perguntas Frequentes, disponibilizada no portal do Ministério; e o Fale Conosco do MEC, disponível pelo telefone 0800-616161 ou pelo portal de atendimento (por meio da opção 7).

>> Acompanhe a live através do canal IFSul Transmissões no Youtube