Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão - Oficina de Introdução à Robótica para alunos dos anos finais do ensino fundamental das EMEF de Lajeado - RS

• Publicado: Segunda, 04 de Julho de 2016, 10h26
  • Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2016, 12h54

O IFSul Câmpus Lajeado está ofertando o projeto de extensão Oficina de Introdução à Robótica, que tem por objetivo estimular o interesse dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Lajeado para a área tecnológica da robótica e da automação. Para isso, faz-se uso da plataforma Lego Mindstorms, uma interface lúdica e de fácil interação. A oficina ocorre todas as terças-feiras, das 13h30min às 16h30min na Escola Municipal de Ensino Fundamental Campestre.

As aulas estão estruturadas de maneira que os alunos possam ir construindo os conhecimentos necessários para realizar a montagem, conhecer o funcionamento e aplicação do hardware e a programação dos robôs. Os alunos trabalham em equipe e cada uma recebe um kit de montagem para trabalhar no projeto.

O desenvolvimento da oficina se dará por meio da aplicação de situações de aprendizagem, nas quais é proposto um desafio descrito através de um problema e os alunos buscam sua resolução de maneira autônoma.

Segundo o coordenador do projeto, Rodrigo Biehl, em virtude de crianças e adolescentes se sentirem atraídos pela tecnologia, o uso de plataformas didáticas baseadas na construção e programação de robôs pode ser um complemento eficaz no processo de ensino e aprendizagem para as disciplinas de ciências exatas.

Além de envolver conhecimentos básicos de mecânica, cinemática, automação, hidráulica, informática e inteligência artificial, envolvidos no funcionamento de um robô, são utilizados também recursos pedagógicos para que se estabeleça um ambiente de aprendizagem agradável, promovendo o trabalho em equipe, a tomada de decisão e a iniciativa.

Com o projeto, almeja-se que os alunos despertem seu interesse para a área da tecnologia, potencialmente motivando-os a cursar o técnico integrado em automação que será ofertado no câmpus. Espera-se, também, que os alunos tenham uma melhora de desempenho nas disciplinas de ciências exatas nas séries finais do Ensino Fundamental.