Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Encerramento do curso de extensão: Oportunidades: Língua Alemã!
Oportunidades: Língua Alemã!

Encerramento do curso de extensão: Oportunidades: Língua Alemã!

• Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2016, 09h34
  • Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2017, 13h46
imagem sem descrição.

No dia 14 dezembro ocorreu o encerramento do curso de extensão em Língua Alemã. Na ocasião, houve confraternização entre os participantes, bem como a visita da alemã Hanna Elena Kläger, da cidade de Herrenberg e que está participando de um projeto de intercâmbio. Dessa forma, além de um momento de descontração, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com a intercambista e conhecer mais sobre o sistema de ensino da Alemanha, aspectos geográficos do país e particularidades da cultura alemã.

O curso, ministrado pela professora Cláudia Redecker Schwabe, teve a carga horária de 40 horas e, além dos conhecimentos específicos referentes à língua alemã, buscou-se, muitas vezes, fazer uma reflexão linguística e traçar paralelos com a Língua Portuguesa e também com o dialeto Hunsrück, muito falado na região do Vale do Taquari.

Os alunos demostraram muito empenho em aprender a língua alemã e houve em bom entrosamento entre os participantes. Espera-se dar continuidade às aulas no próximo ano e ampliar ainda mais os conhecimentos nesta língua. Afinal, o Brasil é o principal parceiro comercial da Alemanha na América do Sul e cerca de 1.400 empresas alemãs estão parcialmente domiciliadas no Brasil há mais de 100 anos, segundo a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Essas empresas representam cerca de 10% do PIB industrial. Além disso, o domínio da língua amplia as possibilidades de intercâmbio. Ou seja, há bons motivos para aprender a Língua Alemã e o IFSul, câmpus Lajeado, desde que se instalou, semestralmente oferece curso de extensão na Língua Alemã.