Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Palestra “Questões Raciais no Brasil Contemporâneo”

Palestra “Questões Raciais no Brasil Contemporâneo”

NEABI Câmpus Lajeado promove palestra para comunidade acadêmica

• Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2017, 09h35
  • Última atualização em Quarta, 02 de Agosto de 2017, 10h13
imagem sem descrição.

No dia 5 de junho, às 19 horas, aconteceu no Câmpus Lajeado a palestra “Questões Raciais no Brasil Contemporâneo” ministrada pelo Professor Dr. André Luis Pereira, do Câmpus Gravataí. A palestra foi organizada pelo NEABI e contou com a presença dos alunos do curso Técnico em Administração e dos servidores do Câmpus.

O professor de Sociologia apresentou dados comparativos sobre a realidade de negros e brancos no RS e também comparou dados de homens e mulheres. Pereira chamou a atenção para o fato de negros e mulheres receberem salários menores, terem menor índice de escolaridade e menor nível de empregabilidade do que homens e brancos.

O professor abordou também a questão do preconceito racial que o negro enfrenta cotidianamente em nosso país e da violência que afeta mais a população negra do que a população branca se observarmos os dados. O palestrante salientou a importância da educação para a inclusão dos negros na sociedade e o papel a ser desempenhado pelas instituições públicas de ensino, como é o caso do IFSul, situando o sistema de cotas nesse contexto. Ele encerrou sua fala citando o economista Celso Furtado que afirmou que o Brasil não será uma nação desenvolvida enquanto não resolver a questão racial.