Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > NEABI Câmpus Lajeado participa de Festa na Aldeia Kaingang Foxá

NEABI Câmpus Lajeado participa de Festa na Aldeia Kaingang Foxá

A Festa do Kiki é um ritual anual da aldeia e ocorreu de 05 a 07 de abril

• Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 13h46
  • Última atualização em Segunda, 09 de Abril de 2018, 13h56

Nos dias 5, 6 e 7 de abril, integrantes do NEABI, alunos e pedagogas do Câmpus Lajeado, estiveram presentes na Festa do Kiki realizada pela Aldeia Kaingang Foxá. Durante os três dias de festa, várias aldeias kaingang participaram em competições esportivas, apresentação de danças, cantos, e do ritual do Kiki coordenado pelos pajés. O ritual do Kiki é uma festa anual muito importante dedicada aos mortos. Consiste em afastar os espíritos maus e chamar os espíritos dos mortos e levá-los embora do cemitério para ficarem em paz. A festa acontece quando o milho está no ponto para fabricar a bebida kiki, uma espécie de canjica com mel, preparada num tronco de araucária.

A participação do câmpus objetivou fortalecer a integração entre a instituição e a aldeia, promover conhecimento cultural aos alunos e prestigiar a aluna indígena Andrieli Vergueiro que integra o grupo de dança da aldeia.