Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do câmpus Charqueadas conquistam medalha de prata em competição mundial na Romênia

• Publicado: Segunda, 21 de Mai de 2018, 21h03
  • Última atualização em Segunda, 21 de Mai de 2018, 21h04

O projeto Lembrar, um trabalho desenvolvido por alunos do câmpus Charqueadas, foi apresentado em uma feira mundial e conquistou a medalha de prata na categoria Programação. Os estudantes do curso técnico em informática foram os primeiros brasileiros a integrar a final mundial da feira.

O projeto elaborado por Cássio Lacerda e Eduarda Soares, sob a orientação do professor Maurício Escobar, integrou a final mundial da 12ª Infomatrix, que ocorreu na Romênia, até domingo (13). O Lembrar consiste no desenvolvimento de um software para dispositivos móveis que tem a função de estimular a memória em portadores de Alzheimer.

A credencial para participar da final mundial da feira veio através da conquista do primeiro lugar na categoria Desenvolvimento de Software na etapa continental da Infomatrix, que ocorreu no México, em março. Sobre o projeto ser o primeiro brasileiro a integrar a etapa mundial da Infomatrix, Cássio diz se sentir honrado. “Saber que fomos os primeiros a levantar a bandeira do Brasil, os primeiros representantes do nosso país, não tem preço”.

Passadas as comemorações, a meta agora é concluir o projeto para, enfim, disponibilizá-lo ao público. “O foco agora é terminar os ajustes finais para poder disponibilizar o aplicativo gratuitamente, para que assim possamos auxiliar quem necessita”, conclui Eduarda.

O evento - A Infomatrix é uma competição internacional de projetos de computação, criada para, entre outras coisas, promover o diálogo e a cooperação intercultural, através da participação de estudantes e professores de todo o mundo.

IFSul é destaque em outras competições internacionais

No mês passado, os alunos Gabriel Cantini e Tainara de Freitas, estudantes do câmpus Santana do Livramento, também participaram de uma feira científica na Europa. A Mini Maker Faire aconteceu em Edimburgo, na Escócia, e o projeto Sistema de Baixo Custo para Automação Residencial recebeu a credencial para participação na feira escocesa, a partir de sua atuação na Mostratec do ano passado.

Por Luma Costa | CCS - Reitoria

Revisão jornalística: Greice Gomes | CCS - Reitoria