Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Festival CineIF exibe em sua 3ª sessão o filme “Ele está de volta”

Festival CineIF exibe em sua 3ª sessão o filme “Ele está de volta”

• Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 13h52
  • Última atualização em Quinta, 05 de Julho de 2018, 13h52

Na manhã do dia 04 de julho, o projeto Festival CineIF: marcos históricos e dilemas contemporâneos exibiu o filme “Ele Está de Volta”, de 2015. Assistiram ao filme alunos da turma da manhã do Curso Técnico em Automação Industrial e alguns servidores do câmpus. A parte técnica contou com o apoio da servidora Veranice Dalmoro do setor de TI.

A história narrada baseia-se na situação hipotética do retorno de Adolf Hittler à Alemanha em 2014. O debate foi mediado pelos professores Gilson dos Anjos, da rede pública estadual e pelos servidores Cláudia Schwabe, Naiara Dal Molin e Marcelo Ellwanger. Os mediadores do debate elencaram várias questões apresentadas no filme como o retorno do nazismo através dos movimentos neonazistas na Alemanha e no mundo, a intolerância com os imigrantes e a ideia de que um líder carismático e de pulso firme possa resolver os problemas num momento de crise. Outro ponto salientado foi que soluções que parecem fáceis podem trazer resultados desastrosos do ponto de vista individual e coletivo e que abrir mão de tomar posição política é abrir mão da liberdade e aceitar o que os outros decidem. A participação dos alunos foi muito significativa ao perceberem que o filme retrata com humor temas muito fortes como o nazismo, a Segunda Guerra Mundial, o holocausto e todas as feridas deixadas por ele.

O Festival CineIF é um projeto de extensão voltado para a comunidade, com sessões de cinema gratuitas e comentadas toda a 1ª terça-feira de cada mês. A próxima sessão está marcada para o dia 07 de agosto, quando será exibido o filme “O Círculo”. O tema da noite será “redes sociais”.

Se você é professor e ficou interessando em trazer sua turma, por favor, informe através do endereço: anageller@ifsul.edu.br para que possamos fazer a reserva de lugares.

Venha e participe… a pipoca é por nossa conta!