Entrando no mercado de trabalho: Por onde começar?
O curso é gratuito, aberto a comunidade, e as inscrições vão até o dia 31/08.
Trata-se de um projeto de extensão que visa contribuir no processo de inserção profissional de jovens da região do Vale do Taquari. Isso se dará por meio de encontros presenciais e atividades à distância, onde serão discutidos tanto aspectos organizacionais acerca do processo de recrutamento e seleção, quanto discussões e vivências voltadas à preparação dos jovens para participação de processos seletivos. Assim, será oportunizado um espaço de discussão e aprendizagem, abordando aspectos técnicos, como a busca por vagas, elaboração de currículo e postura em entrevistas e dinâmicas, como também teóricos, sobre a dinâmica do mercado de trabalho e os processos desempenhados dentro da área de RH das organizações.
Público-alvo: jovens e adultos, moradores do Vale do Taquari, que estejam buscando ingressar no mercado de trabalho.
Pré-requisito: ter no mínimo 16 anos e ensino fundamental completo
Período de realização do curso: 23/10 a 27/11/2018
Dia / Horário das aulas: terças, das 13:30 às 16:00, nas dependências do Câmpus Lajeado
Investimento: gratuito
Carga horária total: 40 horas
Inscrições: até 31/08/2018, enviando nome completo e RG para o e-mail camilasilva@ifsul.edu.br
Número de vagas: 30 vagas (a seleção será por ordem de inscrição)
PROGRAMAÇÃO:
Encontro 1: O trabalho e o mercado de trabalho
Evolução histórica, vínculos empregatícios, alternativas de trabalho, legislação atual.
Encontro 2: O processo seletivo? A visão da empresa
Apresentar as fases do processo realizadas pelos RHs das empresas, assim como os principais critérios de seleção utilizados.
Encontro 3: Marketing pessoal e autoconhecimento
Postura, aparência, aspectos comportamentais, como se colocar, a importância de se conhecer, saber suas habilidades, pontos fortes e fracos.
Encontro 4: Networking e Redes Sociais
A importância de cultivar uma rede de contatos, como construí-la, como utilizar as redes sociais como fonte de oportunidades de trabalho, as principais redes e sites de recrutamento.
Encontro 5: O currículo
Como elaborar um currículo, como adequá-lo a vaga pretendida, entender os critérios de avaliação utilizados pelas empresas, como selecionar as informações que deverão ser apresentadas nesse documento e como apresentá-las.
Encontro 6: A entrevista
Apresentação dos tipos de entrevista mais utilizados pelas empresas, o que é avaliado pelas empresas nessa etapa, proporcionar momentos de simulação de entrevista.
Encontros 7 e 8:
Atividades práticas e palestra com convidado externo
Coordenadora do Projeto: Camila Scherdien da Silva
Equipe executora do projeto: Camila Scherdien da Silva e Márcia Lima Santos de Cezare
Redes Sociais