Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do Câmpus Lajeado é classificada para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)

Ana Carolina J. dos Santos é estudante do 1º ano do ensino médio integrado em administração. Esta é a 1ª vez que o câmpus Lajeado participa da OBB.

• Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2019, 10h12
  • Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2019, 11h32

Estudante do Ensino Médio Integrado em Administração do câmpus Lajeado, Ana Carolina Jantsch dos Santos foi classificada para a segunda fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), competição promovida anualmente pelo Instituto Butantan com o intuito de despertar o interesse dos estudantes para a biologia e aproximar a universidade do ensino médio.

A próxima fase ocorrerá no dia 25 de abril, tendo o IFSul Câmpus Lajeado como sede da região dos vales. Segundo o Instituto Butantan, mais de 120 mil alunos participaram da 1ª fase, em 23 de março. No total, 3 estudantes de Lajeado conseguiram a classificação para a próxima etapa, sendo que somente Ana Carolina é estudante do 1º ano e da rede pública de ensino.

Etapas

A olimpíada é dividida em três fases. Nas duas primeiras são definidos os 16 estudantes que prosseguirão para a terceira e última fase – etapa na qual os participantes receberão uma capacitação com pesquisadores e educadores do Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa do Brasil, e farão uma prova teórico-prática. Os oito primeiro classificados nessa fase irão representar o Brasil em duas olimpíadas internacionais: a 30ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), na Hungria, e a 13ª Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB), que ocorrerá na Bolívia.

Os alunos que se classificam para as olimpíadas internacionais vivem uma experiência cultural, adquirem conhecimento da ciência em todo o mundo e têm a oportunidade de vivenciar uma experiência de viagem internacional. Esses alunos ganham medalhas, certificados e troféus, que são diferenciais para o mercado de trabalho e na vida acadêmica”, avalia o professor de biologia, Wemerson de Castro, responsável por inscrever e orientar os estudantes do câmpus Lajeado na competição.

Esta é a primeira vez que o câmpus Lajeado participa da OBB e, segundo Wemerson, projetos de ensino, pesquisa e extensão foram e continuarão sendo desenvolvidos para preparar os alunos do instituto e incentivá-los a participar da olimpíada.