Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Câmpus Lajeado participam da 1ª fase da OMIF 2019

Estudantes do Câmpus Lajeado participam da 1ª fase da OMIF 2019

A prova foi aplicada no dia 10 de maio, com a participação de 141 estudantes do Ensino Médio Integrado.

• Publicado: Terça, 14 de Mai de 2019, 16h11
  • Última atualização em Terça, 14 de Mai de 2019, 16h15

Na semana em que se comemorou o Dia Nacional da Matemática, transcorrido em 6 de maio, data de nascimento do professor brasileiro Júlio César de Melo e Souza (1895-1974), mais conhecido por Malba Tahan, foi aplicada a prova da 1ª fase da II Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (II OMIF), em todo Brasil. Trata-se de uma competição de Matemática direcionada para estudantes do Ensino Médio Integrado da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Brasileira.

A OMIF é um projeto que nasceu no “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa”, uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e faz parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros. A Olimpíada tem por objetivo estimular o interesse pela Matemática, suprir déficits no aprendizado do Ensino Fundamental, melhorar o desempenho dos estudantes na instituição e promover a interação de culturas diversas, aproximando estudantes de diversas partes do país com um propósito comum: aprender a gostar da Matemática.

No Câmpus Lajeado, 141 estudantes dos cursos técnicos em Administração e Automação Industrial, ambos na forma integrada, realizaram a prova da 1ª fase da II OMIF, composta por 30 questões objetivas. A 2ª fase da OMIF será realizada no Câmpus Campos Centro do IFFluminense, Rio de Janeiro, no período de 20 a 22 de setembro de 2019. Os estudantes classificados para 2ª fase serão conhecidos no mês de junho.