Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 5 Dicas básicas para organizar suas contas pessoais
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

5 Dicas básicas para organizar suas contas pessoais

Confira aqui o material de Educação Financeira elaborado pelos estudantes do curso de Especialização em Gestão de Micro e Pequenos Negócios, na disciplina de Gestão de Projetos.

  • Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 10h14
  • Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2019, 10h22

Atualmente a gestão financeira ganha cada vez mais importância na vida pessoal. Saber administrar o que ganhamos e como gastamos torna-se a chave para evitar insatisfações e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de todos. Como forma de orientar e estimular as pessoas a melhorarem o seu gerenciamento financeiro, a primeira turma do curso de Especialização em Gestão de Micro e Pequenos Negócios, na execução do Projeto de Educação Financeira, orientado pelo professor Péricles Thiele, elaborou 5 dicas básicas para organizar suas contas pessoais:

1 – Gaste menos do que você ganha. Coloque em um papel tudo o que você ganha e gasta mensalmente, ao final do mês saberá onde o seu salário foi parar e saberá se sobrou ou faltou dinheiro.

2 – Compre sempre à vista. Quando você compra à vista, é sempre possível conseguir melhores descontos, sem contar que ao parcelar, você acaba pagando juros altíssimos que muitas vezes duplicam o valor do produto.

3 – Tenha no mínimo três sonhos (curto, médio e longo prazos). Ter metas e objetivos é essencial e os sonhos são muito importantes, pois lhe dão motivação para trabalhar.

4 – Diminua gastos desnecessários. Diminua os gastos com supérfluos e aprenda a poupar o seu dinheiro, defina metas e um valor que você pretende poupar todo mês.

5 – Mantenha reservas para situações emergenciais. Mantenha sempre uma reserva destinada às situações de emergência, como perda de emprego, despesas com saúde, ou qualquer outra emergência que necessite de liquidez imediata.

Coloque estas dicas em prática e após um ano sendo disciplinado(a) você se sentirá mais saudável financeiramente e de bem com o seu bolso.

registrado em:
Fim do conteúdo da página