Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do Câmpus Lajeado conquista o 1º lugar na MOCITEC - Categoria Meio Ambiente

Jeferson Scheibler cursa o 2º ano de Automação Industrial e concorreu com o trabalho ““Aplicação do princípio dos 3R’s no resíduo sólido do IFSul Câmpus Lajeado”.

• Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 09h27
  • Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 10h14

Nos dias 30 e 31 de agosto o IFSul Câmpus Charqueadas promoveu a XIII Mostra de Ciências e Tecnologias – MOCITEC. O evento, que está em sua décima terceira edição, destina-se a apresentação, avaliação e premiação de trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em diversas áreas do conhecimento humano, elaborados por estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Educação Profissional de Nível Técnico, Ensino Superior e Pós-Graduação.

A mostra deste ano contou com a apresentação de 127 trabalhos. Dentre estes, destacou-se o trabalho do aluno Jefferson Scheibler sobre a “Aplicação do princípio dos 3R’s no resíduo sólido do IFSul Câmpus Lajeado”, conquistando a medalha de 1º lugar no eixo Ensino Médio Integrado – Meio Ambiente. Jeferson é estudante do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Automação Industrial do Câmpus Lajeado e, para ele, “participar deste tipo de evento é importante pois possibilita que tenhamos contato com outras realidades e pesquisadores com interesses comuns aos nossos, o que auxilia o nosso desenvolvimento como pesquisador. Destaco também a importância de ter uma iniciação científica e metodológica já no Ensino Médio e aproveito para agradecer ao NUGAI do câmpus, parceiro no desenvolvimento do projeto”.

Além deste, o trabalho da estudante Lauren Machado também representou o Câmpus Lajeado no evento. Lauren apresentou o trabalho “Perfil das meninas ingressas no curso de Automação Industrial – Câmpus Lajeado”, na área de Ciências Humanas, Comportamentais, Linguagens e Arte. Sua pesquisa está relacionada com o papel da mulher na área das ciências exatas, engenharias e computação, áreas conhecidas como STEM (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics). Tal fato se justifica pela pouca presença das mulheres nesta área, pela crença da incapacidade biológica e também pela chamada invisibilidade da mulher na história científica. Para Lauren “participar da MOCITEC foi importante para aprender mais sobre metodologia científica, porque foi a primeira vez que tive que fazer um artigo, além de desenvolver melhor outros aspectos da pesquisa. Também gostei muito de conhecer projetos nas mais diversas áreas. Foi uma experiência muito importante para agregar conhecimento”.

Ambos trabalhos desenvolvidos foram orientados pela professora Dra. Ana Maria Geller e fazem parte das ações do projeto Clube de Ciência, coordenado pelo professor Ismael de Lima, que abrange as áreas de Física, Biologia, Química e parte da Automação.