Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Lajeado sedia o 1º SpaceIF com Competição de Foguetes e Mostra de Trabalhos

O evento ocorreu no dia 09 de novembro e foi aberto a comunidade escolar do Vale do Taquari.

• Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 10h08
  • Última atualização em Quarta, 20 de Novembro de 2019, 10h31

Dia 9 de novembro ocorreu a 1ª edição do SPACEIF do IFSul Câmpus Lajeado, que contou com duas atividades: a 1° Competição de Lançamentos de Foguetes e a Mostra de Trabalhos. O evento foi uma ação organizada pelo AstroIF, projeto de ensino Clube de Ciências do Câmpus Lajeado, e teve por objetivo fomentar o interesse pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa voltadas às atividades aeroespaciais.

>>>Clique aqui para conferir as fotos do evento

O SpaceIF foi aberto a comunidade escolar do Vale do Taquari e, ao todo, 11 equipes (3 internas e 8 externas) de escolas públicas e privadas, de Lajeado e Estrela, se inscreveram na Competição de Foguetes. As equipes trouxeram seus foguetes de material reciclável prontos e o desafio era lançar o mais longe possível, perpendicular ao local de lançamento. Saíram vencedoras as equipes Space ADM e Space Girls, ambas do IFSul, e Artemis da Escola Estadual Guararapes de Arroio do Meio.

Segundo Camili Zanella, aluna do 1º ano do Curso Técnico em Administração do Câmpus Lajeado e integrante da equipe da Space Girls: “Ter ficado em segundo lugar na competição, me deixou muito feliz, pois senti que nosso trabalho foi bem conduzido, sabendo que nos dedicamos ao máximo. No entanto, ter conseguido obter conhecimento e ter aproveitado o tempo para realizar um trabalho um tanto divertido, foi muito mais prazeroso”.

Durante a competição os participantes puderam conferir a  Mostra de Trabalhos do IFSul Câmpus Lajeado, que teve como objetivo expor à comunidade os trabalhos e práticas desenvolvidos pelos professores junto aos alunos no ano letivo de 2019. Jogos matemáticos, atlas de biologia, maquetes, fotografias, curtas-metragens, documentários, esculturas, dinamômetros, robôs e outros dispositivos automatizados, tudo desenvolvido pelos alunos, foram alguns dos trabalhos que pais, amigos, colegas e professores puderam conhecer e interagir durante evento.

Para o Professor Ismael Lima, um dos coordenadores do SPACEIF, o evento atingiu seus objetivos, contando com grande engajamento dos alunos tanto na organização do evento, quanto na participação ou apreciação da competição de foguetes e da Mostra de Trabalhos.

Que venha o próximo!