Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > PROPOSTA DE ATIVIDADE N° 01 - “Sobre família, amigos e amores durante a quarentena”

O que vocês, estudantes, pais e responsáveis, professores e técnico administrativos, estão fazendo juntos no período de quarentena?

• Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 09h24
  • Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 09h24

A pandemia de Coronavírus impôs um isolamento social que prejudicou nossa mobilidade, afastou-nos das atividades externas, dos nossos amigos e das pessoas que mais amamos. Também trouxe a nós, comunidade do IFSul/Lajeado, o desafio de quebrar velhos paradigmas e criar uma nova rotina de vida até que possamos nos encontrar novamente.

Pensando nesta situação, e considerando que a tecnologia pode nos conectar para que possamos nos ver e matar a saudade dos colegas, professores e técnicos administrativos, pensamos em atividades interessantes que podemos realizar em nosso isolamento social. Neste sentido, propomos aproveitar esse momento de desaceleração social para despertar a criatividade a partir um novo olhar para as coisas de nosso cotidiano.

A proposta “Sobre família, amigos e amores durante a quarentena” propõe um olhar mais atento ao cotidiano e ao modo como estamos vivendo-o e estabelecendo nossas relações afetivas com familiares, amigos, amores... Queremos deixar de lado nosso impulso pela sociedade de consumo, das buscas materiais e dos prazeres passageiros que preenchem a maior parte do vazio de nossa existência. Desejamos lançar um olhar sobre aqueles que amamos, por quem temos afeto. Estas são de fundamental importância para expressar o cuidado frente à ameaça do Coronavírus, a forma como nos relacionamos com o mundo, dar significado à nossa existência, transformar a realidade na qual vivemos e demonstrar nosso cuidado com o outro.

Nossas famílias e amigos revelam histórias singulares de vida. São poderosos instrumentos de transformação que possibilitam realizar coisas que fazem a diferença no IFSul, na comunidade na qual vivemos e no nosso mundo. Eles são livres para descobrir estratégias internas para reaprender a viver, criar sentido, sendo que têm um impacto essencial em nossa condição emocional, pois são essenciais para nossa sobrevivência física e afetiva.

Sobre família, amigos e amores durante a quarentena” quer saber o que vocês, estudantes, pais e responsáveis, professores e técnico administrativos, estão fazendo juntos no período de quarentena. Para isso, propomos que os participantes da proposta reflitam acerca das pequenas ações cotidianas de suas famílias através da Fotografia. Queremos que os participantes compartilhem, em uma foto em preto e branco ou a cores, uma história familiar, de amizade, amor, ou experiência durante a quarentena. Nela queremos perceber o que estamos fazendo, realizando, acarinhando, criando, transformando, tocando, etc. Para participar da proposta basta seguir as seguintes orientações:

a) Refletir acerca de uma atividade cotidiana realizada com nossas redes afetivas durante a quarentena e registrá-la em uma foto em preto e branco ou colorida;

b) As fotos devem revelar uma ação comum de convívio, ou o registro de algum momento cotidiano observado de uma outra perspectiva provocada pela rotina da quarentena.

c) A fotografia deve ser feita de dentro de casa mesmo que retrate, por exemplo, contatos virtuais, pois lembrem-se que estamos em período de quarentena;

d) A foto pode ter a participação de quantos indivíduos o autor achar necessários, ou seja, não há limites para o número de pessoas na foto;

e) É permitida a participação de “pets”;

f) As fotos em preto e branco ou coloridas devem ser criativas, explorar diferentes perspectivas de abordagem das atividades cotidianas, diferentes ângulos, a sensibilidade e textura da luz e da linguagem fotográfica.

g) Se o estudante desejar pode pesquisar em seu acervo fotográfico uma foto mais antiga, de quando era criança (até sete anos de idade), e fazer uma releitura da mesma (Ex: uma foto no triciclo quando criança acompanhado dos pais na noite de natal; ou uma foto na piscina de plástico com a vovó, ou em um aniversário com amigos);

h) Se optar pela releitura deve enviar, juntamente com a foto atualizada, uma fotografia da foto original;

i) As fotos podem ser feitas com o uso de máquinas fotográficas ou celulares;

j) As fotos devem ser enviadas até o dia 20/06 para o e-mail: lajeado@ifsul.edu.br

k) As fotos serão organizadas pela equipe do IFSul/Lajeado e farão parte de uma exposição virtual no Facebook institucional;

l) O envio das fotos para o e-mail institucional do IFSul/Lajeado implica a participação voluntária na proposta, a observância de todas as orientações anteriores e a autorização de publicação da foto por todos os fotografados;

m) Sugerimos pesquisar os sites abaixo relacionados para que possam apropriar-se de diferentes técnicas e olhares fotográficos.

Links de sites sugeridos:

Curiosidade:

Exemplos de fotografias abaixo: