II Seminário Saberes em Educação do IFSul Câmpus Lajeado – Modalidade Virtual
Interessados devem se inscrever de 03/11 a 06/12/2020. A submissão de trabalhos deve ser realizada até 16/11/2020. Evento gratuito, vagas limitadas.
Com o intuito de promover a discussão de saberes e socializar pesquisas em Educação, o Câmpus Lajeado abre inscrições para o II Seminário Saberes em Educação – Modalidade Virtual. O seminário ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, das 18h30 às 22h30 e poderão se inscrever professores e estudantes de Licenciatura e Pós-graduação, professores da Educação Básica e demais profissionais e pesquisadores da área de Educação.
Programação do II Seminário Saberes em Educação do IFSul Câmpus Lajeado – Modalidade Virtual
10 de dezembro de 2020 – Quinta-feira
19h |
Abertura e palestra “Saúde mental do professor em tempos de pandemia” com a médica psiquiatra Ma. Michele Dorneles Valent |
20h |
Apresentação de comunicações orais |
22h30min |
Encerramento das atividades da 1ª noite |
11 de dezembro de 2020 – Sexta-feira
19h |
Palestra “Sala de aula invertida como estratégia metodológica no ensino” com o professor Dr. Fernando Augusto Treptow Brod do IFSul Câmpus Pelotas – Visconde da Graça |
20h |
Apresentação de comunicações orais |
22h30min |
Encerramento do evento |
Obs.: - Todos os links para as palestras e as sessões de comunicações orais serão encaminhados aos e-mails dos inscritos no evento.
- Em caso de dúvidas sobre o Seminário, contatar: malcuskuhn@ifsul.edu.br
Cronograma de apresentação das comunicações orais no dia 10/12/2020
Horários |
SALA 1 Mediadora: Profa. Melissa |
SALA 2 Mediadora: Profa. Claudia |
SALA 3 Mediador: Prof. Malcus |
20h |
A percepção do coordenador pedagógico sobre sua própria atuação em escolas de Ensino Fundamental Débora Martins (IFSul - Lajeado) Ana Maria Geller (IFSul - Lajeado) |
Avaliação da exposição de estudantes do Ensino Médio do IFSul – Câmpus Lajeado ao consumo de guloseimas Claudia Wollmann Carvalho (IFSul - Lajeado) Amílcar Cardoso Vilaça de Freitas (IFSul - Lajeado) Wemerson de Castro Oliveira (IFSul - Lajeado) Ana Maria Geller (IFSul - Lajeado) |
Educação financeira e matemática financeira: uma formação para o exercício da cidadania Jeferson Scheibler (IFSul - Lajeado) Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado) |
20h20min |
Minutos de cinema no ensino remoto Fabiane Raquel Canton (Rede Municipal de Restinga Sêca/RS) Angélica Neuscharank (SMED – Santa Maria/RS) |
Lili LIBRAS: Trajetória Inclusiva Lilian Dutra Paiva (UNIASSELVI) |
Educação de jovens e adultos no contexto prisional Diego dos Santos Verri (Estado do RS) |
20h40min |
Ensino da letra cursiva: ainda obrigatório? Anastácia Lottermann (IFSul - Lajeado) Cláudia Redecker Schwabe (IFSul - Lajeado) |
Os efeitos da Emenda Constitucional nº 20/98 no contrato temporário docente na rede pública estadual do RS (1980-2015) Livanete Ribeiro (IFSul - Lajeado) Naiara Dal Molin (IFSul - Lajeado) |
Álgebra no Ensino Fundamental: reflexões a partir da BNCC Eveline de Lima (IFSul - Lajeado) Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado) |
21h |
Projeto bairro: conhecendo a história e analisando a realidade em uma perspectiva diferente Sabrina Herrmann (IFSul - Lajeado) Mateus Lorenzon (IFSul - Lajeado) |
Um olhar sobre as práticas de educação ambiental na EMEF São José de Conventos – Lajeado/RS Elisabeth Regina Sbardelotto (IFSul - Lajeado) Ana Maria Geller (IFSul - Lajeado) |
Da prática convencional à mistura de realidades: Reflexões em uma escola municipal de Marques de Souza/RS Francciesco Disconzi (IFSul - Lajeado) Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado) |
21h20min |
O trabalho docente sob o viés da ergologia Cláudia Redecker Schwabe (IFSul - Lajeado)
|
Acessibilidade no IFSul: práticas para a inclusão de pessoas com deficiência Janete Inês Müller (IFSul – Venâncio Aires) Larissa Parkert (IFSul – Venâncio Aires) Yasmin Porciuncula Couto (IFSul – Venâncio Aires) Giovana Beatriz Vogel da Silva (IFSul – Venâncio Aires) |
Educação financeira no currículo do Ensino Fundamental: BNCC e o contexto docente Eveline de Lima (IFSul - Lajeado) Ítalo Kenne Rakowski (IFSul - Lajeado) Tatiana Maria Flores Pereira (IFSul - Lajeado) Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado)
|
21h40min |
Diálogos sobre o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes): a alfabetização sob enfoque Marcela Amaral de Miranda Machado (IFES) Fernanda Zanetti Becalli (IFES) |
Violência institucional na educação profissional e tecnológica: o reconhecimento como método de resposta Jordana Ramos Portinho (IFSC – Criciúma) Nathana da Silva Ramos (IFSC) Fulvio Marcelo Popiolski (UNOCHAPECÓ) |
O Profissional de Atendimento Educacional Especializado no IF Sul de Minas no contexto da pandemia - uma prática inclusiva Magali Inês Pessini (IFSC – Lages) Fabio Brazier (IFSULDEMINAS – Machado) |
22h |
O fomento à leitura e a importância da Feira do Livro de Arroio do Meio/RS Adalgisa Dolores Delatorre Panassolo (IFSul - Lajeado) Cláudia Redecker Schwabe (IFSul - Lajeado) |
Ensino da Arte na perspectiva dos docentes dos anos iniciais de uma escola de Forquetinha/RS: influência da formação e do contexto histórico-social Jaqueline Alice Ruppenthal (IFSul - Lajeado) Naiara Dal Molin (IFSul - Lajeado) Rafael Schultz Myczkowski (IFPR) |
Ensino híbrido e sua convergência tecnológica: Como vencer a multitarefação através de unificação por sala multimeios Francciesco Disconzi (IFSul - Lajeado) Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado)
|
Cronograma de apresentação das comunicações orais no dia 11/12/2020
Horários |
SALA 4 Mediadora: Profa. Naiara |
SALA 5 Mediadora: Profa. Ana |
SALA 6 Mediador: Profa. Melissa |
20h |
Todo dia era dia de índio... Naiara Dal Molin (IFSul - Lajeado) Amílcar Cardoso Vilaça de Freitas (IFSul - Lajeado) Evandro Fernandes (IFSul - Lajeado) Janério Manoel Jacinto (IFSul – Lajeado) |
Panorama da participação feminina nos cursos técnicos integrados no IFSul – Câmpus Lajeado Ana Maria Geller (IFSul - Lajeado) Ismael de Lima (IFSul - Lajeado) Wemerson de Castro Oliveira (IFSul - Lajeado) Claudia Wollmann Carvalho (IFSul - Lajeado) |
Estudo dos nomes de lugar: Toponímia e História Ambiental no Rio Grande do Sul Melissa Heberle Diedrich (IFSul - Lajeado) |
20h20min |
Experiências intersetoriais fortalecem o percurso de cidade educadora Juliâna Venzon (UPF) |
A multiplicação nos anos iniciais: da teoria à prática Jesiane de Freitas Pereira (IFSul - Lajeado) Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado) |
Ensino Técnico Integrado e a experiência da Curricularização da Pesquisa e da Extensão Pedro Henrique de Gois (IFFar – Frederico Westphalen)Rodrigo Luís Melz (IFSul - Lajeado) |
20h40min |
A influência de práticas pedagógicas para o aumento de índices do IDEB no município de Lajeado/RS Maíra Mendes (IFSul - Lajeado) Cláudia Redecker Schwabe (IFSul - Lajeado) |
Explorando a fotossíntese: adaptação de uma prática presencial para o ensino remoto Mariana Ziemer de Almeida Tuchtenhagen (IFSul - Lajeado) Wemerson de Castro Oliveira (IFSul - Lajeado) |
Práticas pedagógicas à luz da pedagogia histórico-crítica Samai Serique dos Santos Silveira (Univates) Silvana Neumann Martins (Univates)
|
21h |
A construção neoliberal do êxito docente no Prêmio Educador Nota 10 Renata Cecilia Estormovski (UPF) Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
|
Preparatório para olimpíadas de Matemática no IFSul Câmpus Lajeado: um projeto de ensino para além das competições Brenda Caroline Toldi (IFSul - Lajeado) Pedro Henrique Gregory Schossler (IFSul - Lajeado) Adriana Magedanz (IFSul - Lajeado) Vagner Augusto Betti (IFSul - Lajeado) Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado) |
Práticas de Integração no Ensino Médio Integrado Pedro Henrique de Gois (IFFar – Frederico Westphalen) Rodrigo Luís Melz (IFSul - Lajeado)
|
21h20min |
O ciclo de construção das cotas raciais no Brasil Fernanda Cristina Camillo (IFSul - Lajeado)
|
Oficinas virtuais: uma nova prática para um novo ensino Mariana Ziemer de Almeida Tuchtenhagen (IFSul - Lajeado) Wemerson de Castro Oliveira (IFSul - Lajeado) Naiara Daniela Lopes Ismael de Lima (IFSul - Lajeado) |
Projeto Pedagógico Institucional: uma análise linguístico-discursiva Cláudia Redecker Schwabe (IFSul - Lajeado)
|
21h40min |
Primeira infância melhor uma política pública com base intersetorial Juliâna Venzon Juliâna Venzon (UPF) |
Estatística no Ensino Fundamental: Possíveis conexões teóricas e práticas Tatiana Maria Flores Pereira (IFSul - Lajeado) Malcus Cassiano Kuhn (IFSul - Lajeado) |
Ensino remoto durante a pandemia de COVID-19: expeirências no IFFar - Câmpus Frederico Westphalen e no IFSul Câmpus Lajeado Rodrigo Luís Melz (IFSul - Lajeado) Pedro Henrique de Gois (IFFar – Frederico Westphalen) |
Maiores informações pelo e-mail: lj-depex@ifsul.edu.br
Redes Sociais