IV Seminário Saberes em Educação do IFSul Câmpus Lajeado - Modalidade Virtual
Hoje inicia o IV Seminário Saberes em Educação. Confira o link para as salas virtuais.
Hoje, 24 de novembro, às 19h, terá início o IV Seminário Saberes em Educação do IFSul Câmpus Lajeado - modalidade virtual com a palestra de abertura “Experienciar, engajar e desafiar: um processo significativo na transdisciplinaridade”, a ser proferida pelo assessor pedagógico e formador de professores Me.João Ricardo Fagundes dos Santos com transmissão para os inscritos no evento através da plataforma Even3, que pode ser acessada pelo link: https://eventos.ifsul.edu.br/semsaberes2022/ e, em seguida, na aba “Programação”, você deverá clicar no nome da palestra.
Os inscritos serão divididos, nos dois dias do evento, em nove salas de apresentação, onde os trabalhos de natureza teórica e empírica, resultados parciais ou finais de pesquisas e relatos de experiência relacionados aos eixos temáticos: Educação e tecnologias; Educação, ambiente e sociedade; Educação, comunicação, linguagens e cultura; Políticas públicas em Educação e Práticas pedagógicas serão apresentados. Abaixo a ordem de apresentação dos trabalhos organizados segundo os eixos temáticos.
Quinta: 24 de novembro de 2022
Horário |
Eixo: Educação e Tecnologias |
20:00 - 20:15 |
Preservação da Memória Fotográfica do Museu Fotográfico Irmão Ademar da Rocha de Faxinal do Soturno/RS. Rosangela Leonardi |
20:15 - 20:30 |
Educação e Tecnologia: A curadoria no processo formativo docente na EaD. Janice De Araujo Lira Lopes |
20:30 - 20:45 |
Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem Mario Marcos Lopes, Luan Brenner Da Costa |
20:45 - 21:00 |
Metodologia e conteúdo no espaço maker Eduardo Rohsig |
21:00 - 21:15 |
Um retângulo na mão e uma ideia na cabeça: imagens em pulsação Barbara dos Santos |
21:15 - 21:30 |
Sobre cidadania e ética: O cuidado de si e do outro na internet Maria Elisabete Bersch, Larissa Soares Kuhn, Mariana Britto |
21:30 - 21:45 |
Tecnologias digitais de informação e comunicação: sua inserção nos anos iniciais da rede municipal de ensino de Arroio do Meio/rs Sabrina Herrmann, Malcus Cassiano Kuhn |
21:45 - 22:00 |
Desafios da alfabetização na pandemia: ensino remoto em uma escola da rede privada de Lajeado-RS Daniela Guizzo de Oliveira, Naiara Dal Molin |
Horário |
Eixo: Educação, ambiente e sociedade |
20:00 - 20:15 |
Descarte de resíduos sólidos urbanos no aterro sanitário de Lajeado/RS: Hábitos de consumo e percepções de alunos do Ensino Médio Integrado numa abordagem CTSA Thaís Isabel Rodrigues, Fernando Augusto Treptow Brod |
20:15 - 20:30 |
Espaços não formais como potencializadores para o ensino norteado pela alfabetização científica em cursos de ciências biológicas Simone Beatriz Reckziegel Henckes, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen |
20:30 - 20:45 |
Uso de Jogo de Tabuleiro para disseminar conhecimentos ambientais no meio urbano Cláudio Oliveira Rocha |
20:45 - 21:00 |
Competências sócio emocionais: uma construção pedagógica entre os sujeitos no ambiente escolar Ezequiel Leite da Silva, Erica Pereira da Costa, |
21:00 - 21:15 |
Acículas do Pinus ssp como instrumento de desenvolvimento de oficina de educação, melhoria do ambiente e estruturação da sociedade Solange Drews Aguiar Mengue, Roger Morony Martins |
21:15 - 21:30 |
Impactos do gerencialismo na EPT William Junior Sperb, Maria Raquel Caetano |
21:30 - 21:45 |
Recursos didáticos de ensino de biologia adaptados para alunos com deficiência visual Clarissa Ricalde Gervasio, Érico Rezende Amico |
21:45 - 22:00 |
A Educação Ambiental em Forquetinha/RS para os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental: concepções e ações Ester Schossler dos Santos, Ana Maria Geller |
Horário |
Eixo: Educação, comunicação, linguagem e cultura Mediação: Melissa Herbele Diedrich |
20:00 - 20:15 |
A comunicação artística no ensino de ciências como elemento diversificador do processo de aprendizagem Kleber Saldanha de Siqueira, Lisandra Paola Santos de Oliveira |
20:15 - 20:30 |
As tecnologias da informação a serviço da educação, comunicação, cultura e linguagens indígenas brasileiras contemporâneas Ricardo Valim, Leno Francisco Danner |
20:30 - 20:45 |
As contribuições do ensino de língua portuguesa no empoderamento de cinco mulheres imigrantes participantes do projeto de extensão Vem pra cá Tainara Keil, Maristela Juchum |
20:45 - 21:00 |
Por uma educação que humaniza e transforma: relato de uma experiência extensionista Daniela Fernanda Prospero, Márcia Solange Volkmer |
21:00 - 21:15 |
Projeto de extensão linguagens: palavras e imagens: As linguagens literária e audiovisual nas escolas Vitoria Scherer Schmidt, Rosiene Almeida Souza Haetinger, Flávio Roberto Meurer |
21:15 - 21:30 |
Projeto corpo em movimento Lisiane dos Santos |
21:30 - 21:45 |
O automonitoramento na escrita escolar: a consciência textual por meio de estratégias metacognitivas Larissa Damiris Lopes Franco, Kári Lúcia Forneck |
21:45 - 22:00 |
O ensino de história e a educação patrimonial na percepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal de Arroio do Meio/RS Élin Regina Westenhofen, Naiara Dal Molin |
Horário |
Eixo: Políticas públicas em educação Mediação: Ana Paula Crizel |
20:00 - 20:15 |
O novo ensino médio e as alterações curriculares: repercussões no itinerário da formação profissional em uma escola estadual de Charqueadas- RS Lisangela Teixeira Lacerda, Maria Raquel Caetano |
20:15 - 20:30 |
Programa Mulheres Mil no Câmpus Venâncio Aires: construção de histórias de inclusão e emancipação de mulheres em situação de vulnerabilidade Giselle Schweickardt, Maria Raquel Caetano |
20:30 - 20:45 |
O brincar como fio condutor das aprendizagens: o que nos sinalizam os documentos regulatórios da Educação Infantil Raona Denise Pohren |
20:45 - 21:00 |
A Língua Portuguesa nos Concursos Públicos: e a BNCC? Ana Júlia Teló |
21:00 - 21:15 |
Avaliação externa na educação básica: um estudo de caso do ideb em uma escola municipal de Lajeado/RS Maíra Mendes, Cláudia Redecker Schwabe |
21:15 - 21:30 |
Tecendo relações entre a Alfabetização e os documentos norteadores: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Política Nacional de Alfabetização (PNA) Gabriela Cristina Martins, Grasiela Kieling Bublitz |
21:30 - 21:45 |
Frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o uso de jogos como recurso pedagógico Evanira de Fatima Helfer, Malcus Cassiano Kuhn |
21:45 - 22:00 |
A abordagem da cidade no ensino de Geografia: um vetor para a cidadania Ednardo Correia Lima |
Horário |
Eixo: Práticas pedagógicas 1 Mediação: Ana Paula Moraes |
20:00 - 20:15 |
Significados e tendências do ensino por investigação na educação infantil: um meta estudo focalizado em teses e dissertações (2012-2022) Mateus Lorenzon, Luiz Marcelo Darroz |
20:15 - 20:30 |
A voz das crianças sobre o cotidiano da Escola de Educação Infantil Cláudia Inês Horn, Jacqueline Silva da Silva |
20:30 - 20:45 |
Fundamentos de contabilidade: Percepções dos discentes sobre a disciplina em um curso técnico integrado em administração do ifsul Graziele de Almeida, Maria Raquel Caetano |
20:45 - 21:00 |
O ensino do português por meio de jogos: Uma experiência do projeto de extensão vem pra cá Maristela Juchum, Bruna Rafaéli Berwanger, Jaiane Taís Barbosa, Tainara Keil |
21:00 - 21:15 |
Poesia e atividade lúdica: Uma proposta educativa para alunos com dislexia Thais Faustino Bezerra, Márcia Kelle Pereira de Lima, Auricélia Melo Feijão, |
21:15 - 21:30 |
O ensino de escrita acadêmica em cursos de graduação: O que dizem os estudantes Maristela Juchum, Juliana Thiesen Fuchs, Kári Lúcia Forneck, Willian Caua Fell |
Amanhã, dia 25, nosso encontro continua às 19h com a reflexão “Interdisciplinaridade arquitetando possíveis conexões pedagógicas” orientada pela professora Me. e Doutoranda em ensino Adriana Magedanz. Em seguida, iniciam-se as apresentações dos trabalhos conforme o cronograma abaixo.
Sexta: 25 de novembro de 2022
Horário |
Eixo: Educação e Tecnologias Mediação: Mariana Tuchtenhagen |
20:00 - 20:15 |
Aprendizagem e docência inventiva na Educação a distância Lara Brum Ramalho, Cláudia Inês Horn, Daniele Sofia Kich, Maria Elisabete Bersch |
20:15 - 20:30 |
O olhar dos docentes sobre o uso das tecnologias digitais no processo de ensino nos cursos de pós-graduação Angélica Ramos Dallalibera, Iasmine Abdala Alves dos Santos, Giovana Schneider, Adriano Edo Neuenfeldt, Rogério José Schuck |
20:30 - 20:45 |
Estudo da Matemática através das Olimpíadas Franciele Taís Willig, Carolina Kern, Malcus Cassiano Kuhn, Vagner Augusto Betti |
20:45 - 21:00 |
Cine Leonor: Oficinas de experimentações Audiovisuais Fabiane Raquel Canton |
21:00 - 21:15 |
O pedagogo atual: Uma análise do uso das tecnologias pelo educador Monica Alves Rademann, Aline Wolfart Rodrigues de Almeida, Elisa Felisbino Drago, Querli Ortiz Gonzaga Von Laer |
21:15 - 21:30 |
Consciência fonológica e ensino de Inglês para crianças: algumas possibilidades Bruna Scheeren, Grasiela Kieling Bublitz |
21:30 - 21:45 |
Astronomia para além da sala de aula: o impacto de projetos de ensino e extensão Nicholas Eduardo Schneider, Mariana Ziemer de Almeida Tuchtenhagen, Ismael de Lima |
Horário |
Eixo: Educação, comunicação, linguagem e cultura Mediação: Cláudia Redecker Schwabe |
20:00 - 20:15 |
Aprender e Ensinar pós-pandemia: vínculos, conexões e afetos - Um Relato de Experiência Michele Roos Marchesan, Aline de Morais de Lara, Eleci Maria Simões Gonçalves, Daniel Nunes Mendes |
20:15 - 20:30 |
A música como estratégia de ensino de História e Sociologia na Educação Básica: um relato de experiência Naiara Dal Molin, Michele Roos Marchesan |
20:30 - 20:45 |
Formação continuada e prática pedagógica de professores da rede municipal de Lajeado Isoldi Dos Santos, Cláudia Redecker Schwabe |
20:45 - 21:00 |
Aprender pela Pesquisa: Promovendo o Protagonismo Discente Através da Metodologia Científica no Ensino Fundamental Thiago Delaíde da Silva, Isabel Helena Comerlato, Rosemary Kennedy José Dos Santos Marques |
21:00 - 21:15 |
Valorização do professor como profissional da rede municipal de Lajeado/RS Ana Paula dos Santos Renner, Cláudia Redecker Schwabe |
21:15 - 21:30 |
Projeto piloto de curricularização da extensão no Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais Rodrigo Luís Melz, Janaína Schvambach |
Horário |
Eixo: Políticas Públicas em Educação Mediação: Malcus Cassiano Kuhn |
20:00 - 20:15 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ação do NUGAI com estudantes do IFSul Câmpus Lajeado Claudia Wollmann Carvalho, Carolina Kern, Wemerson De Castro Oliveira, Matheus José da Silva |
20:15 - 20:30 |
Reflexões a respeito do direito ao desenvolvimento: Política, educação e cidadania Lizandra Andrade Nascimento, Sandra Vidal Nogueira |
20:30 - 20:45 |
O NEABI do Câmpus Lajeado e a questão afro-brasileira: ações pedagógicas em tempos de pandemia Naiara Dal Molin, Fernanda Cristina Camillo |
20:45 - 21:00 |
A percepção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis pelos estudantes do ensino médio integrado do IFSul Câmpus Lajeado: um estudo de caso Ana Maria Geller, Eduardo Carissimi, Rodrigo Luís Melz, Julia Da Silva Marin |
21:00 - 21:15 |
Inclusão no ensino médio: Uma aula para todos? Janete Inês Müller, Fernanda Luft |
21:15 - 21:30 |
Sequências didáticas para desenvolver a alfabetização, o letramento e o letramento literário: uma proposta do projeto de extensão alfab&letrar Carla Fernanda Schneider, Danise Vivian, Lara Brum Ramalho |
21:30 - 21:45 |
Monitoria de Matemática no Ensino Médio Integrado do IFSul Câmpus Lajeado: em busca da aprendizagem colaborativa Malcus Cassiano Kuhn, Carolina Kern, Vagner Augusto Betti |
21:45 - 22:00 |
Permanência e Êxito de Estudantes no IFSul Câmpus Lajeado: Reflexões sobre os Projetos de Ensino Desenvolvidos em 2022 Eliane Catia Theves, Malcus Cassiano Kuhn |
Horário |
Eixo: Práticas pedagógicas 2 Mediação: Helena Miranda da Silva |
20:00 - 20:15 |
História da Arte em sala de aula: ensino e mediação Barbara dos Santos |
20:15 - 20:30 |
Alfabeletrando: experiência com ações em prol de aprendizagens Emily Cornelius, Claudia Wollmann Carvalho |
20:30 - 20:45 |
Vivências, repensando a infância. Afinal o que fazemos na Sala Múltipla? Lutiane Schröeder Bock |
20:45 - 21:00 |
Estudo guiado uma boa surpresa no ensino da matemática Vagner Augusto Betti |
21:00 - 21:15 |
NEABI IFSul Câmpus Lajeado: relato de experiência nos anos 2021 e 2022 sobre a questão indígena Naiara Dal Molin, Claudia Wollmann Carvalho |
21:15 - 21:30 |
A importância da escuta infantil para pensar espaços em uma escola que acolhe as infâncias Raona Denise Pohren |
21:30 - 21:45 |
Engajamento dos estudantes do ensino médio nas etapas da construção do podcast da turma Garine Andréa Keller |
Para acessar a apresentação dos trabalhos, os inscritos deverão fazer o login na página da Even3 através do link: https://eventos.ifsul.edu.br/semsaberes2022/ , acessar a aba “Apresentação de Trabalhos” e seguir para o “Eixo Temático” de sua apresentação ou de seu interesse.
A Comissão Organizadora ressalta que os certificados do evento poderão ser impressos direto da plataforma Even3 em 14 dias e deseja a todos um ótimo evento!
Redes Sociais