Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do Ensino Médio Integrado conquista Medalha de Bronze na OBMF 2022-2

Estudante do Ensino Médio Integrado conquista Medalha de Bronze na OBMF 2022-2

A prova foi realizada de forma online no dia 10 de novembro, abordando temáticas de Educação Financeira e Matemática Financeira.

• Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 11h12
  • Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 11h13

No dia 10 de novembro de 2022, estudantes do Ensino Médio Integrado do Câmpus Lajeado participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira – OBMF, edição do 2º semestre de 2022. Trata-se de uma Olimpíada direcionada para estudantes de escolas públicas ou privadas, do 6º ano do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio, que tem por objetivos:

- Disseminar, desmistificar e democratizar o uso inteligente do dinheiro;

- Despertar nos estudantes o interesse pela educação financeira, conscientizando sobre sua importância para construção de sonhos e felicidade;

- Aplicar os cálculos de matemática financeira previstos na BNCC em contextos da vida cotidiana;

- Estimular o pensamento crítico na avaliação de alternativas para poupança, investimentos, aplicações, crédito, empréstimo, financiamento e previdência;

- Descobrir talentos em finanças pessoais, finanças empresariais, empreendedorismo e áreas afins;

- Incentivar a educação financeira em todas as escolas do país e estimular professores a criarem cursos extracurriculares nessas áreas.

- Contribuir para erradicação da pobreza por meio de novas tecnologias sociais incluindo microfinanças (Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS1);

- Oportunizar aos jovens um processo de alfabetização e aprendizagem de conhecimentos básicos em educação financeira (ODS4);

- Fornecer informações para o desenvolvimento de políticas públicas no sentido de minimizar os problemas financeiros existentes em nossa sociedade, para as futuras gerações (ODS8);

- Promover a inclusão social por meio de políticas fiscais, econômicas e financeiras (ODS10).

A prova foi realizada de forma online e constituída por 20 questões objetivas, abordando temáticas de Educação Financeira e Matemática Financeira. Do Câmpus Lajeado, o estudante Filipe de Castro Sehn, do 3º ano do Técnico em Automação Industrial – tarde, conquistou medalha de bronze nessa edição da OBMF.

O IFSul Câmpus Lajeado parabeniza todos os estudantes participantes e, de forma especial, o estudante medalhista.