Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Quais as diferenças entre integrado, concomitante e subsequente?

Quais as diferenças entre integrado, concomitante e subsequente?

Ainda não sabe qual a diferença entre essas três modalidades de curso? Vem cá que a gente te explica o que é cada uma delas e o que é preciso para se inscrever em cada forma de curso técnico

• Publicado: Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h31
  • Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h31

Quer fazer um curso técnico no IFSul, mas não sabe em qual modalidade pode se inscrever? Então pode ficar tranquilo, pois estamos aqui para explicar direitinho qual as diferenças entre as formas dos cursos ofertados e o que é preciso para concorrer em cada um deles.

No IFSul, existem três formas de cursos técnicos: INTEGRADO, CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE. O vestibular de inverno 2018, esse que está na fase de pré-inscrições (ainda dá tempo de se inscrever!! :D), oferece a possibilidade de concorrer a vagas nas três formas. Então #partiu esclarecer as dúvidas sobre isso!

INTEGRADO: nessa modalidade você faz o curso técnico e o ensino médio ao mesmo tempo, de forma INTEGRADA, no IFSul (entendeu a referência? Vai ficar mais fácil de lembrar agora, né? ;D)

- Pré-requisitos: para fazer um curso técnico integrado é preciso ter comprovante de conclusão do ENSINO FUNDAMENTAL ou equivalente até a data da matrícula.

CONCOMITANTE: se o curso que você quiser for oferecido na forma concomitante quer dizer que você vai fazer APENAS O CURSO TÉCNICO NO INSTITUTO. Se você ainda não concluiu o ensino médio, precisará cursá-lo CONCOMITANTEMENTE (ou seja, ao mesmo tempo) em uma outra escola. (Tá vendo que está cada vez mais fácil lembrar qual é qual!)

- Pré-requisitos: para se matricular nesses cursos você precisa ter concluído, pelo menos, a PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.

SUBSEQUENTE: já os cursos ofertados de forma subsequente são voltados a quem JÁ CONCLUIU O ENSINO MÉDIO, ou seja, são cursados SUBSEQUENTEMENTE ao ensino médio. (Agora essa palavra grande parece fazer mais sentido, não é mesmo?)

- Pré-requisitos: para se candidatar a uma vaga nessa modalidade, o candidato precisa ter o certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, até a data da matrícula.

Mas não esqueça: independentemente da forma do curso que você pretende fazer, você precisa fazer a sua pré-inscrição até o dia 25 de maio e fazer a confirmação de inscrição - e imprimir o comprovante - entre os dias 26 de maio e 4 de junho.

Por Luma Costa | CCS - Reitoria

Revisão jornalística: Greice Gomes | CCS - Reitoria