Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFSul podem participar de seleção para o Parlamento Juvenil do Mercosul
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes do IFSul podem participar de seleção para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Inscrições podem ser feitas até o dia 9 de setembro

  • Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2018, 09h21
  • Última atualização em Sexta, 17 de Agosto de 2018, 09h24

 Alunos do 1º ou do 2º ano do ensino médio regular ou do ensino técnico integrado de todas as escolas públicas do Brasil já podem se candidatar a uma das 27 vagas da quinta edição do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Os estudantes do IFSul interessados em participar da seleção para representar o Brasil no Mercosul durante dois anos devem elaborar um projeto com a orientação de um professor e enviá-lo até o dia 9 de setembro para o e-mail ai@mec.gov.br, conforme as instruções do regulamento. 

>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE E BAIXAR O REGULAMENTO COMPLETO

Os projetos apresentados passarão por uma seleção inicial e os melhores serão divulgados no portal do PJM. Em seguida, será realizada uma eleição nacional e todos os jovens matriculados no ensino médio poderão votar e eleger seus representantes. Os mais votados representarão o Brasil durante o encontro internacional e durante qualquer evento ou encontro nacional e internacional. Na primeira edição foram 81 jovens concorrendo as 27 vagas; já na última, concorreram 108 jovens e 32.310 participaram indiretamente elegendo seus representantes.

O projeto a ser apresentado deverá contemplar a realidade local do estudante e propor ações que estimulem a participação juvenil no ambiente escolar, priorizando o desenvolvimento de um trabalho coletivo e cooperativo. A intenção é que a instituição de ensino seja um espaço democrático onde os jovens possam expressar seus anseios e sugerir melhorias que facilitem sua aprendizagem e convivência, fortalecendo a cidadania e aproximando-os dos princípios desenvolvidos no projeto, como a democracia, a inclusão, a identidade latino-americana e os direitos humanos.

Parlamento - Desde que foi criado em 2008, já foram realizadas quatro edições do Parlamento Juvenil do Mercosul, com seleções a cada dois anos. Até 2014, participavam do PJM jovens da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Colômbia. Na última edição 2016-2018, participaram apenas jovens dos países membros do Mercosul. Foram 27 jovens brasileiros, 26 argentinos, 18 paraguaios e 19 uruguaios. Os encontros são realizados na sede do Mercosul em Montevidéu em uma data que coincida com a reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul), já que também ocorre uma reunião conjunta entre o PJM e o Parlasul.

O mandato dos jovens parlamentares tem duração de dois anos. Durante esse período, participam do encontro internacional para elaboração de uma declaração com propostas e recomendações sobre o tema “O ensino médio que queremos”, além de outros encontros nacionais. Trabalham ainda na proposição e implementação de projetos voltados para comunidade escolar, sempre tendo como norte as temáticas do PJM: gênero, participação cidadã, integração regional, direitos humanos, jovens e trabalho e inclusão educativa.

Saiba mais - O programa é promovido pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), e tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil por meio da implementação de projetos que tenham como foco fortalecer os jovens nas escolas e que visem minimizar problemas do cotidiano escolar.

O regulamento e o caderno de orientações para elaboração do projeto estão disponíveis no portal do PMJ.

 

* Informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC

registrado em:
Fim do conteúdo da página