Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Lajeado participa pela 1ª vez do projeto "Viva o Taquari Vivo"

Câmpus Lajeado participa pela 1ª vez do projeto "Viva o Taquari Vivo"

A ação ocorreu no dia 06 de abril e retirou mais de 3 toneladas de lixo do Rio Taquari.

• Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 16h07
  • Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 13h07

O IFSul Câmpus Lajeado, através de integrantes do Núcleo de Gestão Ambiental Integrada (NUGAI) e de estudantes do ensino médio integrado, participou no último sábado, dia 06 de abril, da 13ª edição do projeto “Viva o Taquari Vivo”. Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) e pela Organização Não Governamental (ONG) Parceiros Voluntários, o projeto tem como lema “sensibilizar a comunidade regional acerca das questões ambientais relacionadas à conservação de recursos hídricos através da promoção de valores ambientais para o despertar de novas atitudes individuais e coletivas.”

Durante a ação foram retiradas 3,6 toneladas de lixo das margens e do leito do Rio Taquari, com a ajuda de mais de 700 voluntários, sendo Lajeado o município de que mais recolheu sujeira: 1044 kg. O material recolhido será encaminhado para os aterros sanitários dos municípios envolvidos, central de tratamento de resíduos de Minas do Leão, cooperativas de recicladores e também para empresas que dão destinação correta para materiais eletrônicos e/ou lâmpadas. Segundo estimativa da ACIL, no total das 13 edições já foram retiradas 43 toneladas de lixo do rio, com a participação de 6.550 voluntários.

"Foi a primeira edição em que eu participei e confesso que participar fez com que eu tomasse um "choque de realidade", porque tirei apenas algumas horas do meu dia pra fazer o mínimo, que é preservar e cuidar do que é meu e de todos em minha volta. É uma pena que as pessoas ainda vêem como um ato "extraordinário" participar de movimentos do gênero, quando na verdade deveria ser uma atitude espontânea incorporada no nosso dia a dia. O que ainda precisa acontecer e de que forma a natureza tem que mostrar que já não há mais o que ser explorado?" , ressalta Joice Natália de Oliveira, estudante do 1º ano do Ensino Médio Integrado em Administração do Câmpus Lajeado.