Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Colégio de Dirigentes do IFSul publica nota sobre consequências do bloqueio orçamentário no instituto

Confira, na íntegra, a nota elaborada pelo Colegiado.

• Publicado: Terça, 14 de Mai de 2019, 15h57
  • Última atualização em Terça, 14 de Mai de 2019, 15h57

Nota oficial do Codir sobre as consequências do bloqueio orçamentário no IFSul

O Colégio de Dirigentes do IFSul (Codir), composto pelos diretores-gerais dos 14 câmpus, pró-reitores e reitor, diante do cenário de bloqueio orçamentário anunciado pelo Ministério da Educação e que, para o IFSul, representa 37,1% de custeio e 62,4% de investimento, estabelece ações que se fazem imprescindíveis para manter o funcionamento da Instituição, tentando honrar sua missão de oferta de educação pública, gratuita e de qualidade, ampliando as possibilidades de inclusão e desenvolvimento social.

O impacto desse bloqueio obriga a adoção de medidas temporárias de contenção ou suspensão das seguintes despesas: realização de eventos, diárias e passagens, monitorias e estágios remunerados, apoio financeiro à qualificação, visitas técnicas, aquisição de materiais de consumo e equipamentos, bolsas com fomento próprio e auxílio a servidores e estudantes para participação em eventos, novas obras e instalações, bem como drástica redução nos contratos de prestação de serviços e nas despesas com encargos de cursos e concursos. Todas essas medidas poderão ser revistas mediante reversão do atual cenário de bloqueio orçamentário.

Ressalta-se que, levando em consideração as especificidades das unidades administrativas do IFSul, outras ações poderão ser implementadas. Cabe mencionar que, apesar da adoção de todas essas medidas, não há garantia de manutenção das atividades até o final do presente ano.

O Colegiado repudia veementemente o bloqueio orçamentário do governo federal na esfera educativa e tem clareza do impacto negativo dessas ações nas comunidades. No entanto, apesar do desafio imposto pela conjuntura político-econômica, mantém-se firme e ativo na tentativa de reverter o cenário imposto para continuar honrando seu compromisso com a sociedade.

Passo Fundo, 14 de maio de 2019.