Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de Pesquisas ENGEBIO participa de eventos em Alagoas e Minas Gerais e conquista premiação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Grupo de Pesquisas ENGEBIO participa de eventos em Alagoas e Minas Gerais e conquista premiação

O trabalho “Escaneamento por Bioimpedância Elétrica (EBE): desenvolvimento de um protótipo para detecção bacteriana para possível diagnóstico de mastite em leite” foi escolhido como o 2° melhor do Simpósio em Viçosa, entre as 80 pesquisas apresentadas.

  • Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2019, 10h10
  • Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2019, 14h50

O grupo de pesquisa ENGEBIO do Câmpus Lajeado esteve, na última semana, apresentando os resultados de suas pesquisas nas cidades de Maceió (AL) e Viçosa (MG). Na capital alagoana o grupo participou do 30° Congresso Brasileiro de Microbiologia e, em Viçosa, o VII Simpósio Nacional e o V Simpósio Internacional de Bovinocultura Leiteira - SIMLEITE. Os trabalhos apresentados tratam do desenvolvimento de um protótipo para a detecção bacteriana por bioimpedância (EBE), sendo que a prototipagem foi realizada na impressora 3D do câmpus. Segundo o professor Wemerson Oliveira “o Congresso Brasileiro de Microbiologia é o maior evento do Brasil na área, reunindo especialistas inclusive do exterior. O projeto apresentado é bem inovador e traz um grande diferencial em termos de detecção em relação aos outros trabalhos apresentados na área de microbiologia de alimentos. Estamos confiantes que a técnica da bioimpedância elétrica aplicada na detecção bacteriana de alimentos é promissora, além de ser rápida e de baixo custo.”

Em Viçosa, o trabalho apresentado: “Escaneamento por Bioimpedância Elétrica (EBE): desenvolvimento de um protótipo para detecção bacteriana para possível diagnóstico de mastite em leite” foi escolhido como o 2° melhor trabalho do evento entre as 80 pesquisas apresentadas. O professor Luciano Ayres destaca: “o interesse pelo projeto foi enorme, o que comprova que estamos no caminho certo quando atuamos de forma interdisciplinar. Nossa força enquanto grupo de pesquisa é integrar a química, a biologia e a engenharia elétrica”.

Este foi o segundo reconhecimento de mérito do grupo que, em abril, teve trabalho similar como destaque durante o IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unidade da UERGS em Porto Alegre. O projeto está sendo fomentado pela PROPESP através do Edital 01/2019.

O Grupo ENGEBIO é coordenado pelo professor Wemerson de Castro Oliveira, foi cadastrado no CNPq em 2018, e conta com a participação dos professores: Ana Maria Geller, Claudia Wollmann Carvalho, Luciano Carvalho Ayres, Renato Hartwig Neuenfeld e Rodrigo Wolff Porto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página