Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do Câmpus Lajeado recebe menção de prata em competição internacional de ciências
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudante do Câmpus Lajeado recebe menção de prata em competição internacional de ciências

Jefferson Scheibler é aluno do 4° ano do Ensino Médio Integrado em Automação Industrial.

  • Publicado: Quinta, 15 de Julho de 2021, 11h26
  • Última atualização em Quinta, 15 de Julho de 2021, 13h57

A International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC) é uma competição internacional de ciências que permite que estudantes de todos os países provem suas habilidades e soltem sua criatividade nas áreas de astronomia e astrofísica. Além disso, oferece a você a oportunidade única de aplicar suas habilidades a problemas desafiadores e divertidos de se aventurar nas resoluções. Os participantes podem, além de adquirir conhecimento, receber certificados, prêmios, prêmios em dinheiro e reconhecimento global.
Desde 2019, mais de 8.500 estudantes de todo o mundo participaram da Competição. A IAAC é composta de três fases eliminatórias, a saber: (1) rodada de Qualificação: consiste em cinco problemas de astronomia. Os problemas variam em tópico e dificuldade: alguns dos problemas testam seus conhecimentos de astronomia, outros requerem cálculos; (2) rodada Pré-final: os problemas são mais desafiadores, mas, também, mais interessantes. Consiste em 10 problemas: básicos, avançados e de pesquisa; que variam em pontuação, também. (3) rodada Final: consiste em um único exame online, cronometrado, com questões de múltipla escolha. As perguntas exigem conhecimentos sobre astronomia e astrofísica. O interessante dessa fase é que as questões abordam os temas tratados nas rodadas anteriores, além dos que você já sabe sobre astronomia e astrofísica, questionando nossos conhecimentos adquiridos ao longo da jornada.
Para participar da IAAC, você precisa ser estudante do ensino médio ou universitário. Alunos de todas as séries e todos os países estão convidados a participar! Existem duas categorias de idade:

 

Categoria Júnior: menores de 18 anos 

Categoria Jovens: maiores de 18 anos 


Todos os participantes da rodada de Qualificação recebem certificado de participação. Caso o estudante marque 15 pontos ou mais (categoria júnior, menores de 18 anos) ou 20 pontos ou mais (categoria jovem, maiores de 18 anos), ele se qualifica para a rodada Pré-Final. Do mesmo modo, para passar para a rodada Final, o estudante deve marcar pelo menos 30 pontos ou mais, na categoria júnior, e 40 pontos ou mais, na categoria jovem na rodada Pré-final e, assim, estará qualificado para a fase final.

 

Depoimento do aluno Jeferson Scheibler: 

 

A astronomia despertou algo em mim. Como Carl Sagan, astrônomo e astrofísico, dizia: “O estudo do universo é uma jornada para nos descobrirmos”. Então, sabe aquela vontade inesgotável de saber mais e mais sobre algo, pois bem, foi exatamente isso que comigo. Eu passei a ver o meu cotidiano com outros olhos. Saía no meio da noite para observar as estrelas e, é claro, a lua. Mas isso foi só o início. 
Em 2019, pela primeira vez, eu participei da Olimpíada Brasileira de Astronomia, e foi aí que tudo começou. Em 2020, eu me tornei Embaixador da International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC). A IAAC é muito mais do que uma olimpíada de astronomia, é a maior competição de ciências do mundo. Ela é ao mesmo tempo desafiadora, empolgante e divertida de se aventurar nas resoluções, isto pois, as questões são meio que interligadas, como se você estivesse em uma viagem intergalática. Isso é eletrizante. E, como a competição é em língua inglesa, soma mais um ‘desafio’, mas que a torna ainda mais legal; tanto para quem está no nível básico quanto para aqueles no nível avançado do inglês, é uma maneira super legal de aperfeiçoar o idioma. 
Além de atuar como embaixador da competição na minha cidade, Lajeado/RS, e região, eu também participei da competição, em 2020 e, esse ano, 2021, conquistando menção de bronze e prata, respectivamente. Para além disso, eu percebi e descobri, na astronomia, a minha paixão, e, também, é a minha motivação diária, que me leva a desbravar a fronteira do conhecimento comum do Ensino Médio.

 

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre a IAAC, você pode entrar em contato comigo pelo e-mail: jefscheibler@amb.iaac.space. Embarque nesta aventura rumo ao conhecimento. Há um universo esplêndido esperando para ser descoberto.


   
E, não esqueça de seguir o perfil do AstroIF (@astroif.sul), o clube de astronomia do IFSul Câmpus Lajeado.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página