Estudante do Câmpus Lajeado recebe menção de prata em competição internacional de ciências
Jefferson Scheibler é aluno do 4° ano do Ensino Médio Integrado em Automação Industrial.
A International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC) é uma competição internacional de ciências que permite que estudantes de todos os países provem suas habilidades e soltem sua criatividade nas áreas de astronomia e astrofísica. Além disso, oferece a você a oportunidade única de aplicar suas habilidades a problemas desafiadores e divertidos de se aventurar nas resoluções. Os participantes podem, além de adquirir conhecimento, receber certificados, prêmios, prêmios em dinheiro e reconhecimento global.
Desde 2019, mais de 8.500 estudantes de todo o mundo participaram da Competição. A IAAC é composta de três fases eliminatórias, a saber: (1) rodada de Qualificação: consiste em cinco problemas de astronomia. Os problemas variam em tópico e dificuldade: alguns dos problemas testam seus conhecimentos de astronomia, outros requerem cálculos; (2) rodada Pré-final: os problemas são mais desafiadores, mas, também, mais interessantes. Consiste em 10 problemas: básicos, avançados e de pesquisa; que variam em pontuação, também. (3) rodada Final: consiste em um único exame online, cronometrado, com questões de múltipla escolha. As perguntas exigem conhecimentos sobre astronomia e astrofísica. O interessante dessa fase é que as questões abordam os temas tratados nas rodadas anteriores, além dos que você já sabe sobre astronomia e astrofísica, questionando nossos conhecimentos adquiridos ao longo da jornada.
Para participar da IAAC, você precisa ser estudante do ensino médio ou universitário. Alunos de todas as séries e todos os países estão convidados a participar! Existem duas categorias de idade:
Categoria Júnior: menores de 18 anos
Categoria Jovens: maiores de 18 anos
Todos os participantes da rodada de Qualificação recebem certificado de participação. Caso o estudante marque 15 pontos ou mais (categoria júnior, menores de 18 anos) ou 20 pontos ou mais (categoria jovem, maiores de 18 anos), ele se qualifica para a rodada Pré-Final. Do mesmo modo, para passar para a rodada Final, o estudante deve marcar pelo menos 30 pontos ou mais, na categoria júnior, e 40 pontos ou mais, na categoria jovem na rodada Pré-final e, assim, estará qualificado para a fase final.
Depoimento do aluno Jeferson Scheibler:
A astronomia despertou algo em mim. Como Carl Sagan, astrônomo e astrofísico, dizia: “O estudo do universo é uma jornada para nos descobrirmos”. Então, sabe aquela vontade inesgotável de saber mais e mais sobre algo, pois bem, foi exatamente isso que comigo. Eu passei a ver o meu cotidiano com outros olhos. Saía no meio da noite para observar as estrelas e, é claro, a lua. Mas isso foi só o início.
Em 2019, pela primeira vez, eu participei da Olimpíada Brasileira de Astronomia, e foi aí que tudo começou. Em 2020, eu me tornei Embaixador da International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC). A IAAC é muito mais do que uma olimpíada de astronomia, é a maior competição de ciências do mundo. Ela é ao mesmo tempo desafiadora, empolgante e divertida de se aventurar nas resoluções, isto pois, as questões são meio que interligadas, como se você estivesse em uma viagem intergalática. Isso é eletrizante. E, como a competição é em língua inglesa, soma mais um ‘desafio’, mas que a torna ainda mais legal; tanto para quem está no nível básico quanto para aqueles no nível avançado do inglês, é uma maneira super legal de aperfeiçoar o idioma.
Além de atuar como embaixador da competição na minha cidade, Lajeado/RS, e região, eu também participei da competição, em 2020 e, esse ano, 2021, conquistando menção de bronze e prata, respectivamente. Para além disso, eu percebi e descobri, na astronomia, a minha paixão, e, também, é a minha motivação diária, que me leva a desbravar a fronteira do conhecimento comum do Ensino Médio.
Se você ficou interessado e quer saber mais sobre a IAAC, você pode entrar em contato comigo pelo e-mail: jefscheibler@amb.iaac.space. Embarque nesta aventura rumo ao conhecimento. Há um universo esplêndido esperando para ser descoberto.
E, não esqueça de seguir o perfil do AstroIF (@astroif.sul), o clube de astronomia do IFSul Câmpus Lajeado.
Redes Sociais